Empresas brasileiras falam sobre mineração sustentável nos EUA

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Por: Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM).

Belmont Emeralds e Cruzeiro Mine, participantes do Precious Brazil, contribuíram com discussões de práticas responsáveis em evento em Nova York

A Conferência de Ouro e Diamante de 2024 do Initiatives in Art and Culture (IAC), em Nova York, contou com a presença de marcas brasileiras que contribuíram para a discussão de práticas mais sustentáveis na mineração. Belmont Emeralds e Cruzeiro Mine são participantes do Precious Brazil, projeto setorial criado pelo Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que visa promover empresas brasileiras de gemas e joias no exterior.

Clarissa Maciel, gerente do Projeto Precious Brazil, acompanhou o evento e considerou que a presença brasileira enriqueceu o debate.

"A participação das empresas Belmont Emeralds e Cruzeiro Mine, ambas participantes do projeto Precious Brazil, foi fundamental para posicionar o Brasil como um país avançado em mineração sustentável. Suas experiências em responsabilidade ambiental e impacto social foram consideradas inspiradoras e contribuíram para as discussões do evento, demonstrando a importância de práticas inovadoras e responsáveis na indústria de gemas e joias", comenta Maciel.

A Belmont Emeralds foi representada por Marcelo Ribeiro (CEO), e a Cruzeiro Mine, por Douglas Neves (CEO). Ambos participaram do painel “Comparative Approaches to Retaining Greater Value in Producing Countries”, que teve como moderador Brecken Branstrator, editor-chefe da Gemworld, e como demais participantes Avi Levy, ex-presidente da IGI América do Norte, e Mmetla Masire, CEO da Okavango Diamond Company.

Origem e Proveniência

Outro painel que contou com a expertise brasileira foi o “Origin, Source, and Provenance”. Adriano Mol, coordenador do Centro de Estudos em Design de

Gemas e Joias da Escola de Design da Universidade de Minas Gerais, participou do debate sobre a importância da origem e proveniência dos materiais na indústria joalheira.

O painel foi moderado por Rob Bates, editor de notícias da JCK, e contou também com a participação de David Block, CEO da Sarine, Sara Yood, CEO e conselheira geral do Comitê de Vigilância de Joalheiros, Mark Hanna, CMO do Grupo Richline, e Ruby Stocklin-Weinberg, gerente de programa da GemFair na De Beers.

Seminário Expanding Horizons

O seminário "Expanding Horizons" da Conferência de Ouro e Diamante de 2024 do IAC em Nova York tem como objetivo aprofundar a discussão sobre como promover mudanças positivas na indústria de gemas e joias, tendo como foco as particularidades econômicas e sociais do sul global.

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

Sobre o IBGM

O Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos é uma entidade nacional, de direito privado, sem fins lucrativos, fundada em 1977, com a missão de representar, mobilizar, integrar, desenvolver e promover todos os segmentos da Cadeia Produtiva de Gemas, Joias, Bijuterias e Relógios, harmonizando seus interesses e promovendo a transferência de conhecimento, a confiança e a apreciação de seus produtos pelos consumidores.

Sobre o Precious Brazil

O Projeto Setorial visa apoiar e promover as empresas brasileiras dos segmentos de pedras, bijuterias e joias brasileiras que queiram exportar seus produtos, sejam elas iniciantes, exportadoras e internacionalizadas. Conduzido pelo IBGM – Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos em parceria com a ApexBrasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – o projeto atende atualmente cerca de 150 empresas do setor.

Tema: Promoção Comercial
Mercado: América do Norte
Setor de Exportação: Moda — Pedras, bijuterias e joias
Setor de Investimento: Não se aplica

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