Documento reúne os avanços realizados pela Agência a partir da priorização das temáticas ambiental, social e de governança
No dia 4/7, foi publicado o primeiro Relatório ESG 2023 da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos. O documento foi publicado pelo Comitê ESG, instituído, no último ano, como reflexo da priorização dos temas ESG (Environmental, Social and Governance) pela Agência.
Por parte da Diretoria Executiva da ApexBrasil, em mensagem compartilhada no relatório, um dos objetivos ao priorizar a agenda ESG é fazer com que a Agência se torne referência e possa servir como inspiração para que as empresas brasileiras também adotem, cada vez mais, práticas de sustentabilidade ambiental, social e de governança. Sobre os próximos passos, a Diretoria compartilha: “O trabalho apenas começou, mas vamos avançar com agilidade na transformação de nossos processos, conscientes de que as mudanças e adequações em implementação nos levam ao caminho mais seguro para reduzir impactos negativos no ambiente e na sociedade”.
Em complemento, o Comitê ESG diz: “estamos auxiliando a ApexBrasil no seu compromisso de implementar medidas que tornem sua gestão e seus negócios mais sustentáveis e transparentes, adotando uma conduta corporativa-institucional responsável em relação à sociedade e ao meio ambiente".
O Relatório ESG 2023 tem, portanto, o objetivo de evidenciar as implementações feitas pela Agência durante o último ano, a partir da liderança do Comitê ESG, e reforçar a relevância do tema. O documento apresenta os temas materiais priorizados pela ApexBrasil – com foco nos aspectos sociais, ambientais e de governança-, além de dados e evidências que contribuíram para a construção do Plano Estratégico 2024-2027 – documento que guia as ações da ApexBrasil durante o quadriênio. Adicionalmente, são apresentados os serviços e produtos oferecidos pela Agência e a maneira que os trabalhos realizados geram valor à sociedade.
O relatório traz, ainda, um panorama dos avanços que já foram alcançados - nos três eixos de ESG – em um ano de trabalho do Comitê e de priorização da temática. As evidências apresentadas mostram que já foi possível conquistar excelentes resultados e enfatizam a importância de manter os esforços em tornar a ApexBrasil um espaço de referência nos temas sociais, ambientais e de governança. Confira o Relatório ESG 2023 na íntegra aqui.