Serão oferecidas 50 vagas para mentoras e 50 vagas para mentoradas que desejam começar a exportar. Inscrições até 10 de março
O Programa Elas Exportam, iniciativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), está com inscrições abertas para a sua 4ª Edição, que terá início em abril de 2025.
Com o objetivo de promover a conexão entre mulheres que querem começar a exportar e mulheres já experientes no mercado internacional, o Programa Elas Exportam visa impulsionar a participação feminina no comércio exterior.
O programa conecta mulheres empreendedoras experientes, que atuam como mentoras, a mulheres que estão iniciando sua jornada exportadora, as mentoradas. A partir da seleção das mulheres que farão parte da 4ª Edição do Programa, será realizado um cruzamento de dados, com base nos perfis das mentoradas e mentoras, a partir de aspectos como setor de atuação, destino das exportações e região geográfica. A correspondência entre perfis pretende garantir alinhamento e maximizar o impacto das mentorias. A troca de experiências e conhecimento promove o desenvolvimento profissional das lideranças e contribui diretamente para o sucesso do programa.
Os Editais de Seleção para ambos os perfis foram publicados pelo MDIC, no dia 12/02 e as inscrições para ambos os perfis estão abertas até o dia 10 de março. As mulheres que se candidatarem ao perfil de mentora terão a oportunidade de compartilhar conhecimento e contribuir diretamente para o desenvolvimento de empresas lideradas por mulheres.
Os requisitos para se candidatar como mentora do Programa Elas Exportam incluem experiência em comércio exterior ou áreas correlatas; compromisso e dedicação para orientar empreendedoras selecionadas e disposição para compartilhar conhecimento e inspirar mulheres a alcançar novos mercados.
A novidade desse ano é que as inscrições para mentoras ficarão abertas ao longo de todo o ano, permitindo a formação de um Banco de Mentoras. Em 2025, o Banco será acionado em dois momentos distintos: agora em março, para a formação do grupo de mentoras da 4ª Edição do Programa, e no segundo semestre, para a formação do grupo de mentoras da 5ª Edição do Programa. O edital de formação do banco poderá ser renovado por mais um ano, a critério da organização do programa, o que dará mais previsibilidade e tempo para a organização das candidatas.
Serão aceitas empresárias de quaisquer ramos de atividade que desejam exportar.
O lançamento da 4ª edição do Programa Elas Exportam reforça o compromisso do governo por mais inclusão e diversidade no comércio exterior. E as inovações desta edição demonstram que o programa segue evoluindo e se aprimorando, atento às necessidades e expectativas do seu público-alvo.
Tatiana Prazeres, secretária de Comércio Exterior
Já a diretora de Negócios da ApexBrasil, Ana Repezza, ressaltou a parceria entre a ApexBrasil e o MDIC na implementação do Programa Elas Exportam, o que demonstra a força do trabalho conjunto em prol da inclusão e do fortalecimento das mulheres empreendedoras no mercado internacional.
A 4ª edição vem para ampliar ainda mais esse impacto, levando novas empresas a se posicionarem globalmente.
Ana Repezza, diretora de Negócios da ApexBrasil
O Programa Elas Exportam se insere no escopo do Programa Mulheres e Negócios Internacionais e faz parte dos esforços empreendidos pela ApexBrasil e pelo Governo Federal para a promoção da equidade de gênero nas organizações.
Acesso aos Editais do Programa Elas Exportam:
Os Editais da 4ª Edição do Elas Exportam estão disponíveis nos links a seguir:
EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 2/2025 - Formação do Banco de Mentoras para o Programa Elas Exportam.
EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 3/2025 - Seleção de Mentoradas para a 4ª edição do Programa Elas Exportam.
Sobre o Elas Exportam
O Elas Exportam faz parte da Política Nacional de Cultura Exportadora (PNCE) e conta com benefícios alinhados à Estratégia Nacional de Propriedade Intelectual, como a parceria do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e da International Chamber of Commerce (ICC) Brasil para a realização de capacitação em propriedade intelectual. O programa também tem o apoio do Banco do Brasil (BB), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Sobre o Programa Mulheres e Negócios Internacionais
Criado em junho de 2023, o Programa Mulheres e Negócios Internacionais da ApexBrasil reúne diversas entidades parceiras para apoiar e promover a equidade de gênero no mercado internacional. Entre as atividades previstas pelo Programa estão ações de inteligência de mercado, capacitação, promoção comercial e atração de investimentos estrangeiros para empresas lideradas por mulheres. Além de ações oferecidas exclusivamente para mulheres, a ApexBrasil também tem incorporado a paridade de gênero em todas as suas atividades, com mecanismos que favorecem a maior participação de empresas lideradas por mulheres. Confira a landing page do Programa aqui.