ApexBrasil e Amazon expandem parceria para qualificar mais empresas na conquista do mercado digital internacional

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Memorando de Entendimento (MOU) para novas ações em conjunto será assinado durante o E-xport Meeting 2024, evento que acontecerá em São Paulo, de 30 de julho a 1º de agosto. Inscrições já estão abertas para as empresas interessadas em vender para o mercado norte-americano por meio da plataforma

Na próxima quarta-feira, 31 de julho, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Amazon.com Brasil assinam um Memorando de Entendimento (MOU) para realizar o programa E-xport edição Amazon.com 2024, que envolve ações em parceria com o objetivo de capacitar empresas brasileiras para expandirem as vendas digitais internacionais. A assinatura será realizada durante o E-Xport Meeting 2024, encontro realizado pela ApexBrasil durante o maior evento de e-commerce da América Latina, o Fórum E-commerce Brasil, que reúne especialistas, autoridades e líderes de mercado para discutir e planejar o futuro do e-commerce global. 

Parceiros desde 2021, a ApexBrasil e Amazon.com Brasil já apoiaram a criação de mais de 60 lojas de empresas brasileiras nos Estados Unidos por meio do e-commerce. Agora, nesta nova etapa, o programa E-xport edição Amazon.com 2024 chega reestruturado e com novidades. A expectativa é capacitar cerca de 200 empresas brasileiras interessadas em expandir negócios para os Estados Unidos. Além da capacitação, as 20 empresas selecionadas receberão até vinte mil reais para efetivamente colocar o plano de negócios em prática. Outra novidade é a inclusão de mais atividades práticas de planejamento e apoio estratégico nos ciclos do programa, bem como descontos da rede de fornecedores e incentivos da Amazon.com.

 A proposta é auxiliar empresas brasileiras interessadas em iniciar ou ampliar as vendas digitais no mercado internacional. O novo ciclo do projeto, anunciado em um webinar, inicia com um treinamento básico no âmbito do E-Xport Meeting e vai até o fim do ano com a operação das lojas brasileiras em atividade no mercado americano.

“Ao renovar esta parceria, ApexBrasil e Amazon.com Brasil abrem espaço para empresas interessadas em operar de maneira competitiva em uma das principais plataformas de comércio eletrônico do mundo”, explica a gerente de Competitividade da ApexBrasil, Clarissa Furtado.

“Com o Programa de Vendas Internacionais da Amazon, tornamos todo o processo mais fácil e eficiente para quem quer exportar seus produtos, fornecendo suporte especializado. Estamos comprometidos em apoiar os empreendedores e empreendedoras do Brasil, seguindo com nossos esforços de fortalecer seus negócios em âmbito nacional e possibilitar uma expansão além das fronteiras. Queremos reduzir as barreiras para as empresas acessarem outros mercados, ajudando os vendedores com capacitação e logística”, ressalta Ricardo Garrido, diretor de marketplace na Amazon Brasil. 

 A Amazon.com está presente em todos os continentes e envia produtos para mais de 200 países e territórios. Segundo a Gerente de Projetos e Parcerias para América Latina da Amazon, Valentina Neves, cerca de 75% dos compradores utilizam a Amazon para descobrir novas marcas e novos produtos. Os vendedores podem se beneficiar da alta movimentação da plataforma e conseguir levar produtos brasileiros a mais clientes.

A proposta, de acordo com a analista da Coordenação de Competitividade da ApexBrasil, Camila Paschoal, é promover a internacionalização das empresas brasileiras por meio da inserção sustentável no comércio eletrônico mundial e da melhoria de sua presença digital. Por sua vez, a Amazon tem interesse em ampliar o número de empresas brasileiras exportando via plataforma, fornecendo treinamento e democratizando a exportação via e-commerce internacional.

Inscrições abertas

As pequenas e médias empresas com marca própria que desejam vender para os Estados Unidos por meio da Amazon.com já podem se inscrever no programa E-Xport Edição Amazon.com 2024. Recomenda-se a participação de empresas que se encaixem nos seguintes critérios:

  • Sejam de pequeno porte, ou seja, com faturamento mínimo superior a R$ 360 mil e máximo de até R$ 4,8 milhões por ano.
  • Tenham experiência em exportação ou experiência em e-commerce nacional; e
  • Interesse em vender seus produtos via Amazon.com nos Estados Unidos dentro de 3 a 6 meses.

Confira o regulamento: Regulamento

Se inscreva aqui: link de inscrição

O e-commerce brasileiro

Em 2023, o Brasil ocupou o 12º lugar no ranking mundial de e-commerce. Segundo os dados da Euromonitor, o valor do e-commerce do varejo brasileiro chegou a US$ 50,6 bilhões em 2023, representando 1,3% do total mundial. Entre 2019 e 2023, o crescimento médio anual brasileiro desse segmento foi de 32,2%, uma das maiores taxas desse período entre os principais players globais. 

O setor de aparelhos eletroeletrônicos representou 21,4% do valor total do e-commerce de varejo do Brasil, seguido de Moda (10,9%), Produtos de casa (9,4%), Saúde e beleza (5,2%), Alimentos (2,7%) e Bebidas e tabaco (1,1%). Os demais 49,4% estão concentrados em outros produtos.

Trata-se de um mercado em ascensão com inúmeras oportunidades de negócios para empresas interessadas em comercializar produtos no exterior.

Para saber mais sobre o programa E-xport, clique aqui.

Serviço

E-Xport Meeting 2024 - 30 de julho a 01 de agosto de 2024 - Fórum E-commerce Brasil

Assinatura do Memorando de Entendimentos (MOU) entre ApexBrasil e Amazon Brasil

Data: Quarta-feira, dia 31 de julho de 2024

Horário: 15h30

Local: Espaço E-Xport Meeting/ Fórum E-Commerce Brasil

Distrito Anhembi - Rua Professor Milton Rodrigues, s/no - Santana - São Paulo-SP 

Formato: Presencial

Assessoria de Imprensa – imprensa@apexbrasil.com.br

Tema: Qualificação Empresarial
Mercado: América do Sul — América do Norte
Setor de Exportação: Não se aplica
Setor de Investimento: Outros
Setor de serviços:
Idioma de Publicação: Português

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