Após o destaque do Pavilhão Brasil na Expo Osaka 2025, instituições alinham agenda conjunta para ampliar comércio e investimentos bilaterais
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Japan External Trade Organization (Jetro) se reuniram nesta terça-feira (8/10), em Tóquio, para discutir os próximos passos da parceria entre Brasil e Japão. O encontro antecede o encerramento da Expo Osaka 2025, também no Japão. A participação brasileira, coordenada pela ApexBrasil, teve destaque com o Pavilhão Brasil, que deve receber mais de 1,5 milhão de visitantes até o encerramento, em 13 de outubro.
“Estamos aqui no Japão para concluir o trabalho da ApexBrasil na Expo Osaka, que foi um sucesso, com mais de um milhão e meio de visitantes em nosso pavilhão. Agora, já pensamos na etapa seguinte: após a Expo e a visita do presidente Lula, a Apex tem muito trabalho a desenvolver junto com a Jetro, que é a nossa contraparte japonesa. Estamos organizando um plano para iniciar essa nova fase de cooperação no pós-Expo Osaka e pós-visita presidencial”, destacou o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana.
A visita de Estado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Japão foi realizada em março deste ano. Entre os destaques, estiveram a assinatura de dez acordos e quase 80 instrumentos de cooperação entre os dois países e a realização do Fórum Empresarial Brasil–Japão, que contou com o apoio da ApexBrasil e reuniu mais de 500 empresários em Tóquio.
Segundo Viana, o objetivo da reunião desta terça-feira foi intensificar o comércio bilateral. “A ideia é ampliar o comércio Brasil-Japão. São 130 anos de boas relações entre os nossos povos, nossos governos, mas agora nós temos muito trabalho pela frente para que a gente tenha mais empresas brasileiras vendendo para o Japão, fazendo comércio com o Japão e mais empresas japonesas investindo e fazendo comércio com o Brasil”, ressaltou.
O diretor-executivo da Jetro, Norihiko Ishiguro, ressaltou a boa repercussão dos encontros recentes. “Participaram mais de 400 pessoas no Fórum Empresarial e a repercussão foi muito boa mesmo depois do evento. Tivemos muitos pedidos de informação no nosso escritório em São Paulo sobre startups e empresas japonesas querendo ir para o Brasil”, contou. O executivo também agradeceu a participação brasileira na Expo Osaka 2025. “A Expo em si foi um grande sucesso, felizmente vamos terminar no positivo, não no negativo. Eu gostaria muito de agradecer pela colaboração da ApexBrasil pelo pavilhão brasileiro”, disse Ishiguro.
Para a gerente de Gestão Estratégica da ApexBrasil, Camila Takayanagi, o momento é de continuidade. “Agora a gente vai dar os próximos passos, os desdobramentos do que foi iniciado com a vinda do presidente Lula ao Japão, criando uma agenda de trabalho para aumentar o intercâmbio entre os dois países”, destacou.
Sobre a Jetro
Criada em 1958, a Japan External Trade Organization (Jetro) é vinculada ao governo japonês e atua no apoio ao comércio bilateral e na atração de investimentos. Atualmente, conta com 46 escritórios domésticos no Japão e 74 no exterior, em 54 países, incluindo o Brasil.
Encerramento da Expo Osaka 2025
No próximo dia 10 de outubro, o Pavilhão Brasil, vai realizar uma cerimônia de encerramento da participação na Expo 2025 Osaka para convidados. “Nosso espaço encantou visitantes do mundo inteiro e foi palco de debates, palestras, eventos e fortalecimento da ‘marca Brasil’. Esta festa é uma maneira de agradecer todo o apoio fundamental, recebido de instituições e empresas ao longo dos seis meses, para a participação brasileira nesta Expo”, destaca o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, que estará presente para receber pessoalmente os convidados, ao lado da curadora do espaço brasileiro, a diretora e cenógrafa Bia Lessa.
Com o tema “Designing Future Society for Our Lives” (“Projetando a Sociedade Futura para Nossas Vidas”), a Expo Osaka 2025 encerra em 13 de outubro. O Pavilhão Brasil, coordenado pela ApexBrasil, recebeu intensa programação de palestras, debates, reuniões de negócios, apresentações culturais e encontros com mais de 700 autoridades e convidados, com expectativa de ultrapassar 1,5 milhão de visitantes até o fim do evento.