A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) anunciou a abertura de um novo escritório em Cuiabá (MT), em compromisso firmado durante visita do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, à sede da Agência em Brasília. A assinatura do acordo contou com a presença do presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, da diretora de Negócios, Ana Repezza, e do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Vilmondes Tomain.
O escritório funcionará na sede da Famato e deve iniciar suas atividades até o final de 2025. O objetivo é fortalecer a presença da ApexBrasil no estado que lidera a pauta do agronegócio nacional, responsável por mais de US$ 20 bilhões em exportações entre janeiro e agosto de 2025. A unidade também terá como missão atrair investimentos estrangeiros e apoiar a diversificação de mercados para empresas de diferentes portes, ampliando as oportunidades para pequenos e médios produtores rurais e empreendedores locais.
Durante o anúncio, o ministro Carlos Fávaro destacou a importância da iniciativa: “Este é um passo fundamental para levarmos aos mato-grossenses o trabalho da ApexBrasil, que tem sido um sucesso neste governo. Com a presença da Agência no estado, vamos estreitar ainda mais as relações do Brasil com o mundo, impulsionando a agropecuária e a agroindústria do Mato Grosso. O que acontecerá aqui será transformação, abrindo portas para os produtores rurais e fortalecendo nossa produção agrícola.”
O presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, reforçou que o novo escritório ajuda a reforçar a atuação na promoção comercial e atração de investimentos dos setores produtivos em todas as regiões do país.
A diretora de Negócios da ApexBrasil, Ana Repezza, ressaltou o impacto estratégico da nova unidade: “O Mato Grosso possui uma economia extremamente forte e estratégica para o Brasil. O escritório da ApexBrasil em Cuiabá será um canal direto para apoiar não apenas grandes empresas, mas também pequenas e médias, diversificando mercados e promovendo mais renda e desenvolvimento regional.”
Com essa iniciativa, a ApexBrasil reforça sua missão de apoiar empresas brasileiras no acesso a novos mercados internacionais, além de atrair investimentos que fortaleçam setores estratégicos da economia nacional, em especial o agronegócio, parte importante da economia do Mato Grosso.