Por: Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas)
A Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) participaram de uma missão no estado do Espírito Santo, coordenada pela Secretaria da Agricultura Estadual, com o objetivo de visitar produtores e empresas exportadoras de três importantes cadeias produtivas: pimenta-do-reino, cacau e gengibre.
De acordo com o gerente de projetos da Abrafrutas, Jorge de Souza, a visita revelou o grande potencial do Espírito Santo no setor agroexportador. A diversidade de culturas, segundo ele. aliada ao alto nível de comprometimento com a qualidade dos produtos, destacou-se como um dos principais pontos fortes do Estado.
"Evidentemente, nas três cadeias produtivas existem desafios que precisam ser solucionados. Contudo, existe muito boa vontade, não só do setor privado, mas do setor público, de encaminhar soluções de maneira profissional e sempre focado no desenvolvimento regional, na melhoria contínua de qualidade e na manutenção dos clientes satisfeitos. Foi uma oportunidade fantástica", afirmou o gerente de projetos da Abrafrutas que participou da missão.
Souza explica que o potencial de aumento das exportações é imenso, visto que a demanda pelos produtos excede a oferta. A expectativa é que, com o apoio da ApexBrasil e da Abrafrutas, através do projeto setorial Frutas do Brasil, o Espírito Santo avance significativamente em suas exportações. "Temos muitas oportunidades pela frente, precisamos agora entrar em ação com o trabalho coordenado da maneira que está sendo feito pela Secretaria da Agricultura, no sentido de otimizarmos os recursos e as iniciativas para o desenvolvimento do agronegócio do Espírito Santo", conclui Souza.
A missão demonstra o compromisso das entidades envolvidas em trabalhar de forma conjunta e estratégica para superar desafios e potencializar o desenvolvimento do agronegócio capixaba, de maneira a beneficiar tanto os produtores quanto o mercado internacional.
Sobre o Frutas do Brasil
A Abrafrutas (Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados), em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), está empenhada em promover o crescimento dos exportadores brasileiros. Este projeto visa expandir seus negócios, abrir novos mercados, destacar as qualidades das frutas brasileiras e incentivar o consumo de frutas saborosas e de alta qualidade. Atualmente, 63 empresas exportadoras do setor frutícola brasileiro participam do Frutas do Brasil, alcançando resultados parciais superiores a USD 500 milhões em exportações. Para fazer parte do projeto, basta ser um produtor e se cadastrar no site, clicando aqui.
Sobre a Abrafrutas
A Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) é uma associação sem fins lucrativos que tem por finalidade representar e promover a fruticultura brasileira frente ao mercado internacional. Criada em 2014, a Abrafrutas conta com aproximadamente 70 associados produtores exportadores de frutas e detém aproximadamente 85% do volume total das frutas frescas exportadas pelo Brasil.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.