Brasil e Canadá fortalecem relações comerciais com lançamento de estudo inédito durante missão em Toronto

15/09/2025
Institucional

Por: Comunicação ApexBrasil

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Brasil e Canadá fortalecem relações comerciais com lançamento de estudo inédito durante missão em Toronto
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A ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) realizou na última semana uma missão empresarial ao Canadá, liderada pela diretora de Negócios, Ana Repezza, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e a Brazil-Canada Chamber of Commerce (BCCC). A programação incluiu rodadas de negócios entre empresas dos dois países, visitas técnicas e o lançamento do primeiro “Panorama de Comércio e Investimentos Brasil – Canadá 2025”, elaborado em conjunto com a Embaixada do Brasil no Canadá e a Embaixada do Canadá no Brasil.

A publicação inédita destaca que Brasil e Canadá, ambos entre as dez maiores economias do mundo, compartilham compromisso com a sustentabilidade e ampla complementaridade econômica. Além de possuírem vastos territórios e riqueza em recursos naturais, ambos os países têm valores comuns, como a diversidade cultural – incluindo o respeito às comunidades indígenas – e a importância de ambientes de negócios baseados em regras claras e previsíveis.

Segundo o estudo, mesmo diante de sucessivos recordes, ainda há amplo espaço para expansão no comércio bilateral. Em 2024, as exportações brasileiras ao Canadá somaram US$ 6,3 bilhões, com fluxo comercial de US$ 9,1 bilhões. Até agosto de 2025, o Brasil já exportou US$ 4,5 bilhões, cerca de 16% de crescimento em relação ao mesmo período do ano anterior.

Atualmente, a pauta de exportações brasileiras para o país é concentrada em ouro e alumina, enquanto o Canadá se destaca na venda de fertilizantes para o Brasil. O estudo aponta, no entanto, oportunidades em segmentos como frutas, amendoim, suco de laranja, café torrado, pescados, mel natural, vinhos, móveis e materiais de construção. Muitos desses produtos já atendem a requisitos rigorosos de acesso ao mercado norte-americano e têm alto potencial de inserção no mercado canadense, reconhecido por seu poder aquisitivo e exigência de qualidade.

Além da análise, a missão incluiu rodadas de negócios que reuniram, somente no primeiro dia, 25 empresas e entidades brasileiras e 40 compradores canadenses, reforçando a disposição de diversificação comercial entre os dois países.

“Este é um momento mais que oportuno para intensificar nossa presença no Canadá. O cenário internacional exige que o Brasil diversifique mercados, em um contexto de turbulência tarifária com os Estados Unidos e da retomada das negociações do Acordo Mercosul-Canadá, com perspectivas de concretização de negócios mapeados nos próximos meses”, destacou Ana Repezza.

O gerente de Inteligência da ApexBrasil, Gustavo Ribeiro, ressaltou que o relatório compõe estratégias de longo prazo ampliar as oportunidades de empresas brasileiras no mercado norte-americano

“O ‘Panorama’ mostra que, além dos setores tradicionais como mineração, siderurgia e aeronáutico, há espaço para que o Brasil conquiste novos nichos no Canadá, em áreas como biocombustíveis e energias renováveis, além de ampliar a presença de alimentos e bens de consumo. O mercado canadense é sofisticado e oferece espaço para produtos brasileiros de qualidade”, afirmou.

A missão no Canadá contou ainda com a participação dos representantes da ApexBrasil na América do Norte, Igor Brandão, General Manager do Escritório da ApexBrasil (EA) Miami, e Emanuel Teixeira, representante do EA São Francisco, reforçando a estratégia de integração entre América do Norte e Brasil para potencializar novas oportunidades de comércio e investimento.

Acesse o estudo no link

Tema: Inteligência
Mercado: América do Norte — Canadá
Setor de Exportação: Não se aplica
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços: Não se aplica
Erro: