Uma comitiva representando oficialmente o setor de importadores de couros e certificações para a indústria curtidora da Itália esteve recentemente em solo brasileiro, com recepção do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB). O grupo desembarcou no país para conhecer os avanços em sustentabilidade, melhores práticas e rastreabilidade da cadeia curtidora do país, com visitas técnicas em curtumes, frigoríficos e fazendas, além de reuniões de apresentação de dados e sistemas. Composta por representantes da UNIC (União Nacional da Indústria Curtidora Italiana) e do ICEC (Instituto Italiano de Certificação de Qualidade para o Setor de Couros), a comitiva foi acompanhada em toda a agenda por Rogério Cunha (Inteligência Comercial do CICB) e Ricardo Andrade (Sustentabilidade do CICB), e observou pontos ligados ao Regulamento Anti-desmatamento da União Europeia (EUDR).
Houve o apoio do projeto Brazilian Leather, uma parceria entre o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
A agenda se iniciou na capital paulista com apresentações de grandes grupos do setor de couros do Brasil sobre tecnologias, aprimoramento contínuo, conformidade e controles para matérias-primas e produção de couros no país.
Foi um momento muito positivo e didático sobre a sustentabilidade no Brasil, com representantes dos curtumes diretamente envolvidos em projetos de conformidade mostrando avanços e como estamos preparados para o atendimento de requisitos internacionais sobre garantias e registros.
Ricardo Andrade, representante da Sustentabilidade do CICB
Depois, o grupo seguiu para uma série de visitas presenciais em diferentes localidades do país, que demonstraram todos os processos de produção e as ferramentas apresentadas nas reuniões em São Paulo. A comitiva foi recepcionada em Xinguara (PA), Jales (SP) e Lins (SP) para visitas in loco. Participaram da missão, com apresentações e abertura de espaços para visitas das entidades italianas as empresas: Coming, Durli Couros, Fuga Couros, Grupo Viva, JBS Couros e Minerva Leather.
Para Rogério Cunha, a viagem dos representantes da UNIC e do ICEC ao Brasil oportunizou ainda mais a aproximação de parceiros comerciais e demonstrou de forma prática as particularidades da produção de couros do Brasil e seu padrão de qualidade. “Foi um momento importante de vivência prática do que fazemos e nossos altíssimos níveis de conhecimento e tecnologia na indústria. A Itália é uma grande e excelente parceira do couro, que se aproxima ainda mais do nosso trabalho com essa visita”, disse.
Cunha acrescenta que só em 2024, os importadores italianos responderam por 11,4% das exportações brasileiras de couros e peles, alcançado o terceiro lugar no ranking de maiores compradores (crescimento em valores de 5,7% em comparação com 2023). Quase 45% do couro comprado pela Itália a partir do Brasil é do tipo acabado ou semiacabado, ou seja, com maior valor agregado. A Itália é o maior importador de couros da Europa.
Sobre o Brazilian Leather
Projeto setorial de internacionalização do couro brasileiro, o Brazilian Leather é conduzido pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Várias são as estratégias de consolidação do produto nacional em mercados estrangeiros - incentivo à participação de curtumes nas principais feiras mundiais ligadas ao ramo e missões empresariais focadas ao estreitamento de relações entre fornecedores brasileiros e compradores de outros países são algumas delas. Mais informações em www.brazilianleather.com.br
Sobre a ApexBrasil
A ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
Sobre o CICB
O Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) é a entidade que representa as empresas que produzem couro no país. Desde 1957 – ano de sua fundação – o CICB busca o crescimento, a qualificação, o fortalecimento e a união do setor. O direcionador da organização é a sustentabilidade, por meio da qual a entidade atua em projetos de tecnologia e formação de novos profissionais, diálogo com entes governamentais, fazendo a interface das pautas da indústria com os poderes públicos, promoção comercial do couro e defesa de interesses, construção de reputação e promoção de imagem, qualificação técnica, de design e pesquisa e informação de mercado. Também atua com representação institucional, conexão e diálogo com a cadeia produtiva e realiza grupos de trabalho – Rastreabilidade e Comunicação – com associados em todo o país. "