Abiarroz integra missão oficial à China e reforça articulação pela abertura do mercado ao arroz brasileiro

30/05/2025
Notícias do Agro

Por: Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz)

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
Abiarroz integra missão oficial à China e reforça articulação pela abertura do mercado ao arroz brasileiro

Descrição da imagem: A fotografia mostra um grupo de nove pessoas (cinco homens e quatro mulheres) posando para a foto em frente ao estande da ApexBrasil na Feira Sial China 2025. Elas estão lado a lado, sorrindo para a câmera, usando crachás de identificação pendurados no pescoço, típicos de eventos e feiras. O fundo do estande é composto por uma parede azul vibrante com detalhes em amarelo e elementos decorativos em madeira clara. Há uma estrutura de prateleiras com vasos de plantas, contribuindo para uma atmosfera moderna e organizada. No canto esquerdo, vê-se uma placa com o logotipo da ApexBrasil, e à direita, uma grande curva amarela compõe o design visual da parede. O chão é revestido por carpete rosa, e o teto do estande tem vigas de madeira aparente. Acima do grupo, há um letreiro com caracteres em verde, aparentemente em mandarim. As pessoas estão bem vestidas, com roupas formais ou esportivas casuais, e algumas seguram sacolas de tecido promocionais com logotipos visíveis.

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Indústria orizícola busca estreitar laços com país asiático, que é o maior consumidor mundial do cereal

A Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) participou, neste mês, de uma missão oficial à China, com foco no avanço das tratativas para a abertura do mercado chinês ao arroz brasileiro. A viagem internacional teve o intuito de estreitar laços entre os países e contribuir para o avanço de um acordo fitossanitário — primeiro passo para viabilizar a exportação do grão beneficiado ao país asiático. A China é hoje a maior consumidora do cereal no mundo. 

A missão, que ocorreu em Pequim e incluiu encontros com autoridades chinesas e brasileiras, foi organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE). A comitiva também cumpriu agendas na cidade de Xangai e Hefei, organizadas no âmbito do projeto de exportação Brazilian Rice, com visitas técnicas às principais indústrias do setor orizícola, visita a uma lavoura de arroz e presença institucional na Feira Sial China 2025 — uma das três maiores exposições de alimentos do mundo, considerada referência para empresas que buscam entrar na Ásia e na China. 

Representando a Abiarroz, o diretor de Assuntos Internacionais da entidade, Gustavo Trevisan, esteve presente em evento com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, autoridades chinesas e representantes do setor privado. Em agenda institucional com o ministro da Agricultura e Pecuária do Brasil, Carlos Fávaro, durante a missão, teve a oportunidade de enaltecer as qualidades do arroz brasileiro. Ele também participou do painel “Diálogo Brasil-China sobre Segurança Alimentar”, promovido pela ApexBrasil.

Foi possível perceber um alinhamento muito forte entre os governos Brasil e China, com presença importante de autoridades e empresários — mais de 200 empresas brasileiras e 400 chinesas, de diferentes ramos, participaram. A missão foi estratégica: conseguimos avançar em pautas importantes e saímos com boas perspectivas.
Gustavo Trevisan, diretor de Assuntos Internacionais da Abiarroz

 

Visitas técnicas

Durante as visitas técnicas, a Abiarroz teve a oportunidade de conhecer o processo de seleção de grãos da fornecedora de tecnologia Anysort, o modelo de industrialização da Wilmar International e a operação de beneficiamento da COFCO, estatal chinesa de alimentos. Foi possível observar que, em termos de maquinário e tecnologia de indústria, o Brasil está em patamar semelhante ao chinês — com a diferença de que, na China, o uso de embalagens a vácuo é significativamente mais acessível. Já em relação a rastreabilidade e sustentabilidade, os padrões se mostraram equivalentes aos disponíveis à indústria orizícola nacional.

Atualmente, a China importa cerca de 2 milhões de toneladas de arroz por ano — especialmente dos tipos longo fino, produzido no Brasil, e quebrado — com origem majoritária na Tailândia, Vietnã e Camboja. Desde 2016, a Abiarroz atua em diversas frentes para incluir a indústria brasileira no rol de fornecedores.

“Ainda não é possível afirmar quando isso ocorrerá. Contudo, esperamos que o governo brasileiro mantenha os esforços para uma negociação favorável para ambos os países”, afirma a diretora da Abiarroz, Andressa Silva. “O Brasil tem plenas condições de atender à demanda chinesa com qualidade, competitividade e sustentabilidade. Essa missão foi estratégica para fortalecer os laços institucionais e demonstrar que o setor orizícola brasileiro está pronto para se tornar parceiro comercial da China”, complementou.

Desde 2009, a China é o maior parceiro comercial do Brasil. Entre os principais produtos enviados ao país asiático estão óleos brutos de petróleo, soja e minério de ferro, e concentrados. O Brasil, por sua vez, importa principalmente embarcações, equipamentos de telecomunicações, máquinas e aparelhos elétricos, além de válvulas.

 

Sobre a Abiarroz

Fundada em 2009, a Abiarroz tem por objetivo representar o segmento industrial orizícola nacionalmente em seus interesses junto às diversas esferas de poder. Atualmente, representa indústrias e cooperativas filiadas em diversas regiões do Brasil, que, juntas, são responsáveis por cerca de 80% do arroz beneficiado no país.

Por meio do projeto Brazilian Rice, atua na abertura de mercados e promove a imagem do arroz fora do país. Também desenvolve ações voltadas à sustentabilidade da atividade industrial orizícola, com enfoque na interlocução junto a entidades governamentais.

 

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

Tema: Promoção Comercial
Mercado: Ásia (Exclusive Oriente Médio)
Setor de Exportação: Alimentos, Bebidas e Agronegócios
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços:
Erro: