FIEMG e ApexBrasil levam 27 empresas em Missão Comercial à Índia

FIEMG e ApexBrasil levam 27 empresas em Missão Comercial à Índia

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Missão tem foco nas oportunidades de negócios e investimentos para empresas de Minas Gerais de múltiplos setores na Índia.

De 7 a 11 de novembro, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) irão levar 27 empresas mineiras dos setores de alimentos e bebidas, têxtil e confecção, metalurgia e mecânica, máquinas e equipamentos, eletroeletrônicos e ração animal, além de representantes do Sindiarroz e do Sindivest do estado em Missão Comercial à Índia. A ação é patrocinada pela Arcelor Mittal e conta com o apoio da Câmara Comércio Índia-Brasil, da Embaixada do Brasil em Nova Delhi e do Consulado do Brasil em Mumbai.

O objetivo da Missão é não só abrir novas oportunidades de negócios entre os dois países, como também apresentar oportunidades de investimentos em Minas Gerais (MG). A Missão, que tem como destino as cidades de Nova Delhi e Mumbai, terá uma agenda robusta que contará com o seminário ‘Business Gateway to Brazil’, rodada de negócios e visitas técnicas a fábricas, a centrais de abastecimentos e a lojas do varejo local. Além da Chief Operating Officer do Escritório ApexBrasil Oriente Médio e Norte da África, Tatiana Rieira, participam da Missão o Secretário de Desenvolvimento Econômico do Governo de MG, Fernando Passálio, o Presidente da FIEMG, Flavio Roscoe, o Presidente da Companha de Desenvolvimento do Estado de MG, Thiago Toscano, e o Diretor da Invest Minas, Ronaldo Barquette.

Segundo país mais populoso e sexta maior economia do mundo, a Índia é reconhecida por sua especialização em serviços de tecnologia da informação (TI). Com variação do PIB de 8,6% em 2021, a previsão é que o crescimento econômico indiano continuará robusto nos próximos anos. Dessa maneira, há oportunidade de diversificação das exportações brasileiras para a Índia, pois 76% da pauta concentram-se em petróleo bruto, gorduras e óleos vegetais e ouro. O Mapa de Oportunidades da ApexBrasil identificou oportunidades para 367 produtos brasileiros no mercado indiano, como couro, produtos químicos, especiarias e madeiras.

A ApexBrasil identifica a Índia como um dos países com grande potencial para exportações brasileiras a partir de 2022. Para isso, vem itensificando a capacidade de atuação no continente asiático com ações de inteligência de mercado, de qualificação e de promoção comercial. O intercâmbio bilateral chegou a US$ 11,53 bilhões em 2021, um aumento de 63,5% em relação ao ano anterior, de modo que a Índia se tornou o 5º maior parceiro comercial do Brasil.

Em agosto, o Ministro Indiano de Relações Exteriores, Dr. S. Jaishankar, esteve em Brasília e se reuniu com o Ministro Carlos França, também das Relações Exteriores. Na ocasião, ambos reconheceram a importância da produção e do comércio agropecuário para o desenvolvimento e a segurança alimentar, destacaram a importância de estabelecer comitê técnico sobre comércio agropecuário, com o objetivo de abordar questões específicas de acesso a mercados, medidas sanitárias e fitossanitárias e sistemas regulatórios, bem como trocar informações, conhecimentos e experiências neste campo.

Tema: Promoção Comercial — Atração de Investimentos Estrangeiros
Mercado: Ásia (Exclusive Oriente Médio)
Setor de Exportação: Alimentos e Bebidas — Máquinas e Equipamentos — Casa e Construção — Economia Criativa — Moda — Saúde — Serviços de Tecnologia
Setor de Investimento: Venture Capital e Private Equity — Petróleo e Gás — Energias renováveis — Real State — Infraestrutura
Setor de serviços: Não se aplica
Idioma de Publicação: Português

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Erro: