Em 2022, os Estados Unidos compraram US$ 224,1 milhões em couros do Brasil. Foi um crescimento de 14,8% sobre o ano anterior, elevando os norte-americanos à segunda colocação entre as nações que mais importam couro brasileiro (tinham ficado na terceira posição em 2021, atrás de China/Hong Kong e Itália). Agora, em 2023, na feira Lineapelle New York, que ocorreu nos dias 19 e 20 de julho, novos marcos dão destaque aos Estados Unidos e à indústria do couro do Brasil: registrou-se a perspectiva de mais de US$ 19 milhões em negócios após o evento entre os 15 curtumes brasileiros expositores.
A ação tem o apoio do Brazilian Leather, projeto de incentivo à participação do país no comércio internacional realizado pela parceria entre o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
Isoladamente, os Estados Unidos compraram 18,4% de todo o couro brasileiro exportado em 2022. Letícia Luft, gerente do projeto Brazilian Leather, destaca a importância da feira Lineapelle New York nesse cenário: “Trata-se do evento norte-americano mais conectado com a moda e materiais tecnológicos e de qualidade superior, como é o caso do couro. A Lineapelle New York é um ponto de referência para as grandes marcas com sede nos Estados Unidos, então há uma convergência com a promoção comercial do Brazilian Leather e suas empresas”, detalha.
Também durante a Lineapelle New York, o espaço do Brazilian Leather foi visitado por representantes ligados à promoção das exportações e diplomacia do Brasil. Estiveram no local, conhecendo as empresas brasileiras: o cônsul-geral do Brasil em Nova Iorque, embaixador Adalnio Senna Ganem, o diretor de gestão corporativa da ApexBrasil Floriano Pesaro, e o analista de negócios do escritório da ApexBrasil em Miami Gustavo Loreto.
Em breve, o couro do Brasil parte para outra importante feira, em um mercado de extrema relevância: será a All China Leather Exhibition, em Xangai, na China, entre os dias 29 e 31 de agosto. Há uma grande expectativa para essa ação: a última participação do Brazilian Leather no evento foi em 2019. Rever clientes presencialmente, avaliar o mercado e conhecer novas oportunidades estão na pauta dos curtumes participantes.
Sobre o Brazilian Leather
Projeto setorial de internacionalização do couro brasileiro, o Brazilian Leather é conduzido pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Várias são as estratégias de consolidação do produto nacional em mercados estrangeiros - incentivo à participação de curtumes nas principais feiras mundiais ligadas ao ramo e missões empresariais focadas ao estreitamento de relações entre fornecedores brasileiros e compradores de outros países são algumas delas. Mais informações em www.brazilianleather.com.br
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Contato para imprensa: Jessica Fontoura / press@brazilianleather.com.br / (51) 99313-3649