Dependência do Brasil de fertilizantes é tema do Fertilizer Latino Americano no Rio

24/01/2025
Investimentos

Por: Comunicação ApexBrasil

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Fertilizer Latino Americano, de 26 a 29 de janeiro, evento do qual participará a ApexBrasil, reunirá lideranças, influenciadores e tomadores de decisão de investimentos na área de fertilizantes

Começa neste domingo, 26, e vai até o dia 29, no Rio de Janeiro, o Fertilizer Latino Americano 2025 (FLA 2025), organizada pelo CRU Group, empresa privada de inteligência de negócios, em conjunto com a Argus. A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) terá um estande no evento e, juntamente com instituições como  EPE, Abiogas, Petrobras, Mapa, Sinprifert e Embrapa, realizará agendas de reuniões e acompanhará os debates sobre um tema crucial para o crescente agronegócio brasileiro: a dependência de importação de fertilizantes. A ApexBrasil reunirá contatos de alto nível com lideranças, influenciadores e tomadores de decisão na área de fertilizantes. A Agência apresentará um portfólio de oportunidades de investimentos para potenciais investidores internacionais.

O Fertilizer Latino-Americano reúne profissionais de fertilizantes da América Latina em um momento crucial do ano para o mercado fazer networking, negociar e conhecer as novas tendências e oportunidades. Este evento líder atraiu mais de 1000 partes interessadas de mais de 60 países, representando mais de 500 organizações quando foi realizado pela última vez no Rio de Janeiro em 2023.

Em 2023, cerca de 86% dos fertilizantes consumidos no Brasil - o equivalente a 39 milhões de toneladas - foram importados. Essa é atualmente a maior pauta de importação do Brasil, com valores equivalentes a 25 bilhões de dólares em 2022 e 15 bilhões em 2023. O consumo total de fertilizantes atingiu 45 milhões de toneladas, registrando um aumento de 4 milhões de toneladas em relação a 2022. Esse alto consumo destaca a necessidade de aumento da produção nacional de fertilizantes para aumentar a produtividade agrícola, uma tendência que tem sido fundamental para o desenvolvimento do setor de agronegócios do país.  

 

Plano Nacional dos Fertilizantes

O Plano Nacional dos Fertilizantes (PNF) foi revisado e atualizado em 2023 pelo Conselho Nacional de Fertilizantes e Nutrição de Plantas (Confert), com metas para superar a dependência externa do produto. A meta do PNF é chegar até 2050 com uma produção nacional capaz de atender cerca de 50% da demanda interna. Para alcançar esse objetivo, o PNF prevê a reativação de fábricas, incentivos a novas plantas industriais, investimento na produção de nutrientes sustentáveis, entre outras ações. O esforço do governo brasileiro é de trazer investimentos agro-socioambientais para descarbonização da produção industrial de fertilizantes no Brasil.

O plano projeta que o consumo nacional de fertilizantes ultrapassará 70 milhões de toneladas até 2050. Essa projeção é sustentada pela adoção pelo país de tecnologias agrícolas de alta eficiência e pelo compromisso de aumentar a produtividade por hectare. Dados recentes da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) reforçam ainda mais essas projeções.

 

Executivos influentes e impulso ao mercado nacional

O evento inclui apresentações dos executivos mais influentes que estão impulsionando esse mercado, perspectivas para a amônia verde, projetos de amônia e novas tecnologias de produção, desenvolvimentos de micronutrientes e fertilizantes organominerais,  impacto dos mercados de fertilizantes na agricultura regenerativa e mudanças climáticas, além do futuro da nutrição e da segurança alimentar. O tema foi um dos que mais movimentou, também no Rio, em julho do ano passado, a  Rio+Agro, que reuniu investidores estrangeiros e entidades nacionais representativas do agronegócio, e discutiu nossa dependência de importação de fertilizantes.

Parte das empresas internacionais que terão reuniões com a ApexBrasil já investe no agronegócio e na produção de energia verde no mercado brasileiros, possuem escritório ou até mesmo fábrica no Brasil. Mas diante do cenário atraente, a Agência observa o interesse dessas companhias para aportar novos investimentos ou até mesmo estabelecer novas filiais aqui no país – justamente para alcançar a meta do PNF. 

Exemplo disso é a Casale, empresa suíça de engenharia, desenho e construção de projetos de energia e fertilizantes, que abriu escritório no Brasil em 2024.
Helena Brandão, gerente de investimentos da ApexBrasil

 

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do País. Saiba mais em apexbrasil.com.br

 

Serviço

Evento: Fertilizer Latino Americano 2025.
Data: De 26 a 29 de janeiro.
Local: Windsor Oceânico Hotel - R. Martinho de Mesquita, 129, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.
Assessoria de Imprensa ApexBrasil – imprensa@apexbrasil.com.br

Tema: Atração de Investimentos Estrangeiros
Mercado: Não se aplica
Setor de Exportação: Alimentos, Bebidas e Agronegócios
Setor de Investimento: Outros
Setor de serviços:

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