Objetivo foi trazer para trazer mais oportunidades de negócios para empresas brasileiras
No dia 20 de fevereiro, Victor Queiroz, gerente do Escritório Ásia-Pacífico da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), reuniu-se em Pequim com o Sr. Zhuang Rongliang, vice-prefeito e diretor da Base de Inovação do BRICS. Este encontro representou uma oportunidade para reforçar a cooperação entre China e Brasil, destacando o papel significativo do mecanismo de cooperação do BRICS em fomentar parcerias bilaterais.
Durante a reunião, Victor apresentou a ApexBrasil e delineou os principais projetos em andamento na China, que visam não apenas a promoção comercial e a atração de investimentos, mas também o intercâmbio em ciência e tecnologia e colaborações culturais. As discussões também abrangeram discussão sobre a Feira Internacional de Investimento e Comércio da China 2025 (CIFIT), a construção da Base de Inovação do BRICS e as ações possíveis no Ano da Cultura China-Brasil em 2026. A cooperação entre a ApexBrasil e empresas de Xiamen, especialmente com a Luckin Coffee, ficou em evidência, simbolizando as oportunidades de colaboração comercial.
Xiamen, sendo uma cidade estratégica dentro do mecanismo BRICS, lançou base da incubação China-BRICS em conectar o ecossistema de empreendedorismo, que já registrou um crescimento expressivo de 14,4% nas importações e exportações com os países do BRICS. Esta iniciativa representa um espaço promissor para o desenvolvimento de projetos de inovação conjunta entre Brasil e China, explorando áreas como sustentabilidade, tecnologia e comércio digital.
A reunião revelou o enorme potencial para aprofundar a cooperação industrial entre os dois países sob a atuação do BRICS, englobando setores que vão desde comércio e investimentos até ciência e inovação cultural.