A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) apresentou nesta quarta-feira, dia 19, em Bruxelas, na Bélgica, em parceria com o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), o catálogo de investimentos de projetos de mineração no Brasil. O documento foi apresentado pela diretora de Negócios da Agência, Ana Repezza, na sessão especial “Brasil como Parceiro Estratégico para Cadeias de Valor Sustentáveis em Matérias-Primas Críticas”, promovida durante a Raw Materials 2025, evento promovido pela Comissão Europeia pra tratar da agenda de mineração da União Europeia.
O documento apresenta 10 projetos para atrair investimentos estrangeiros no setor de mineração, com capacidade de investimento total de quase US$ 7 bilhões para os próximos anos. A iniciativa é uma entre ApexBrasil e Ibram e busca estimular a exploração e beneficiamento sustentável de minerais críticos e estratégicos no Brasil.
“Foram apresentados alguns destes projetos para steakholders e investidores europeus. Também passamos o dia trabalhando com equipes da Comissão Europeia para que a gente desenvolva um processo de aceleração destes projetos apresentando para fundos da região e contando com todo o suporte e facilitação da União Europeia para que estes investidores consigam minimizar seus riscos de investimentos no Brasil. É uma cooperação importante que surge aqui e que a gente espera ter resultados bem promissores para o nosso país”, destacou Repezza.
Ela explicou que projetos têm, em sua essência, estratégias de descarbonização e o atributo de sustentabilidade é muito relevante. “Estamos muito otimistas de que as discussões que temos tido esta semana aqui com a DG Inpower, a DG Growth e também com investidores europeus, levarão a uma relação mais próxima entre o Brasil e a União Europeia, especialmente porque estamos com grandes e positivas expectativas quanto à finalização do acordo União Europeia–Mercosul muito em breve”, afirmou a diretora.
O Brasil detém hoje algumas das maiores reservas do mundo em minerais críticos. Segundo o diretor de Assuntos Minerário do IBRAM, Júlio Nery, os projetos de mineração e de transformação mineral apresentados buscam atrair investimento estrangeiro de forma a adensar a nossa cadeia produtiva mineral no Brasil, sempre em linha com as políticas públicas do Nova Indústria Brasil.
Participaram da sessão especial autoridades, representantes de empresas, instituições financeiras e especialistas do setor mineral como: Ministério de Minas e Energia (MME), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), Universidade Federal de Catalão (UFCAT), FGV Europe, Brazilian Nickel, Comissão Europeia (DG INTPA), AMG Group e German Trade and Invest (GTAI).
Raw Materials Week
A Raw Materials Week é um evento anual que reúne representantes de instituições europeias, da indústria, de governos, do meio acadêmico e da sociedade civil para discutir os avanços mais recentes na política e na inovação relacionadas a matérias-primas na União Europeia.
Esta edição tem como foco o progresso na implementação do Critical Raw Materials Act, o avanço de projetos estratégicos, a agilização de processos de licenciamento e a mobilização de investimentos sustentáveis. As discussões centrais abordam a construção de cadeias de suprimentos estratégicas mais robustas e diversificadas, o fortalecimento da produção doméstica, a promoção da circularidade e o reforço de parcerias internacionais para ampliar a competitividade e construir um futuro industrial resiliente na Europa.
O governo brasileiro integrou a programação do evento na sessão dedicada à América Latina. O secretário adjunto de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTI, Osório Coelho Guimarães Neto, participa da abertura da sessão. Na sequência, o Coordenador-Geral de Minerais Estratégicos e Transição Energética no Setor Mineral do MME, Gustavo Santos Masili, integrou o Painel II, sobre lítio, enquanto o gerente de Mineração e Transformação Mineral do BNDES, Pedro Paulo Dias, participou do Painel III, dedicado aos elementos de terras raras.
Brasil como parceiro confiável e estratégico
O tema dos minerais críticos e estratégicos tem ganhado relevância global à medida que países buscam garantir segurança no fornecimento de insumos essenciais para a transição energética e a indústria de alta tecnologia. O Brasil se destaca nesse cenário por possuir algumas das maiores e mais ricas reservas do planeta, além de um histórico consolidado de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável e à inovação industrial, como a Nova Indústria Brasil e a Política Nacional de Minerais Críticos e Estratégicos (PNMCE), documento em processo de formalização. Com matriz energética predominantemente renovável e ambiente político estável, o Brasil se apresenta
como parceiro confiável e estratégico para o bloco europeu, especialmente com os avanços do Acordo Mercosul–União Europeia que deverá abrir novas oportunidades de cooperação econômica e tecnológica.
Programação completa do Raw Materials Week 2025: Acesse a agenda Assessoria de Imprensa da ApexBrasil – imprensa@apexbrasil.com.br
Contato imprensa: Maria Eduarda (71) 99178-7035
Imprensa@apexbrasil.com.br