Estão abertas as inscrições para empresas brasileiras de todos os setores interessadas em compor a delegação brasileira da missão empresarial ao Sudeste Asiático, que acontecerá nos dias 23 e 24 de outubro, em Jakarta, na Indonésia, e nos dias 25 e 26 de outubro, em Kuala Lumpur, na Malásia. A programação incluirá a realização de Fóruns Econômicos em cada uma das cidades, com o objetivo de explorar as relações comerciais e identificar oportunidades de cooperação comercial e econômica.
A Missão se insere à visita oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos dois países, que na Malásia participará ainda da reunião de cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) - bloco econômico integrado por Brunei, Camboja, Singapura, Filipinas, Indonésia, Laos, Malásia, Mianmar, Tailândia e Vietnã, além dos países observadores Papua-Nova Guiné e Timor Leste. Ao lado de Lula estará o presidente da Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e outras autoridades.
“Essa Missão Empresarial à Malásia e à Indonésia, que realizaremos ao lado do presidente Lula, é uma oportunidade única para aproximar o Brasil de dois mercados estratégicos do Sudeste Asiático, principalmente neste momento em que as relações econômicas globais estão em plena transformação. Estamos levando a força e a diversidade do nosso setor produtivo para dialogar com governos e empresários locais, identificar parcerias e abrir portas para os nossos produtos. Convido as empresas brasileiras a se juntarem a nós nessa iniciativa, que pode representar novos negócios, investimentos e a consolidação da presença do Brasil em uma das regiões mais dinâmicas do mundo”, destaca Jorge Viana, presidente da ApexBrasil.
Organizada pela ApexBrasil e pelo Ministério de Relações Exteriores (MRE), a Missão Empresarial Indonésia e Malásia reunirá empresários e autoridades para mapear oportunidades e desafios para produtos brasileiros na região, assim como discutir potenciais parcerias e investimentos entre o Brasil e os países membros da ASEAN.
Veja o mais recente estudo da ApexBrasil sobre o perfil de Comércio e Investimentos da ASEAN.
Oportunidades de negócios
Segundo o estudo Perfil de Comércio e Investimentos – Indonésia da ApexBrasil, publicado em novembro de 2024, o comércio bilateral entre Brasil e Indonésia alcançou US$ 5,6 bilhões em 2023, com destaque para exportações brasileiras de farelos de soja, açúcares e melaços, que juntos representaram mais de 66% das vendas, além do crescimento expressivo de produtos como celulose e minério de ferro. Ao mesmo tempo, o estudo identificou 315 oportunidades para exportação do Brasil ao país asiático, como produtos alimentícios e animais vivos, máquinas e equipamentos de transporte, produtos industriais e matérias primas não comestíveis.
“Temos oportunidade para crescer dentro da Indonésia e por isso o país agora é um dos nossos mercados alvo”, comenta Viana. “Em 2024, a participação da Ásia na produção mundial de calçados subiu para 88%. A Indonésia, por exemplo, é o 5o maior produtor mundial de calçados, onde o setor de couros do Brasil pode ter grandes oportunidades. A Malásia também oferece muitas oportunidades para o setor de couros brasileiro”, explica o presidente da ApexBrasil.
Nesse contexto, a Missão Empresarial organizada pela ApexBrasil durante a visita do presidente Lula ao país ganha especial relevância, ao reforçar a inserção de empresas brasileiras em um mercado de 274 milhões de consumidores e fortalecer a cooperação econômica bilateral.
SERVIÇO
Inscrições abertas para empresas brasileiras interessada em compor delegação de Missão Empresarial à Malásia e Indonésia
Mais informações: imprensa@apexbrasil.com.br