Empresas apoiadas pelo projeto setorial Brazil Machinery Solutions alcançam resultados comerciais 56% maiores na principal feira agrícola do continente
As nove companhias brasileiras da indústria de máquinas e equipamentos agropecuários que participaram da rodada de negócios da NAMPO Show 2025, realizada entre os dias 13 e 16 de maio, em Bothaville, na África do Sul, geraram US$ 5,9 milhões em negócios realizados e esperados para os próximos doze meses. O resultado é 56% maior que os US$ 3,3 milhões obtidos na edição de 2024.
A iniciativa do projeto setorial de fomento à exportação Brazil Machinery Solutions (BMS), resultado de uma parceria entre a ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), contou com a presença das empresas: Almeida (representada pela IBS Comex); Baldan; Germek; Indutar; Inroda; MagnoJet; e Piccin Equipamentos.
Elas apresentaram seus lançamentos e novidades para compradores, distribuidores, atacadistas e revendedores vindos da África do Sul, Angola, Botswana, Moçambique, Zâmbia e Zimbábue, que estavam entre os mais de 87 mil visitantes que circularam pelo parque de exposições durante os quatro dias de feira.
O principal objetivo da ação foi consolidar a imagem do Brasil como um fornecedor competitivo e inovador de máquinas e equipamentos agropecuários, além de ampliar sua presença no mercado sul-africano — que atualmente ocupa a 11ª posição entre os principais destinos das exportações brasileiras neste segmento, com US$ 35,5 milhões movimentados em 2024. Patrícia Gomes, Diretora-Executiva de Mercado Externo da ABIMAQ faz uma avaliação positiva da participação brasileira no evento:
“A indústria brasileira de máquinas e equipamentos agropecuários se destaca internacionalmente. O Brasil é reconhecido como um grande competidor no segmento, e as empresas brasileiras fazem jus a essa reputação ao fornecer soluções que abrangem desde a agricultura familiar até a comercial.
O Brazil Machinery Solutions tem a satisfação de ser o parceiro que possibilitou o acesso a muitos dos mercados onde as empresas brasileiras atuam atualmente. A África do Sul é um exemplo de país em que passamos pelo ciclo de incubação de diversas empresas que hoje operam de forma independente no mercado.
O posicionamento brasileiro no mercado sul-africano é um trabalho em progresso. Sabemos que ainda há espaço para reforçar a presença do Brasil, por meio da inserção de novas marcas brasileiras. É justamente isso que estamos fazendo na NAMPO Show: criando oportunidades para que novas empresas brasileiras diversifiquem sua atuação e ampliem sua presença global, além de reforçar a posição do Brasil como parceiro comercial no continente africano
Maior feira agrícola da África
Realizada anualmente em Bothaville — cidade conhecida como a capital sul-africana do milho — a NAMPO Show é a maior feira agrícola do continente africano. O tema desta 57ª edição do evento foi: “Agricultura Global Local" (em tradução livre), que reflete a ideia dos organizadores de oferecer aos produtores agrícolas locais a oportunidade de integrarem uma rede global de conhecimento, como estratégia de resiliência, competitividade e sustentabilidade.
O evento foi realizado na NAMPO Park, com área de 400 mil m², e recebeu 900 expositores de todo o mundo. A programação de eventos incluiu a realização de rodas de conversa sobre tópicos agrícolas locais e internacionais, feira de artesanato local, desfiles de gado e até uma pista de aventura para demonstrações de veículos off-road. Além disso, a feira também ofereceu um amplo cardápio de opções gastronômicas, seja em restaurantes ou em barracas de comida administradas por escolas e organizações comunitárias. Os visitantes que desejaram acampar no parque de exposições, uma das peculiaridades deste evento, contaram com um novo parque de caravanismo, com 100 barracas.
Sobre o Brazil Machinery Solutions
Fruto da parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), o Programa Brazil Machinery Solutions visa a promoção das exportações brasileiras de máquinas e equipamentos, assim como fortalecer a imagem do Brasil como fabricante de bens de capital mecânico com tecnologia e competitiva. O Programa BMS é composto por empresas fabricantes de máquinas e equipamentos de diversos setores, como o agrícola, têxtil, de mineração, plástico, embalagens, entre outros. Mais informações: www.brazilmachinery.com
Sobre a ABIMAQ
A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) foi fundada em 1937, com o objetivo de atuar em favor do fortalecimento da indústria nacional, mobilizando o setor, realizando ações junto às instâncias políticas e econômicas, estimulando o comércio e a cooperação internacionais e contribuindo para aprimorar seu desempenho em termos de tecnologia, capacitação de recursos humanos e modernização gerencial. Mais informações: www.abimaq.org.br
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.
Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para a atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos, visando o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país. Mais informações: apexbrasil.com.br
Informações para a Imprensa
Gabriel Rajão
gabriel@maestrices.com.br
+55 11 970 240 325
Vitor Lillo
vitor@maestrices.com.br
+55 11 998 270 808