Últimos dias para visitar o Pavilhão do Brasil na Expo Osaka

06/10/2025
Expo Osaka 2025
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
Últimos dias para visitar o Pavilhão do Brasil na Expo Osaka
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Mais de 1,2 milhão de pessoas já passaram pelo Pavilhão e expectativa é superar a marca de 1,5 milhão até o encerramento no próximo dia 13 de outubro. 

Com o tema Designing Future Society for Our Lives” - ‘Projetando a Sociedade Futura para Nossas Vidas’-, a Expo 2025 Osaka entra na reta final. O Pavilhão do Brasil foi destaque nestes meses, atraindo mais de 1,2 milhão de pessoas. A expectativa é ultrapassar a marca de 1,5 milhão de visitantes até o encerramento, no próximo dia 13 de outubro. Desde a inauguração, no dia 13 de abril deste ano, o Pavilhão do Brasil, coordenado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) teve intensa programação recorde de números.  

Pelo espaço criado com a curadoria da diretora e cenógrafa Bia Lessa, passaram delegações de alto nível com mais de 700 convidados e autoridades como Rei da Espanha, Filipe VI; princesa Kako, do Japão; o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira; ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal de Contas da União (TCU); parlamentares e representantes da iniciativa privada e de entidades como Confederação Nacional do Trabalho (CNT); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) entre outras. 

Para o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, o Brasil cumpriu seu papel de protagonista num evento desta dimensão, com mais de 158 países. “Estamos muito orgulhosos de ver como o Brasil encantou o mundo na Expo Osaka e deixa um legado de que é possível construir um futuro melhor”, destacou. Lembrando que a presença brasileira no evento tem um componente mais que especial: em 2025 Brasil e Japão celebram 130 anos de relações diplomáticas.  

 

Extensa programação 

A programação temática movimentou o espaço com palestras, reuniões, debates, apresentações artísticas e atividades paralelas à visitação do espaço. Entre as ações, destaque para a comemoração do Dia Nacional do Brasil na Expo 2025 Osaka, celebrado em 21 de junho,  dentro da Semana do Brasil, de 20 a 28 de junho. A data, que impacto cerca de 25 mil pessoas, foi um momento especial para mostrar a diversidade cultural brasileira com dez horas de programação cultural organizada pela ApexBrasil, que incluiu shows, mostra de cinema e exposição fotográfica em homenagem aos 130 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Japão. O evento aconteceu em diversos palcos da Expo com artistas brasileiros renomados como Zeca Pagodinho, Arnaldo Antunes, Vitor Araújo, Mãeana e Lisa Ono.  

Agosto foi o mês dedicado ao agronegócio com experiências imersivas e gastronômicas, além de discussões sobre o papel do Brasil na segurança alimentar mundial. Esta iniciativa contou com a presença de representantes do TCU, Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão (MAFF), Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA)  Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE),  Associação Brasileira dos Produtores de Milho e Sorgo (ABRAMILHO), Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC), Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Associação Brasileira das Indústrias de Pescado (ABIPESCA), Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (ABRAPA), União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica) e TCU. 

De 24 a 30 de agosto, foi realizada a Semana da Mulher, na qual foi destacado o protagonismo do Brasil na promoção da igualdade de gênero e na inserção feminina no comércio internacional. A programação, desenvolvida em conjunto com o Ministério da Indústria, Comércio e Serviço (MDIC), o Ministério das Mulheres, a Rede Mulher Empreendedora, a ONU Mulheres do Brasil e a delegação brasileira do Women 20, reuniu lideranças femininas, especialistas e representantes de organizações internacionais.  As atividades realizadas no Pavilhão Brasil, no Expo Hall e no Pavilhão da Cartier colocaram em discussão a importância e os desafios do empoderamento econômico, sustentabilidade, tecnologia e políticas públicas para mulheres. Entre os parceiros estão Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT) e a Associação Brasileira de Estilistas (ABEST) 

Os encantos e as atividades do Pavilhão do Brasil foram destaque na mídia brasileira e estrangeira. Foram mais de 2086 menções, sendo 91 na imprensa brasileira e 1995 na estrangeira. No Brasil, foram inúmeras reportagens especiais com grande impacto em programas como Conversa com Bial e Jornal Nacional, na Rede Globo, além de publicações em jornais com peso internacional, como New York Times, entre outros.  

Além da coordenação geral da ApexBrasil, a participação brasileira na Expo foi organizada com o apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), e conta com parceria institucional da Vale. Entre os patrocinadores estão o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Confederação Nacional do Transporte (CNT), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Embratur, Banco do Brasil, Bradesco e Toyota.  

 

Cerimônia de encerramento do Pavilhão do Brasil 

No próximo dia 10 de outubro, o Pavilhão Brasil, vai realizar uma cerimônia de encerramento da participação na Expo 2025 Osaka para convidados.Nosso espaço encantou visitantes do mundo inteiro e foi palco de debates, palestras, eventos e fortalecimento da ‘marca Brasil’. Esta festa é uma maneira de agradecer todo o apoio fundamental, recebido de instituições e empresas ao longo dos seis meses, para a participação brasileira nesta Expo”, destaca o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, que estará presente para receber pessoalmente os convidados, ao lado da curadora do espaço brasileiro, a diretora e cenógrafa Bia Lessa. Para o diretor do Pavilhão Brasil, Pablo Lira, este encerramento marca a celebração dos resultados de um intenso trabalho em conjunto e deixa a reflexão sobre a importância da preservação da vida e da busca por um futuro sustentável. “Unimos arte, sustentabilidade e cultura para refletir sobre a fragilidade do planeta e o papel da humanidade na sua preservação”, destacou. O evento terá show da cantora Lisa Ono, considerada Embaixada da Bossa Nova para a Ásia. Nascida em terra brasileira, ela cresceu entre os dois países e é a representatividade dessa ponte de amizade entre o Brasil e o Japão. Lisa foi presença marcante em grandes momentos do Pavilhão Brasil, como National Day, ao lado de Zeca Pagodinho, Mãeana e Arnaldo Antunes, e Fashion Show. 

 

  • Confira aqui os detalhes da participação do Brasil na Expo Osaka 2025. 

  • Siga-nos no Instagram: @brazilexpo2025 

Tema: Não se aplica
Mercado: Ásia (Exclusive Oriente Médio)
Setor de Exportação: Não se aplica
Setor de Investimento: Não se aplica
Erro: