Já estão abertas as inscrições para webinar Direto do Mercado edição México

09/06/2025
Inteligência de mercado

Por: Coordenação de Comunicação

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
Já estão abertas as inscrições para webinar Direto do Mercado edição México
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

No dia 17 de junho, a websérie Direto do Mercado chega ao seu nono episódio de 2025, desta vez com foco no México, um dos principais parceiros comerciais do Brasil na América Latina. O evento, promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), será realizado de forma virtual, das 6h30 às 18h30, com o objetivo de apresentar oportunidades concretas para empresas brasileiras que desejam acessar ou ampliar sua atuação no mercado mexicano.

As inscrições já estão disponíveis por meio do sistema da ApexBrasil.

Durante o webinar, serão apresentados dados estratégicos sobre o comércio bilateral, as tendências de consumo e as principais oportunidades identificadas para produtos brasileiros. As empresas participantes também poderão conhecer os serviços oferecidos pela ApexBrasil para apoiar a inserção internacional de seus produtos. Veja a programação completa aqui.

Por que o México?

Segunda maior economia da América Latina — atrás apenas do Brasil —, o México é um mercado prioritário para a ApexBrasil, com 434 oportunidades comerciais identificadas por meio do Mapa de Oportunidades da Agência. Em 2024, o intercâmbio comercial entre Brasil e México somou aproximadamente US$ 13,6 bilhões. As exportações brasileiras chegaram a US$ 7,8 bilhões, com destaque para produtos como soja, carne de frango, café, veículos, motores e equipamentos de engenharia civil.

O México também se destaca como investidor no Brasil. Em 2023, o país alcançou um estoque de Investimento Estrangeiro Direto (IED) de US$ 15,5 bilhões, tornando-se o maior investidor latino-americano no Brasil. Esse valor representa um crescimento de 21,3% em relação ao ano anterior.

Além disso, medidas recentes do governo mexicano, como a isenção de impostos de importação sobre itens da cesta básica até o fim de 2025, abrem espaço para novos produtos brasileiros nos setores de alimentos, bebidas, higiene pessoal, rações e hortifrutigranjeiros. Para conferir o estudo completo, clique aqui.

Sobre o Direto do Mercado

Criada em 2021 pela Gerência de Competitividade da ApexBrasil, a websérie Direto do Mercado tem como objetivo apresentar mercados prioritários para as exportações brasileiras e apoiar empresas em suas decisões de internacionalização. Em 2025, já foram abordados países como Emirados Árabes Unidos, Japão, China, Indonésia, Espanha e África do Sul.

Com um total de 20 episódios previstos ao longo do ano, a série oferece conteúdo estratégico com base em estudos da Gerência de Inteligência de Mercado da Agência.

O público-alvo são empresas não exportadoras e exportadoras iniciantes, que buscam ampliar receitas e reduzir riscos por meio da diversificação de mercados. Acesse aqui o link para inscrição.

Tema: Qualificação Empresarial
Mercado: América Central e Caribe
Setor de Exportação: Não se aplica
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços: Não se aplica
Erro: