Moda brasileira brilha em Milão e Nova York em setembro

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Empresas brasileiras participaram de cinco eventos de moda em Milão e dois em Nova Iorque, de 18 a 25 de setembro.

Em setembro, empresas brasileiras participaram da Semana de Moda de Milão, na Itália, e de eventos de moda em Nova York, nos EUA. A Agência Brasileira de Promoção de Exportações (ApexBrasil) levou empresas brasileiras a cinco eventos em Milão e dois eventos em NY para mostrar o que há de melhor na moda brasileira, de uma forma plural e completa: abrangendo itens de vestuário feminino e masculino dos mais diversos nichos, além de calçados, joias e acessórios. As iniciativas são uma parceria da ApexBrasil com a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Associação Brasileira de Estilistas (Abest) e Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit).

Brasil nas passarelas de Milão

A temporada de moda brasileira na Itália foi inaugurada na MICAN Milano (18 a 20/9) com foco em calçados, em que mais de 40 empresas e 60 marcas brasileiras de calçados mostraram seus produtos na Semana de Moda de Milão. Na sequência, seis marcas brasileiras desfilaram na Brazil Eco Fashion Week (20 a 22/9), mostrando que o Brasil está na vanguarda da moda sustentável.  Já no White Show (22 a 25/9), vitrine internacional de moda contemporânea, 16 marcas brasileiras participaram do evento que conecta empresas a compradores internacionais. Paralelamente, o Brasil também esteve presente nas feiras Lineapelle e Simac Tanning Tech (20 a 22/9), para promover o couro brasileiro e máquinas e tecnologias para as indústrias de calçados, artigos de couro e curtumes , junto aos projetos Brazilian Leather, em parceria com o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), e By Brasil Components, Machinery and Chemicals, em parceria com a Assintecal (Associação Brasileira de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos). A ApexBrasil também apoia a participação da marca Natural Cotton Color, em parceria com a Abit, no showroom Friends of the Earth (20 a 26/9).

A expressiva participação brasileira nesses eventos e na Semana de Moda de Milão é estratégica para o posicionamento da moda brasileira no mundo."Todos estes cinco eventos, promovidos pela ApexBrasil, não somente  dão a oportunidade ao mercado italiano, mas também para o global, de realmente explorar e descobrir a excitante oferta da moda brasileira: desde as últimas tendências de moda, cores e estilos até à inovação e sustentabilidade em toda a cadeia de fornecimento", comentou a Gerente de Indústria e Serviços da ApexBrasil, Maria Paula Velloso.

COTERIE e MAGIC NY

Tradicional evento em NY, a Coterie reúne designers, compradores e vendedores da indústria da moda desde 1986.  Este ano, o evento foi realizado de 18 a 20 de setembro, para apresentar as novidades em vestuário, acessórios e calçados femininos contemporâneos. Na mesma semana, a MAGIC Trade Show, especializada no mercado da Costa Leste norte-americana, apresentou acessórios, calçados e vestuário Mais de 30 empresas brasileiras participaram desses eventos para promover a moda brasileira no mercado norte-americano.

"Há espaço para crescimento no mercado norte-americano, especialmente com parceiros norte-americanos, uma vez que o Brasil pode ser uma alternativa positiva aos elevados custos de frete e expedição na Ásia. Os EUA classificaram-se como o segundo mais importante parceiro de exportação em volume para a indústria têxtil e de vestuário brasileira em 2020 - e o nosso objetivo ao trazer as 33 empresas para Nova Iorque é dar continuidade a esse impulso", disse o Coordenador de Indústria e Serviços II da ApexBrasil, André Limp.

A procura de calçado brasileiro também teve um aumento de 64,8% no valor das exportações nos primeiros sete meses de 2022. “O calçado fabricado no Brasil enviado para os EUA gerou US$ 181,8 milhões - um salto de 106,7% em valor em relação ao mesmo período do ano passado. O Brasil também aposta muito na produção de matérias-primas cultivados de forma sustentável, como é o caso do algodão, à medida que as tendências globais impulsionam a procura dos consumidores para produtos mais ecológicos. Os participantes da COTERIE e/ou MAGIC viram em Nova Iorque a sustentabilidade e o design de vanguarda das empresas brasileiras de moda e calçado", completou. 

A ApexBrasil, em parceria com as entidades conveniadas, também estará presente na Semana de Moda de Paris, de 30 de outubro a 3 de novembro, levando empresas a três feiras: Tranoi – vestuário (8 marcas), Premiere Classe – acessórios (8 marcas) e Splash – moda praia (5 marcas).

Tema: Promoção Comercial
Mercado: América do Norte — Europa
Setor de Exportação: Moda
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços: Não se aplica
Idioma de Publicação: Português

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