Buscando colaborar para as questões de equidade de gênero no comércio internacional, a São Paulo Negócios se uniu ao Abimapi International para o Projeto Trilha de Qualificação “ELAS - Liderança Feminina na Exportação”
Por: Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI)
O Projeto Setorial ABIMAPI International (Brazilian Biscuits, Pasta, Breads & Cakes), criado pela ABIMAPI (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), uniu-se à Agência de Promoção de Investimentos e Exportações do munícipio de São Paulo – SP NEGÓCIOS para mais uma ação do ABIMAPI International para Mulheres: A Trilha de Qualificação ELAS - Liderança Feminina na Exportação: que tem como foco as questões de equidade de gênero no comércio internacional, por meio da capacitação de mulheres: empresárias, líderes e gestoras de comércio exterior para a inserção e/ou aperfeiçoamento de suas atuações na jornada internacional.
Sobre a Trilha
A estrutura do curso está dividida em duas etapas, sendo a primeira composta por três workshops coletivos com 2h de duração cada, programados para 15 de agosto (Análise do Posicionamento Competitivo Atual e Análise SWOT frente ao Mercado Internacional), 20 de agosto (Definição dos fatores críticos de sucesso e dos objetivos estratégicos de curto prazo, médio prazo e longo prazo) e 10 de setembro (Definição do plano de ação e do modelo de monitoramento estratégico).
Na segunda etapa serão realizadas mentorias individuais com até 10 participantes, com 2 horas de duração totalizando 8 horas por empresa, divididos em módulos a saber: Mentoria I – virtual 2h - Análise do posicionamento no mercado internacional e grau de prontidão exportadora da empresa, análise SWOT; Mentoria II – virtual 2h - Definição dos fatores críticos, mercados potenciais, objetivos estratégicos de CP, MP e LP. Orientação para revisão dos planos de ação elaborados nos workshops e definição do modelo de monitoramento estratégico; Mentoria III – virtual 2h - Mentoria de definição do objetivo de mudança comportamental da líder mulher e dos testes exploratórios de mudança - Mapa de imunidade; Mentoria IV – virtual 2h - Mentoria para avaliação dos progressos em relação aos planos de ação e objetivos de curto prazo e dos progressos comportamentais.
Todas as etapas serão acompanhadas pela empresa Harium – Desenvolvimento Humano e Estratégia Empresarial – empresa de excelência na sistematização e implementação de abordagens e metodologias de planejamento estratégico. A Harium possui 30 anos de experiência no mercado internacional com planejamento estratégico para empresas de alimentos e bebidas.
Sobre as Inscrições
1. Investimento
Taxa de participação:
1- Empresas com CNPJ registrado no município de São Paulo ou associadas à Abimapi
· Isentas
2- Demais interessadas
· R$ 750,00 apenas workshops
· R$ 1.500,00 com possibilidade de mentoria
· Valor será pago a São Paulo Negócios
2. Inscrições
Formulário: https://forms.office.com/r/YaB7Z5vPUr
Prazo encerramento inscrições: 07/08
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO:
A. Workshops coletivos
1. Empresas lideradas por mulheres ou cuja gestão de exportação seja liderada por mulheres
2. Ser uma empresa do setor de Alimentos & Bebidas e produto com shelf life de no mínimo 8 meses para exportação
3. Ter registro no Brasil e realizar exportações daqui para outros países
B. Mentorias individuais
1. CEO e Gerente de Exportação serem mulheres
2. Ter CNPJ na cidade de São Paulo
3. Ser associada à Abimapi
4. Curadoria com a indicação da facilitadora
5. Frequência nos Workshops - 100%
6. Ter material de comunicação/catálogo de produtos para exportação disponível para ser trabalhado durante as mentorias
Obs.: Nessa iniciativa será necessário compartilhar informações comerciais sobre a empresa (estratégia comercial a ser discutida nas mentorias) – será assinado um termo de confidencialidade entre empresa e facilitadora.
CRONOGRAMA:
· Inscrições até: 07/08
· Divulgação – empresas selecionadas: 09/08
Sobre a SÃO PAULO NEGÓCIOS
A São Paulo Negócios, Agência de Promoção de Investimentos e Exportações do Município de São Paulo, atua junto à Prefeitura de São Paulo para estimular e facilitar as exportações, bem como para atrair oportunidades investimentos, melhorar o ambiente de negócios na cidade e contribuir para o desenvolvimento econômico do Município.
Para cumprir com os objetivos da agência, foi criado o PROGRAMA SÃO PAULO EXPORTA, liderado pela Diretoria de Negócios e Exportação que atua baseado em 3 frentes principais: Facilitação e Promoção de Negócios, Inteligência de Mercado e Qualificação Empresarial.
Sobre o ABIMAPI INTERNATIONAL
O Projeto Setorial ABIMAPI International (Brazilian Biscuits, Pasta, Breads & Cakes) reúne pequenas, médias e grandes indústrias brasileiras produtoras de biscoitos, massas, pães, bolos, cereais, molhos, temperos, geleias e salgadinhos em diferentes níveis de maturidade exportadora, representando e apoiando globalmente a internacionalização e a imagem do setor. Suas ações junto a compradores e formadores de opinião em todo o mundo visam a diversificação de marcas brasileiras reconhecidas no exterior de maneira estratégica, apoiadas em ferramentas de promoção comercial e de comunicação que ampliam o valor agregado e o volume de vendas.
Estamos nas principais redes sociais com o caminho @abimapi.inter. Entre em contato para mais informações sobre nós: contact@abimapi.com.br.
Sobre a ABIMAPI
Uma das maiores associações alimentícias do País, a ABIMAPI representa 104 empresas que detêm cerca de 80% do setor e geram mais de 100 mil empregos diretos. Só no Brasil, responde por um terço do consumo nacional de farinha de trigo. Como interlocutora junto ao governo, à mídia, a pesquisadores e às demais entidades, sua missão é fortalecer e consolidar as categorias de biscoito, macarrão, pão e bolo industrializados nos cenários nacional e internacional.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.