ApexBrasil e Amazon Brasil expandem parceria para qualificar empresas a conquistar o mercado americano. Confira o que já aconteceu e o que vem por aí
O E-xport edição Amazon.com 2024, fruto da parceria de sucesso entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Amazon Brasil, chega ao público reestruturado e com novidades. A expectativa é de capacitar cerca de 200 empresas brasileiras que procuram expandir negócios para os Estados Unidos, mas não para por aí. As empresas selecionadas recebem bolsa de até vinte mil reais para pôr em prática seu plano de negócio. Além disso, os ciclos, que antes eram básicos, passam a ser mais completos, com atividades práticas de planejamento e apoio estratégico. A parceria foi apresentada em webinar e será formalizada durante o E-xport Meeting 2024 com a assinatura de um Memorando de Entendimento para a realização de ações em parceria pelos próximos 2 anos.
“A empresa que quer abrir não tem como não conseguir, porque tem tudo em mãos: apoio de especialista, recurso financeiro, descontos para contratações e os próprios incentivos da Amazon.com para que esse negócio se viabilize”, explicou Camila Paschoal, Analista da Coordenação de Competitividade da ApexBrasil.
A Gerente de Projetos e Parcerias para América Latina da Amazon, Valentina Neves, também marcou presença na reunião de lançamento do E-xport edição Amazon.com 2024 e mostrou aos participantes o importante papel que a instituição desempenha no mundo do Market Place, já que está presente em todos os continentes e envia produtos para mais de 200 países e territórios. Segundo ela, 75% dos compradores utilizam a Amazon para descobrir novas marcas e novos produtos. “Quando o cliente quer comprar, nos EUA especialmente, ele não pesquisa no Google, ele vai direto na Amazon para encontrar maior variedade de preços e tamanhos”, destacou Valentina.
Por meio da Amazon, os vendedores se beneficiam da alta movimentação da plataforma e conseguem levar os produtos a mais clientes. Na Amazon Brasil, 4% dos empresários já exportam para a América do Norte, enquanto na Amazon EUA, mais de três mil lojas são brasileiras.
Mas na prática, qual caminho seguir? Veja o passo a passo
Durante o webinar, que trouxe preciosas dicas e detalhes de como trilhar o caminho para internacionalizar negócios, Valentina Neves também antecipou o que vai ser trabalhado durante o E-xport edição Amazon.com 2024.
Antes de tudo, ela reforça a necessidade da realização de uma pesquisa de mercado, feita com objetivo de entender a competitividade, demanda e relevância do produto em solo americano. Assim sendo, vamos às fases:
1 - No site da Amazon Brasil configure a conta, com as informações bancárias e o formulário fiscal. Depois da conta feita, ela é expandida e unificada, ou seja, mesmo sendo brasileira, ela serve para realizar vendas também nos EUA. Esse processo evita burocracias e traz mais facilidade aos empresários.
2 - Criação do catálogo e registro de marca.
3 - Definição do envio e operação logística, a escolha do método de envio.
4 - Gerenciamento da empresa e maneiras de impulsionar vendas. Campanhas de Marketing e de patrocínio são destaques.
Case de sucesso!
Durante o webinar de lançamento, a empresa brasileira Bars Over Bottles ou B.O.B foi apresentada aos participantes. O empreendimento de cosméticos em barra, veganos, livres de crueldade animal e zero plástico promove a chamada “clean beauty”, um movimento que busca produtos de beleza mais naturais, sustentáveis e saudáveis. Eles começaram a exportar para os EUA pelo Programa de Vendas Internacionais da Amazon e, já no primeiro ano, venderam mais de cem mil unidades de produtos. A B.O.B se consolidou como uma das principais marcas cosméticas dos Estados Unidos e, mais tarde, decidiu expandir ainda mais os negócios por meio da Amazon, realizando operações em lugares como Europa, Canadá e México.
“Hoje a B.O.B é a maior marca de cosméticos sólidos nacional e 20% da nossa receita já vem do mercado americano. Dentro do mercado americano, o mundo acontece na Amazon. É o nosso maior canal de vendas”, compartilhou Victor Falzone, um dos fundadores.
Próximas fases do programa
Etapa 1
Treinamento Básico - presencial: 1/8 | virtual: 2/9 a 6/9
-Preparação para o e-commerce internacional no auditório da ApexBrasil no Fórum E-Commerce Brasil
-50 vagas no presencial em São Paulo
-Vagas Ilimitadas no virtual (para quem não conseguir presencial)
Pela manhã, as empresas irão aprender a identificar o potencial de vendas de seus produtos, analisar os concorrentes e encontrar os nichos de mercado. Também será possível entender as melhores práticas para definir os produtos e preços, bem como o posicionamento de marca para promover e alavancar as vendas orgânicas. O processo de pagamento e recebimento internacional, envolvendo aspectos de contabilidade e tributação, será outro tema de destaque abordado no encontro com os especialistas.
Já no período da tarde, serão apresentados detalhes dos requisitos e certificações para envio, armazenagem e distribuição no mercado norte-americano. O conteúdo será gravado para as empresas que não puderem participar no presencial e será divulgado de modo virtual na primeira semana de setembro.
Os conhecimentos básicos adquiridos nesse treinamento são requisitos para o Workshop de Planejamento e para concorrer às bolsas de apoio às empresas no e-commerce.
Etapa 2
Workshop de Planejamento - 10/9; 17/9; 24/9; 1/10
-Elaboração de Business Plan com mentoria coletiva e plantão de dúvidas semanal
-Acompanhamento de gestor de contas para a abertura da loja
-200 vagas
Bolsa Exportação – Edição E-Xport Amazon; 15/10 a 30/11
-reembolso de até R$ 20.000,00 reais por empresa para custeio dos serviços iniciais
-descontos da rede de prestadores de serviços
-20 vagas para reembolso - (o ranqueamento terá como requisito a entrega do Business Plan da empresa) e desconto para todos os classificados
-Incentivos da Amazon.com; 1/12 a 1/3/25
-Incentivos adicionais da Amazon.com como cashback de até R$2.500,00 para investir na promoção e indicação da empresa para novas formas de apoio
Novos rumos: o novo MOU
A ApexBrasil e Amazon assinaram Memorando de Entendimentos (MOU), pela primeira vez, em setembro de 2021, com o propósito de combinar os melhores esforços para promover a exportação de produtos de vendedores do Brasil. Desde então, as instituições desenvolvem várias ações para apoiar as empresas brasileiras na realização de vendas digitais internacionais, com destaque para o programa Aceleração em Negócios Digitais.
Ao longo de três edições, a parceria entre as instituições qualificou mais de 60 empresas para a exportação por e-commerce, mas agora a ApexBrasil e a Amazon Brasil querem ir mais longe. O E-xport edição Amazon.com 2024 já é um sinal dos novos rumos da parceria, que será renovada no dia 31/07, com assinatura de novo MOU durante o E-xport Meeting, evento da ApexBrasil que ocorre em meio ao principal fórum de e-commerce da América Latina, o E-commerce Brasil.
“O Programa E-Xport tem como objetivo promover a internacionalização das empresas brasileiras por meio da inserção sustentável no comércio eletrônico internacional e da melhoria de sua presença digital e a Amazon.com tem interesse em ampliar o número de empresas brasileiras exportando via plataforma, fornecendo treinamento para as empresas interessadas e democratizando a exportação via e-commerce internacional. Assim, a parceria decorre de interesses mútuos e é estratégica para ambas as instituições. Vamos qualificar mais e melhor”, concluiu Camila Paschoal.