Encerram no dia 1º de março as inscrições para a Anuga Alemanha 2025, a maior feira de alimentos e bebidas do mundo e da Europa. O pavilhão brasileiro é organizado por meio de parceria da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) com o Ministério da Agricultura (Mapa), Ministério das Relações Exteriores (MRE) e Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). A feira faz parte do calendário de feiras de alimentos e bebidas do 2º semestre. Há reserva de vagas para cooperativas ou empreendimentos da agricultura familiar.
Confira as regras que dispõem sobre tipos de estandes, serviços oferecidos, processo de seleção e forma de participação.
Comércio
A Alemanha é o terceiro maior fornecedor do Brasil, importando mais de US$13 bilhões do mercado alemão em 2023. Os produtos vindos da Alemanha são, quase que em sua totalidade (99,5%), bens da indústria de transformação. Já as exportações brasileiras estão concentradas em commodities. Café não torrado, farelos de soja e minérios de cobre e seus concentrados, as três maiores exportações brasileiras, representam mais de 50% do valor total.
Para promover o aumento das exportações brasileiras para a Alemanha, o Mapa de Oportunidades da ApexBrasil identifica mais de 470 oportunidades no país, em áreas como combustíveis minerais, máquinas e equipamentos de transporte, artigos manufaturados (alumínio, papel, laminados de ferro ou aço) e produtos alimentícios. Acesse o Perfil de Comércio e Investimentos Alemanha.