Indústria brasileira de máquinas agropecuárias reafirma estratégia de expansão durante a NAMPO Show e consolida presença no mercado sul-africano

30/05/2025
Notícias da Indústria e Serviços

Por: Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ)

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
Indústria brasileira de máquinas agropecuárias reafirma estratégia de expansão durante a NAMPO Show e consolida presença no mercado sul-africano

Descrição da imagem: Grupo diverso de pessoas posa sorridente em frente ao "Pavilhão Brasil", da ApexBrasil, durante evento ao ar livre.

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Empresas apoiadas pelo projeto setorial Brazil Machinery Solutions alcançam resultados comerciais 56% maiores na principal feira agrícola do continente

As nove companhias brasileiras da indústria de máquinas e equipamentos agropecuários que participaram da rodada de negócios da NAMPO Show 2025, realizada entre os dias 13 e 16 de maio, em Bothaville, na África do Sul, geraram US$ 5,9 milhões em negócios realizados e esperados para os próximos doze meses. O resultado é 56% maior que os US$ 3,3 milhões obtidos na edição de 2024.

A iniciativa do projeto setorial de fomento à exportação Brazil Machinery Solutions (BMS), resultado de uma parceria entre a ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), contou com a presença das empresas: Almeida (representada pela IBS Comex); Baldan; Germek; Indutar; Inroda; MagnoJet; e Piccin Equipamentos.

Elas apresentaram seus lançamentos e novidades para compradores, distribuidores, atacadistas e revendedores vindos da África do Sul, Angola, Botswana, Moçambique, Zâmbia e Zimbábue, que estavam entre os mais de 87 mil visitantes que circularam pelo parque de exposições durante os quatro dias de feira.

O principal objetivo da ação foi consolidar a imagem do Brasil como um fornecedor competitivo e inovador de máquinas e equipamentos agropecuários, além de ampliar sua presença no mercado sul-africano — que atualmente ocupa a 11ª posição entre os principais destinos das exportações brasileiras neste segmento, com US$ 35,5 milhões movimentados em 2024. Patrícia Gomes, Diretora-Executiva de Mercado Externo da ABIMAQ faz uma avaliação positiva da participação brasileira no evento:

“A indústria brasileira de máquinas e equipamentos agropecuários se destaca internacionalmente. O Brasil é reconhecido como um grande competidor no segmento, e as empresas brasileiras fazem jus a essa reputação ao fornecer soluções que abrangem desde a agricultura familiar até a comercial.

O Brazil Machinery Solutions tem a satisfação de ser o parceiro que possibilitou o acesso a muitos dos mercados onde as empresas brasileiras atuam atualmente. A África do Sul é um exemplo de país em que passamos pelo ciclo de incubação de diversas empresas que hoje operam de forma independente no mercado.

O posicionamento brasileiro no mercado sul-africano é um trabalho em progresso. Sabemos que ainda há espaço para reforçar a presença do Brasil, por meio da inserção de novas marcas brasileiras. É justamente isso que estamos fazendo na  NAMPO Show: criando oportunidades para que novas empresas brasileiras diversifiquem sua atuação e ampliem sua presença global, além de reforçar a posição do Brasil como parceiro comercial no continente africano

 

Maior feira agrícola da África

Realizada anualmente em Bothaville — cidade conhecida como a capital sul-africana do milho — a NAMPO Show é a maior feira agrícola do continente africano. O tema desta 57ª edição do evento foi: “Agricultura Global Local" (em tradução livre), que reflete a ideia dos organizadores de oferecer aos produtores agrícolas locais a oportunidade de integrarem uma rede global de conhecimento, como estratégia de resiliência, competitividade e sustentabilidade.

O evento foi realizado na NAMPO Park, com área de 400 mil m², e recebeu 900 expositores de todo o mundo. A programação de eventos incluiu a realização de rodas de conversa sobre tópicos agrícolas locais e internacionais, feira de artesanato local, desfiles de gado e até uma pista de aventura para demonstrações de veículos off-road. Além disso, a feira também ofereceu um amplo cardápio de opções gastronômicas, seja em restaurantes ou em barracas de comida administradas por escolas e organizações comunitárias. Os visitantes que desejaram acampar no parque de exposições, uma das peculiaridades deste evento, contaram com um novo parque de caravanismo, com 100 barracas.

 

Sobre o Brazil Machinery Solutions

Fruto da parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), o Programa Brazil Machinery Solutions visa a promoção das exportações brasileiras de máquinas e equipamentos, assim como fortalecer a imagem do Brasil como fabricante de bens de capital mecânico com tecnologia e competitiva. O Programa BMS é composto por empresas fabricantes de máquinas e equipamentos de diversos setores, como o agrícola, têxtil, de mineração, plástico, embalagens, entre outros. Mais informações: www.brazilmachinery.com

 

Sobre a ABIMAQ

A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) foi fundada em 1937, com o objetivo de atuar em favor do fortalecimento da indústria nacional, mobilizando o setor, realizando ações junto às instâncias políticas e econômicas, estimulando o comércio e a cooperação internacionais e contribuindo para aprimorar seu desempenho em termos de tecnologia, capacitação de recursos humanos e modernização gerencial. Mais informações: www.abimaq.org.br

 

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para a atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos, visando o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país. Mais informações: apexbrasil.com.br

Informações para a Imprensa

Gabriel Rajão

gabriel@maestrices.com.br

+55 11 970 240 325

 

Vitor Lillo

vitor@maestrices.com.br

+55 11 998 270 808

Tema: Promoção Comercial
Mercado: África do Sul
Setor de Exportação: Máquinas e Equipamentos
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços:
Erro: