O Think Plastic Brazil, portfólio de soluções para o setor de produtos transformados em plástico no processo de internacionalização para os mercados-alvo, realizado por meio de uma parceria entre a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e o INP (Instituto Nacional do Plástico), reuniu entre os dias 8 e 12 de setembro de 2025, 27 empresas brasileiras do setor de plásticos transformados em Missão Comercial à Colômbia. A ação potencializou o mercado brasileiro como inovador e sustentável nas rodadas de negócios com compradores do país. Foram US$ 665 mil em negócios imediatos, há uma prospecção de US$ 4.682 milhões e quase 300 reuniões realizadas.
"A Missão Comercial à Colômbia reforçou o posicionamento do Brasil como referência em inovação e sustentabilidade no setor de plásticos transformados. O resultado expressivo de negócios imediatos e as perspectivas para os próximos meses mostram a força das nossas empresas e a importância de ações estratégicas de internacionalização. Estamos muito satisfeitos com a receptividade do mercado colombiano e confiantes de que essa aproximação abrirá novas oportunidades para o setor brasileiro", comenta Carlos Moreira, Diretor-Executivo do INP e de projetos do Think Plastic Brazil.
A abertura contou com a participação de Carlos Moreira, Diretor-Executivo do INP e de projetos do Think Plastic Brazil, e Paulo Silva, da ApexBrasil, além de compradores internacionais que compartilharam brevemente oportunidades em seus países.
A Colômbia continua sendo um mercado crucial para os plásticos transformados brasileiros. Em 2025, o país projetou um crescimento do PIB de 2,5%, com expectativa de atingir 2,8% em 2026, impulsionado pelo consumo privado, aumento das exportações e investimentos. A inflação diminuiu para 4,5% e o desemprego encerrou o ano anterior em 9,1%, o menor nível desde 2017. Carlos Moreira destaca que, "mesmo com desafios fiscais e alta informalidade, a economia colombiana demonstra claros sinais de recuperação e estabilidade, com ênfase nos setores agrícola, que cresceu 8,1% em 2024, e de turismo, que alcançou um recorde de 6,7 milhões de visitantes."
No setor de plásticos transformados, os dados de exportação das empresas associadas ao Think Plastic Brazil reforçam a relevância estratégica da Colômbia. Entre janeiro e julho de 2024, as exportações atingiram US$ 39,86 milhões, totalizando 30,17 milhões de quilos. No mesmo período de 2025, esses números aumentaram para US$ 46,82 milhões e 36,25 milhões de quilos, consolidando a Colômbia como o sétimo principal destino, superando mercados como Argentina, Chile e Bélgica. Esse crescimento em valor e volume indica uma demanda robusta e contínua.
Adicionalmente, o Think Plastic Brazil já implementou 20 ações no país, incluindo 18 feiras e dois projetos individualizados em Bogotá. Essas iniciativas resultaram em mais de 10 mil reuniões de negócios, com a participação de 339 empresas associadas. O saldo foi a concretização de US$ 10,3 milhões em negócios e uma projeção de mais de US$ 138 milhões, com um retorno de US$ 132,02 para cada dólar investido. Esses dados confirmam que a Colômbia não é apenas um mercado em expansão, mas também um parceiro comercial estratégico para o setor.
As empresas brasileiras participantes da missão foram: Agrovelper, Alklin, Alumínio Oliveira, Arthi, Astra S/A, Domus Design, Enerbras, Force, Fortlev, FRONTEC, Jaguar Plásticos, Lolly Brasil, MarGirius, Maxcril, Maxeb, Metaltru, Nitronplast, Nutriplan, <Ou>, Plasvale, Plásticos Rainha, Sanremo, São Bernardo, Sforplast, Tigre, Uninjet e Wyda.
Além das rodadas de negócios em Bogotá, as empresas também participaram de visitas técnicas, que proporcionaram uma visão aprofundada do mercado local e das oportunidades para o setor de plásticos transformados.
Sobre o Think Plastic Brazil
O Think Plastic Brazil começou suas atividades com 38 empresas e, ao longo dos últimos 20 anos, expandiu sua participação para mais de 250 empresas. Nesse período, o Portfólio promoveu 4.773 participações de empresas do setor em 240 projetos especificamente de Promoção Comercial, resultando em 64.366 reuniões. O impacto econômico foi significativo, com mais de US$ 1,247 bilhão em negócios gerados e um investimento total de US$ 12,338 milhões, alcançando um ROI impressionante de US$ 101,04 para cada dólar investido.
Para os interessados em se juntar ao Portfólio, entre em contato com Richard Assis pelo e-mail richard.assis@thinkplasticbrazil.com ou visite o site thinkplasticbrazil.com.
Sobre o INP
Fundado em 1989, o Instituto Nacional do Plástico (INP) surge em meio ao processo de globalização e da necessidade de tornar o mercado plástico mais competitivo internacionalmente. Sua força e representatividade se dão devido à união da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST), da Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM) e do Sindicato das Indústrias de Resinas Sintéticas no Estado de São Paulo (SIRESP).
O objetivo do INP, como entidade tecnológica setorial, é ser a vertente de toda a cadeia produtiva do plástico no Brasil. Para isso, a entidade mantém um extenso programa de qualificação da mão de obra, promove o acesso às mais modernas tecnologias, em especial às pequenas e médias empresas, e desenvolve Normas Técnicas para a fabricação de produtos com melhor qualidade.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.