Brandili lança projeto Mundo Sustentável

Brandili lança projeto Mundo Sustentável

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

No mês em que é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Brandili, empresa do Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira) — resultado de uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, lança o projeto Mundo Sustentável. A empresa têxtil, que tem como foco a moda infantil e está há mais de 55 anos no mercado, busca por meio dessa iniciativa trazer uma sustentabilidade 360º para a rotina interna da organização e também em ações externas. “Queremos conectar canais, desenvolver novas oportunidades, desenhar estratégias integradas entre os setores, colaboradores e parceiros e, assim, crescer ainda mais com novos projetos e iniciativas em prol de um mundo mais sustentável. Entre as ações desenvolvidas, que entram nos pilares do projeto e já estão sendo realizadas, temos a logística reversa de embalagens e o projeto A arte de ensinar a costurar”, comenta Leonir Felipe Soliman Filho, gerente de Sustentabilidade da Brandili.

Na logística reversa de embalagens, o plástico não vira lixo e retorna para a cadeia produtiva. Na Brandili, 100% das embalagens plásticas pós-consumo passam pela compensação ambiental. Em 2021, foram compensadas 24,7 toneladas de plástico, beneficiando 23 operadores de reciclagem. Em 2022, serão 27,5 toneladas do mesmo material. Já quando o foco é trabalhar a sustentabilidade direcionada ao capital humano a empresa conta com algumas iniciativas, entre elas, o projeto A arte de ensinar a costurar,  que já está em sua terceira edição. O objetivo é capacitar e incentivar jovens mulheres no ramo de corte e costura de forma remunerada.

“Já formamos 35 mulheres e, dessas, 26 foram contratadas pela Brandili e trabalham na nossa unidade de Otacílio Costa (SC), que é onde o curso acontece. Nesta edição de 2022, a turma está produzindo roupinhas para bebês, os conhecidos bodys. Cerca de 400 unidades já foram confeccionadas e serão destinadas ao nosso projeto Mãe Amor, que dá o suporte e apoio às colaboradoras gestantes e também para entidades carentes que a Brandili apoia”, destaca Mileni Jardim dos Santos, supervisora da unidade de Otacílio Costa.

Sustentabilidade 360º - O Mundo Sustentável começou a ser desenhado em 2021 e conta com o apoio direto do setor de sustentabilidade da empresa, além de áreas como comunicação, marketing e desenvolvimento humano e organizacional. A iniciativa englobará quatro braços da empresa: social, ambiental, econômico e governança. “Foram meses de pesquisas, reuniões, estudos e debates. Nosso setor de sustentabilidade já faz um forte trabalho com diversas frentes e ações, e esse projeto vem para unificar forças dentro da Brandili”, ressalta o gerente de Sustentabilidade da Brandili.

O projeto terá três pilares que vão alinhar as ações que serão desenvolvidas: a natureza, o coletivo e o multiplica. “Quando falamos sobre o pilar natureza, teremos assuntos que estão em alta relacionados ao meio ambiente, como iniciativas e projetos. Já no coletivo, unimos questões como segurança do trabalho e que dizem respeito ao capital humano da nossa empresa. E o multiplica, como o próprio nome já diz, vem para somar. Neste pilar, vamos desenvolver trabalhos de conscientização interna e externa, buscar o engajamento e fazer o acompanhamento das empresas parceiras e subcontratadas”, finaliza Filho.

Sobre o Texbrasil

O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo de 20 anos, já auxiliou cerca de 1600 marcas a entrar na trilha da exportação, realizando USD 9 bilhões em negócios. O Programa é realizado por meio de uma parceria entre a Abit e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Erro: