A participação de empresários brasileiros do setor de cafés especiais, entre 24 e 27 de setembro, na SCAJ World Specialty Coffee Conference and Exhibition 2025, a maior feira do segmento na Ásia, e na rodada de negócios “Taste of the Harvest”, com 53 importadores locais convidados, em Tóquio, no Japão, pode render US$ 70,125 milhões em negócios, dos quais US$ 7,180 mi foram fechados presencialmente e outros US$ 62,945 mi são projetados para os próximos 12 meses.
Essas negociações foram realizadas por meio de 722 contatos comerciais – sendo 297 com novos parceiros – em ambas as ações, as quais integram as atividades do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”, realizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
Na SCAJ World Specialty Coffee Conference and Exhibition 2025, que contou com um público de 96 mil visitantes e 450 expositores de diversos países, o Brasil contou com um estande com sala de cupping para a degustação de lotes de cafés especiais de diversas origens produtoras do país, bancadas para exposição dos membros, brew bar, onde foram servidos cafés com diferentes perfis sensoriais, incluindo os da ação “Destaque BSCA”, que possuem nota acima de 87 pontos na escala global de avaliação de zero a 100, e uma sala de reuniões para a realização de negócios.
Já a rodada de negócios “Taste of the Harvest” reuniu os empresários brasileiros com os 53 importadores da região para a degustação de 25 lotes certificados pela BSCA. “Foi uma oportunidade incrível para o contato direto dos produtores com os potenciais compradores de seus cafés, fortalecendo relações e abrindo novas frentes comerciais em um dos principais países e continentes importadores dos cafés do Brasil”, destaca Vinicius Estrela, diretor executivo da BSCA.
O Japão figura, há anos, entre os principais destinos da exportação dos cafés do Brasil. Em 2024, os asiáticos importaram 2,211 milhões de sacas do produto, respondendo por 4,4% de todos os embarques e ocupando a quinta colocação no ranking. Desse total, 14,6% se referem a cafés especiais, ou 323 mil sacas, conforme dados do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé).
No acumulado dos oito primeiros meses de 2025, os japoneses já adquiriram 1,671 milhã de sacas do produto brasileiro, sendo o quarto principal comprador entre janeiro e agosto. Desse montante, 15,9%, ou 265 mil sacas, referem-se a cafés especiais.
“Em tempos de incertezas no mercado, com tarifaço imposto pelo governo dos Estados Unidos sobre o produto brasileiro, é crucial que sigamos estreitando laços e ampliando mercado com novos e tradicionais parceiros dos cafés especiais do Brasil, como o Japão”, conclui Estrela.
BRAZIL. THE COFFEE NATION
O projeto setorial "Brazil. The Coffee Nation", realizado pela BSCA em parceria com a ApexBrasil, tem como foco a promoção comercial do café especial brasileiro no mercado internacional, reforçando os pilares de qualidade, diversidade e sustentabilidade. A iniciativa tem o objetivo de apresentar o Brasil como uma nação dotada dos recursos naturais essenciais para o cultivo dos melhores cafés e que investe ativamente para atingir os mais altos requisitos de qualidade, de forma sustentável e em observância a rígidas normas de direito social e ambiental.
Uma das prioridades do projeto será investir em ações de qualificação e diversificação, com foco no apoio aos produtores de café canéfora (robusta e conilon) do país, nas certificações de qualidade e de sustentabilidade e nos cafés produzidos por mulheres, fomentando a equidade de gênero na cafeicultura brasileira e a capacitação de provadoras profissionais de café. O projeto atual tem como mercados-alvo: i) África do Sul, Austrália, China, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estados Unidos, França, Japão, Malásia, Polônia, Rússia e Taiwan para os cafés crus especiais; e ii) Canadá, Chile, China e Estados Unidos para os produtos da indústria de torrefação e moagem.
As empresas que ainda não fazem parte podem obter mais informações diretamente com a BSCA, através dos telefones (35) 3212-4705 / 99824-9845 / 99879-8943 ou do e-mail info@bsca.com.br.
SOBRE A APEXBRASIL
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.
Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
SOBRE A BSCA
Fundada em 1991, a Associação Brasileira de Cafés Especiais congrega pessoas físicas e jurídicas nos mercados interno e externo de cafés especiais, e busca difundir e estimular o aprimoramento técnico na produção, comercialização e industrialização desses produtos, além de promover, principalmente nas áreas cafeeiras, a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento ambiental sustentável através de programas, projetos e parcerias com entidades públicas e privadas, nacionais e estrangeiras.
A BSCA, como promotora e gestora da comunidade de cafés especiais no Brasil, em constante conexão com a comunidade global, tem a finalidade, por meio de parcerias para pesquisas, difusão de técnicas de controle de qualidade e com as promoções de produtos, de elevar os padrões de excelência dos cafés brasileiros oferecidos nos mercados interno e externo. A Associação foi pioneira na certificação e rastreabilidade dos cafés especiais brasileiros, por meio de selos de controle de qualidade, numerados individualmente e disponibilizados aos consumidores, e é a principal referência para os padrões que norteiam a certificação e o monitoramento de lotes de cafés especiais no Brasil.
Por todas as ações, iniciativas e cases de sucesso, a BSCA é reconhecida internacionalmente como a vanguarda da produção de cafés especiais no Brasil e sua atuação é contínua na promoção dos produtores e cafés brasileiros.