Cercados pela floresta amazônica, 12 importadores de 10 países visitaram empresas amazonenses, realizaram imersão na floresta e fizeram 258 reuniões de negócios com empresas do setor de cosméticos e ingredientes.
De 25 a 28 de novembro, Manaus (AM) recebeu o Exporta Mais Brasil, programa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em edição voltada para o setor de cosméticos e ingredientes. A iniciativa reforça o compromisso de fomentar a indústria brasileira, em especial de produtos compatíveis com a floresta amazônica e que utilizam a biodiversidade como insumo para seus produtos.
Esta foi a última edição de 2024 do programa que tem como foco promover as exportações do país ao aproximar compradores internacionais de empreendedores locais. Desta vez, 12 importadores de 10 países estiveram na capital amazonense para negociar com 28 empresas da região Norte do setor de cosméticos e ingredientes. O resultado foi além do esperado: mais de R$ 8 milhões (R$ 8.265.000,00) em acordos comerciais imediatos e futuros, previstos para os próximos 12 meses.
O Exporta Mais Brasil trouxe para a mesa de negociação empresas de cosméticos naturais, produtos para cabelo, blends de óleos naturais e skincare, que se reuniram com compradores da Polônia, Portugal, Países Baixos, Rússia, África do Sul, India, Colômbia, China, Cingapura e Tailândia. Além das rodadas de negócios, que ocorreram nos dias 27 e 28, a vinda dos compradores contou com uma agenda intensa de imersão no cenário amazônico durante os dias 25 e 26 de novembro.
Imersão na Amazônia
No dia 25/11, a agenda de visitas técnicas destinadas a mostrar aos compradores internacionais o cenário de produção industrial de cosméticos começou cedo. A primeira foi uma visita ao Centro de Bionegócios da Amazonia, onde os compradores tiveram a oportunidade de conhecer laboratórios e pesquisas que estão sendo desenvolvidas na instituição. Os compradores visitaram também duas empresas de cosméticos incubadas no Centro de Incubação e Desenvolvimento Empresarial (CIDE), a Biozer e a Amakos, que trabalham com bioativos amazônicos na composição de seus produtos.
Paulo Elvas, diretor Comercial da Biozer da Amazônia, que também participou das rodadas de negócios, pontuou: “já exportamos para diversos mercados e nessa rodada buscamos diversificar nossos clientes para crescer no mercado internacional.” Ele conta que os compradores estavam buscando “produtos de qualidade, que tenham rastreabilidade e com potencial de levar a Amazônia como um diferencial de competitividade”.
A delegação de compradores esteve ainda no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), onde conheceu parte da biodiversidade amazônica.
No dia 26/11, os estrangeiros tiveram a oportunidade de visitar a comunidade indígena do Cipiá, onde puderam experimentar parte da culinária local e realizaram uma imersão na floresta amazônica, visitando algumas áreas de coleta de ingredientes naturais, como óleos essenciais, manteigas vegetais e outros bioativos que compõem os cosméticos brasileiros. Durante a experiência, conheceram como é feita a extração de ingredientes da Amazônia de forma a preservar a floresta.
Rodadas de Negócios
Após dois dias de imersão na cultura manauara e de conhecer parte do sistema produtivo local de cosméticos, os compradores tiveram dois dias intensos de rodadas de negócios no Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT). Ao todo, foram 258 reuniões nas quais as 28 empresas participantes negociaram diretamente com os 12 importadores, resultando em acordos imediatos e futuros no valor de mais de R$ 8 milhões.
“Percebemos as empresas que vieram nessa edição de Manaus muito preparadas. Todas elas tiveram o cuidado de preparar melhor as suas embalagens, de fazer um portfólio de produtos bem apresentado, uma identidade visual bem-posicionada, mostrando as cores do Brasil aqui na região Norte, mostrando os atributos da Amazônia e fazendo com que os compradores tenham essa percepção e levem essas percepções para os seus respectivos países”, destaca Essio Lanfredi, representante do Escritório da ApexBrasil para a região Norte.
Liderança feminina em destaque
Das 28 empresas participantes dessa rodada, 20 são de liderança feminina. Daniela Cunha, CEO da Cury Natural Beauty, marca de biocosméticos da Amazônia, destacou que foi uma oportunidade incrível conversar com os compradores internacionais durante o evento.
“A gente tem a oportunidade de mostrar o nosso produto e, mais especialmente, mostrar os produtos da Amazônia. Esses compradores também estão aqui em Manaus, conhecendo a nossa floresta, entendendo um pouco mais do nosso negócio, da nossa produção e da nossa vida aqui dentro do nosso ecossistema da floresta”, disse Daniela. Ela conta que participa também do programa Mulheres e Negócios Internacionais (MNI) da ApexBrasil e da segunda edição do programa Elas Exportam. “Essa é a minha terceira rodada de negócios. Então, são grandes oportunidades. O networking que os programas da ApexBrasil oferecem juntamente com mentorias individuais e coletivas preparam a gente para a exportação. Estou muito feliz de poder participar de mais esse evento hoje”, afirmou.
Elza Marques, CEO da empresa Top Amazon Cosmetics, de Rondônia, destacou o quanto as rodadas foram positivas para a sua empresa. “Tivemos oito compradores interessados na nossa marca. Desses, quatro fizeram propostas de comprar nossos produtos, que podem gerar o cerca de meio milhão de reais. Agora, vem as regulamentações, os contratos, a parte burocrática, mas ter chegado até aqui é um grande passo. Espero que o primeiro de muitos passos que a gente vai dar pelo mundo”, celebrou.
Sobre o Exporta Mais Brasil
Liderado pela ApexBrasil, o programa Exporta Mais Brasil tem o objetivo de conectar o comércio exterior a empreendedores de todo o país, buscando uma aproximação ativa com todas as regiões brasileiras para potencializar suas exportações. Por meio do programa, empresas de diferentes setores produtivos realizam reuniões com compradores internacionais, que vêm ao Brasil em busca de produtos e serviços ligados a setores específicos.
Desde o lançamento, em 2023, o Exporta Mais Brasil já completou 28 rodadas pelo país dedicadas a diferentes setores produtivos. Foram cerca de cinco mil reuniões de negócios entre mais de 730 empresas brasileiras e mais de 240 compradores internacionais de 63 países com uma expectativa de geração de negócios que deve ultrapassar R$ 500 milhões. Leia mais sobre o Exporta Mais Brasil.