A indústria cerâmica brasileira vive um momento decisivo em sua trajetória de internacionalização. A renovação do convênio entre a Anfacer (Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) garante a continuidade do projeto Ceramics of Brazil até 2027 — e com ele, novas oportunidades para ampliar mercados, diversificar destinos e consolidar a presença do setor em cenários estratégicos.
Desde 2001, o Ceramics of Brazil tem sido a ponte entre as empresas brasileiras e o mercado global. O projeto já abriu frentes em importantes mercados, consolidando o Brasil como sexto mais exportador de cerâmica do mundo, com vendas para mais de 110 países. No último convênio, entre 2022 e 2024, as exportações brasileiras somaram 287,5 milhões de m² e alcançaram US$ 1,27 bilhões de dólares em receita, fortalecendo a imagem do Brasil como um dos maiores players mundiais.
A recente decisão dos Estados Unidos de adotar novas tarifas para produtos brasileiros reforça ainda mais a importância de diversificação da presença internacional, fundamental para reduzir riscos e sustentar o crescimento das exportações. Nesse novo biênio, 2025-2027, o projeto Ceramics of Brazil ampliará o suporte às empresas participantes, por meio de iniciativas que incluem presença em feiras e eventos internacionais, rodadas de negócios, missões comerciais e estudos de mercado.
A nova etapa do Ceramics of Brazil representa a continuidade de mais de 20 anos de um projeto setorial de sucesso e a construção de um futuro sólido para a indústria cerâmica nacional.
Sobre o Ceramics of Brazil
Criado em 2001, o projeto setorial da indústria brasileira de cerâmica, Ceramics of Brazil, é promovido pela Anfacer (Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), com o objetivo de promover as exportações brasileiras de revestimentos cerâmicos e louças sanitárias, apoiando a indústria cerâmica brasileira em seu esforço de inserção no mercado externo.
Mais informações: ceramicsofbrazil.com
Sobre a ApexBrasil:
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.
Para alcançar esses objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A agência também atua de maneira coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.