Empresas brasileiras falam sobre mineração sustentável nos EUA

29/07/2024
Notícias da Indústria e Serviços
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
Empresas brasileiras falam sobre mineração sustentável nos EUA
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Por: Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM).

Belmont Emeralds e Cruzeiro Mine, participantes do Precious Brazil, contribuíram com discussões de práticas responsáveis em evento em Nova York

A Conferência de Ouro e Diamante de 2024 do Initiatives in Art and Culture (IAC), em Nova York, contou com a presença de marcas brasileiras que contribuíram para a discussão de práticas mais sustentáveis na mineração. Belmont Emeralds e Cruzeiro Mine são participantes do Precious Brazil, projeto setorial criado pelo Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que visa promover empresas brasileiras de gemas e joias no exterior.

Clarissa Maciel, gerente do Projeto Precious Brazil, acompanhou o evento e considerou que a presença brasileira enriqueceu o debate.

"A participação das empresas Belmont Emeralds e Cruzeiro Mine, ambas participantes do projeto Precious Brazil, foi fundamental para posicionar o Brasil como um país avançado em mineração sustentável. Suas experiências em responsabilidade ambiental e impacto social foram consideradas inspiradoras e contribuíram para as discussões do evento, demonstrando a importância de práticas inovadoras e responsáveis na indústria de gemas e joias", comenta Maciel.

A Belmont Emeralds foi representada por Marcelo Ribeiro (CEO), e a Cruzeiro Mine, por Douglas Neves (CEO). Ambos participaram do painel “Comparative Approaches to Retaining Greater Value in Producing Countries”, que teve como moderador Brecken Branstrator, editor-chefe da Gemworld, e como demais participantes Avi Levy, ex-presidente da IGI América do Norte, e Mmetla Masire, CEO da Okavango Diamond Company.

Origem e Proveniência

Outro painel que contou com a expertise brasileira foi o “Origin, Source, and Provenance”. Adriano Mol, coordenador do Centro de Estudos em Design de

Gemas e Joias da Escola de Design da Universidade de Minas Gerais, participou do debate sobre a importância da origem e proveniência dos materiais na indústria joalheira.

O painel foi moderado por Rob Bates, editor de notícias da JCK, e contou também com a participação de David Block, CEO da Sarine, Sara Yood, CEO e conselheira geral do Comitê de Vigilância de Joalheiros, Mark Hanna, CMO do Grupo Richline, e Ruby Stocklin-Weinberg, gerente de programa da GemFair na De Beers.

Seminário Expanding Horizons

O seminário "Expanding Horizons" da Conferência de Ouro e Diamante de 2024 do IAC em Nova York tem como objetivo aprofundar a discussão sobre como promover mudanças positivas na indústria de gemas e joias, tendo como foco as particularidades econômicas e sociais do sul global.

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

Sobre o IBGM

O Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos é uma entidade nacional, de direito privado, sem fins lucrativos, fundada em 1977, com a missão de representar, mobilizar, integrar, desenvolver e promover todos os segmentos da Cadeia Produtiva de Gemas, Joias, Bijuterias e Relógios, harmonizando seus interesses e promovendo a transferência de conhecimento, a confiança e a apreciação de seus produtos pelos consumidores.

Sobre o Precious Brazil

O Projeto Setorial visa apoiar e promover as empresas brasileiras dos segmentos de pedras, bijuterias e joias brasileiras que queiram exportar seus produtos, sejam elas iniciantes, exportadoras e internacionalizadas. Conduzido pelo IBGM – Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos em parceria com a ApexBrasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – o projeto atende atualmente cerca de 150 empresas do setor.

Tema: Promoção Comercial
Mercado: América do Norte
Setor de Exportação: Moda — Pedras, bijuterias e joias
Setor de Investimento: Não se aplica

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: