Além de espaço para expor seus produtos, as empresas da delegação da Agência participam de reuniões com compradores estrangeiros em São Paulo. Empresas de pequeno porte têm espaço reservado
Nesta terça-feira (9 de abril) começou a Anuga Select Brazil, uma das maiores feiras de alimentos e bebidas das Américas, que ocorre em São Paulo. O presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Jorge Viana, participou das solenidades que marcam o início das agendas de negócios no evento. A feira está sendo realizado no Distrito Anhembi, entre os dias 9 e 11 de abril.
Em um único lugar, empresários e profissionais têm a oportunidade de avaliar novos fornecedores, participar de atrações e assistir apresentações de especialistas. Com o objetivo de maximizar o potencial de vendas internacionais do evento, a Agência convidou 12 importadores estrangeiros para integrar rodadas de negócios com uma delegação de 72 empresas brasileiras do setor.
O presidente da Agência, Jorge Viana, comentou durante sua participação na cerimônia de abertura do evento: "Para mim, esta edição da Anuga aqui em São Paulo é uma celebração da luta dos homens e mulheres que trabalham na produção de alimentos. E a Apex se orgulha de estar fazendo parte disso, trazendo compradores internacionais e promovendo estes produtos extraordinários que nosso país possui para o mundo todo". E continuou: "Também nos orgulhamos de estar trazendo empresas aqui que nunca vieram a uma feira, mas que agora estão tendo esta oportunidade, e me refiro a empresas de várias regiões do Brasil, inclusive Norte e Nordeste, que precisam ampliar suas exportações, pelo potencial incrível que possuem", concluiu Jorge Viana.
Uma das novidades em 2024 é a construção de uma “Mega Rodada de Negócios”, já que a rodada organizada pela ApexBrasil será totalmente integrada com o espaço de matchmaking da Anuga Select Brazil e com a rodada de negócios do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB). Assim, além dos 12 compradores convidados pela ApexBrasil, as empresas da delegação poderão se reunir 2 compradores selecionados pela feira, com os representantes das grandes redes supermercadistas e com os representantes das redes hoteleiras do FOHB.
Outra novidade nesta edição é o Brasil Trade Lounge (BTL), uma vitrine de produtos com apelo à brasilidade, à sustentabilidade e à saudabilidade. Do total de 72 empresas da delegação da ApexBrasil, 35 participam diretamente e outras 37 participam via BTL, que é um espaço reservado para as trading companies. Trata-se de uma iniciativa inovadora, desenvolvida em parceria com o Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras (CECIEx), que oferece a micro e pequenas empresas (MPEs) a oportunidade de expor seus produtos ao lado das grandes companhias e realizar negócios com os compradores.
Em 2023, as rodadas promovidas pela ApexBrasil geraram mais de 300 reuniões entre empresas brasileiras e compradores estrangeiros, resultando em quase US$ 8 milhões em vendas previstas em 12 meses.