Brasil e Japão fortalecem cooperação estratégica em reunião da ApexBrasil e Jetro em Tóquio

08/10/2025
Institucional
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
Brasil e Japão fortalecem cooperação estratégica em reunião da ApexBrasil e Jetro em Tóquio
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Após o destaque do Pavilhão Brasil na Expo Osaka 2025, instituições alinham agenda conjunta para ampliar comércio e investimentos bilaterais 

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Japan External Trade Organization (Jetro) se reuniram nesta terça-feira (8/10), em Tóquio, para discutir os próximos passos da parceria entre Brasil e Japão. O encontro antecede o encerramento da Expo Osaka 2025, também no Japão. A participação brasileira, coordenada pela ApexBrasil, teve destaque com o Pavilhão Brasil, que deve receber mais de 1,5 milhão de visitantes até o encerramento, em 13 de outubro. 

“Estamos aqui no Japão para concluir o trabalho da ApexBrasil na Expo Osaka, que foi um sucesso, com mais de um milhão e meio de visitantes em nosso pavilhão. Agora, já pensamos na etapa seguinte: após a Expo e a visita do presidente Lula, a Apex tem muito trabalho a desenvolver junto com a Jetro, que é a nossa contraparte japonesa. Estamos organizando um plano para iniciar essa nova fase de cooperação no pós-Expo Osaka e pós-visita presidencial”, destacou o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana. 

A visita de Estado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Japão foi realizada em março deste ano. Entre os destaques, estiveram a assinatura de dez acordos e quase 80 instrumentos de cooperação entre os dois países e a realização do Fórum Empresarial Brasil–Japão, que contou com o apoio da ApexBrasil e reuniu mais de 500 empresários em Tóquio. 

Segundo Viana, o objetivo da reunião desta terça-feira foi intensificar o comércio bilateral. “A ideia é ampliar o comércio Brasil-Japão. São 130 anos de boas relações entre os nossos povos, nossos governos, mas agora nós temos muito trabalho pela frente para que a gente tenha mais empresas brasileiras vendendo para o Japão, fazendo comércio com o Japão e mais empresas japonesas investindo e fazendo comércio com o Brasil”, ressaltou. 

O diretor-executivo da Jetro, Norihiko Ishiguro, ressaltou a boa repercussão dos encontros recentes. “Participaram mais de 400 pessoas no Fórum Empresarial e a repercussão foi muito boa mesmo depois do evento. Tivemos muitos pedidos de informação no nosso escritório em São Paulo sobre startups e empresas japonesas querendo ir para o Brasil, contou. O executivo também agradeceu a participação brasileira na Expo Osaka 2025. A Expo em si foi um grande sucesso, felizmente vamos terminar no positivo, não no negativo. Eu gostaria muito de agradecer pela colaboração da ApexBrasil pelo pavilhão brasileiro”, disse Ishiguro.  

Para a gerente de Gestão Estratégica da ApexBrasil, Camila Takayanagi, o momento é de continuidade. “Agora a gente vai dar os próximos passos, os desdobramentos do que foi iniciado com a vinda do presidente Lula ao Japão, criando uma agenda de trabalho para aumentar o intercâmbio entre os dois países”, destacou.   

Sobre a Jetro 

Criada em 1958, a Japan External Trade Organization (Jetro) é vinculada ao governo japonês e atua no apoio ao comércio bilateral e na atração de investimentos. Atualmente, conta com 46 escritórios domésticos no Japão e 74 no exterior, em 54 países, incluindo o Brasil. 

Encerramento da Expo Osaka 2025   

No próximo dia 10 de outubro, o Pavilhão Brasil, vai realizar uma cerimônia de encerramento da participação na Expo 2025 Osaka para convidados.Nosso espaço encantou visitantes do mundo inteiro e foi palco de debates, palestras, eventos e fortalecimento da ‘marca Brasil’. Esta festa é uma maneira de agradecer todo o apoio fundamental, recebido de instituições e empresas ao longo dos seis meses, para a participação brasileira nesta Expo”, destaca o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, que estará presente para receber pessoalmente os convidados, ao lado da curadora do espaço brasileiro, a diretora e cenógrafa Bia Lessa.   

Com o tema “Designing Future Society for Our Lives” (“Projetando a Sociedade Futura para Nossas Vidas”), a Expo Osaka 2025 encerra em 13 de outubro. O Pavilhão Brasil, coordenado pela ApexBrasil, recebeu intensa programação de palestras, debates, reuniões de negócios, apresentações culturais e encontros com mais de 700 autoridades e convidados, com expectativa de ultrapassar 1,5 milhão de visitantes até o fim do evento. 

Tema: Atração de Investimentos Estrangeiros
Mercado: Ásia (Exclusive Oriente Médio)
Setor de Exportação: Não se aplica
Setor de Investimento: Não se aplica
Erro: