No dia 17 de junho, a websérie Direto do Mercado chega ao seu nono episódio de 2025, desta vez com foco no México, um dos principais parceiros comerciais do Brasil na América Latina. O evento, promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), será realizado de forma virtual, das 6h30 às 18h30, com o objetivo de apresentar oportunidades concretas para empresas brasileiras que desejam acessar ou ampliar sua atuação no mercado mexicano.
As inscrições já estão disponíveis por meio do sistema da ApexBrasil.
Durante o webinar, serão apresentados dados estratégicos sobre o comércio bilateral, as tendências de consumo e as principais oportunidades identificadas para produtos brasileiros. As empresas participantes também poderão conhecer os serviços oferecidos pela ApexBrasil para apoiar a inserção internacional de seus produtos. Veja a programação completa aqui.
Por que o México?
Segunda maior economia da América Latina — atrás apenas do Brasil —, o México é um mercado prioritário para a ApexBrasil, com 434 oportunidades comerciais identificadas por meio do Mapa de Oportunidades da Agência. Em 2024, o intercâmbio comercial entre Brasil e México somou aproximadamente US$ 13,6 bilhões. As exportações brasileiras chegaram a US$ 7,8 bilhões, com destaque para produtos como soja, carne de frango, café, veículos, motores e equipamentos de engenharia civil.
O México também se destaca como investidor no Brasil. Em 2023, o país alcançou um estoque de Investimento Estrangeiro Direto (IED) de US$ 15,5 bilhões, tornando-se o maior investidor latino-americano no Brasil. Esse valor representa um crescimento de 21,3% em relação ao ano anterior.
Além disso, medidas recentes do governo mexicano, como a isenção de impostos de importação sobre itens da cesta básica até o fim de 2025, abrem espaço para novos produtos brasileiros nos setores de alimentos, bebidas, higiene pessoal, rações e hortifrutigranjeiros. Para conferir o estudo completo, clique aqui.
Sobre o Direto do Mercado
Criada em 2021 pela Gerência de Competitividade da ApexBrasil, a websérie Direto do Mercado tem como objetivo apresentar mercados prioritários para as exportações brasileiras e apoiar empresas em suas decisões de internacionalização. Em 2025, já foram abordados países como Emirados Árabes Unidos, Japão, China, Indonésia, Espanha e África do Sul.
Com um total de 20 episódios previstos ao longo do ano, a série oferece conteúdo estratégico com base em estudos da Gerência de Inteligência de Mercado da Agência.
O público-alvo são empresas não exportadoras e exportadoras iniciantes, que buscam ampliar receitas e reduzir riscos por meio da diversificação de mercados. Acesse aqui o link para inscrição.