Circlepack 2024 gera expectativa de US$ 1,9 milhões de novos negócios

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A delegação de empresas brasileiras participantes da Circlepack 2024, um dos principais eventos de embalagens do país sul-americano, obteve resultado positivo em prospecção de novos negócios, reiterando o potencial do Chile como um mercado alvo para as empresas brasileiras. As seis empresas que estiveram na feira são associadas ao Think Plastic Brazil, portfólio de soluções para o setor de produtos transformados em plástico no processo de industrialização para os mercados-alvos, realizado por meio de uma parceria entre a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e o INP (Instituto Nacional do Plástico).

A importância do Chile para as exportações brasileiras

Nos últimos anos, as exportações brasileiras de plástico para o Chile, especialmente as realizadas pelas empresas associadas ao Think Plastic Brazil, passaram por mudanças significativas tanto em valor quanto em peso. “Em 2022, o valor das exportações das associadas ao Think Plastic Brazil para o Chile alcançou US$ 73,8 milhões, representando 43,25% das exportações brasileiras do setor para esse destino, tornando o Chile o terceiro maior mercado. Em 2023, apesar de uma queda de 36,73% no valor exportado, totalizando US$ 46,7 milhões, o Chile se tornou o segundo maior mercado, com a participação caindo para 33,19%”, afirma Carlos Moreira, diretor-executivo do Instituto Nacional do Plástico e de projetos do Think Plastic Brazil.

Em termos de peso, as associadas do Think Plastic Brazil exportaram 34.190 toneladas para o Chile em 2022, representando 65,86% do total exportado pelo setor. Em 2023, o peso exportado caiu para 19.082 toneladas, uma diminuição de 44,19%, mas ainda representando 54,71% do total exportado, mantendo o Chile como o segundo maior destino em peso exportado pelas empresas apoiadas. Para o setor de plástico brasileiro como um todo, considerando associadas e não associadas ao Think Plastic Brazil, o Chile foi o quinto maior mercado em termos de valor em 2022, com exportações de US$ 170,6 milhões. Em 2023, o valor exportado caiu para US$ 140,7 milhões, fazendo com que o Chile caísse para a sexta posição, uma redução de 17,54%. Em termos de peso, o setor exportou 51.911 toneladas para o Chile em 2022, ocupando a terceira posição. No entanto, em 2023, com uma redução de 32,81%, o peso exportado caiu para 34.879 toneladas, resultando na queda do Chile para a sexta posição. “Mesmo com essa redução tanto em valor quanto em peso, o Chile continua sendo um mercado significativo para o Think Plastic Brazil, destacando a importância de revisar e ajustar as estratégias de mercado para recuperar participação e crescimento”, destaca Carlos. A expectativa é que US$ 1,9 milhão de novos negócios sejam concretizados nos próximos 12 meses.

O evento certamente abriu oportunidades importantes de negócios e investimentos para as seis empresas que participaram da feira ao longo dos três dias de evento. No total, mais de 37 novos contatos foram realizados. “Muitas prospecções foram feitas e já estamos realizando orçamento para cinco destas, que têm chances de se tornarem clientes com pedidos recorrentes. Estamos animados com essa perspectiva”, diz Maurício Goulart, gestor de exportação da Copobras.

Já a Parnaplast, que tem conhecimento do mercado chileno, teve a oportunidade de se aproximar ainda mais dos clientes já conquistados no Chile e buscar novos negócios junto a eles. “A participação na feira foi muito positiva para estreitar relações com os nossos parceiros do país e nos atualizar sobre as tendências de produtos de cadeia sustentável que o mercado de lá também está em busca”, pontuou Bruno Polidoro, vendedor técnico de exportação.

Sobre o Think Plastic Brazil 

O Think Plastic Brazil foi criado em dezembro de 2003, quando a cadeia brasileira de plásticos integrados foi selecionada como uma das 10 maiores do mundo e reconhecida por sua alta tecnologia, assim como pela capacidade de seus recursos humanos. O projeto é realizado em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), sob a coordenação do Instituto Nacional do Plástico (INP), para promover a exportação de produtos plásticos transformados.

www.thinkplasticbrazil.com

Sobre o INP

Fundado em 1989, o Instituto Nacional do Plástico (INP) surge em meio ao processo de globalização e da necessidade de tornar o mercado plástico mais competitivo internacionalmente. Sua força e representatividade se dão devido à união da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST), da Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM) e do Sindicato das Indústrias de Resinas Sintéticas no Estado de São Paulo (SIRESP).

O objetivo do INP, como entidade tecnológica setorial, é ser a vertente de toda a cadeia produtiva do plástico no Brasil. Para isso, a entidade mantém um extenso programa de qualificação da mão de obra, promove o acesso às mais modernas tecnologias, em especial às pequenas e médias empresas, e desenvolve Normas Técnicas para a fabricação de produtos com melhor qualidade.​

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

Tema: Promoção Comercial
Mercado: América do Sul
Setor de Exportação: Plástico e Embalagem — Casa e Construção
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços:

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