Levar a moda sustentável do Brasil e colocar em evidência o empoderamento feminino na França, mercado referência para o setor. Este foi o propósito da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasi) ao promover estilistas brasileiras de cinco marcas que trabalham com moda sustentável a apresentarem suas criações a compradores franceses interessados em ampliar negócios no setor durante o evento "Brasil, criativo por natureza", organizado pela Agência, em parceria com a Associação Brasileira de Estilistas (Abest), no restaurante Café de ¡'Homme, em Paris, nesta quarta-feira, dia 4.
O evento, paralelo à visita de Estado do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva à França, teve a presença das primeiras-damas do Brasil, Janja Lula da Silva, e da França, Brigitte Macron, recebidas pelo presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, e pela diretora de Negócios, Ana Repezza.
Para o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, o Brasil reafirma seu protagonismo no cenário internacional com uma agenda positiva e baseada no talento das brasileiras. Ele lembrou que a primeira-dama Janja costuma incentiver estilistas brasileiras e faz questão de usar suas criações.
Queríamos realizar um evento que promovesse o talento das mulheres que fazem a representação do Brasil, produzindo peças com design o sustentabilidade. Para mim, é uma honra fazer este evento, que inaugura o Ano do Brasil na França. Apresentamos cinco marcas de mulheres talentosas que vem de diferentes regiões do país e também a culinária brasileira com a Morena Leite em uma agenda que carrega o bom gosto do brasileiro.
Jorge Viana, presidente da ApexBrasil
A primeira-dama brasileira é uma incentivadora da moda sustentável produzida por mulheres das mais diversas regiões do Brasil. Ela costuma se vestir com criações dessas estilistas, muitos ainda pouco conhecidas do grande público. O objetivo é incentivar lideranças femininas, em geral de pequenos negócios, que buscam ampliar suas vendas e conquistar novos mercados.
Na ApexBrasil, a iniciativa faz parte do programa Mulheres e Negócios Internacionais, que atende empresas liderados por mulheres e oferece a elas oportunidades de negociar seus produtos no exterior. A diretora de Negócios da ApexBrasil, Ana Paula Repezza, ressalta que os consumidores franceses têm muito interesse por produtos de nicho, o que abre uma oportunidade para a moda brasileira fechar mais negócios.
Tudo que está sendo apresentado tem a característica do impacto social de ser empreendimentos liderados por mulheres, mas também com materiais sustentáveis e que trazem uma riqueza muito grande para o potencial da moda brasileira. Quando trazemos uma moda baseada em características de sustentabilidade com materiais diferenciados, isso chama muita a atenção dos franceses. A partir desse evento de promoção da moda brasileira na França, conseguiremos concluir muitos negócios e gerar impacto muito importante para esta e outras marcas brasileiras.
Ana Paula Repezza, diretora de Negócios da ApexBrasil
O menu do coquetel ficou a cargo da renomada chet Morena Leite, que escolneu Produtos tpicamente brasileiros com toque trancés. O evento foi a união de dois setores relevantes do mercado da França: gastronomia e moda, mostrando o quanto o Brasil é competitivo nestes segmentos. As estilistas que apresentaram suas criações representam a diversidade regional e cultural do Brasil: Angela Brito, Flávia Aranha, Marina Bitu, Rafaela Canielo e Celina Hissa.
O curador da apresentação brasileira, Bruno Simões, destaca o papel da ApexBrasil no apoio à economia criativa, como design, a moda e a arte.
"Temos um apoio não apenas de investimentos e infraestrutura, mas também de acreditar nessa marcas. É importante para elas neste processo de conquistar mercados e se mostrar para o mundo ter uma instituição como essa que acredita nelas e as promove. Isso dá uma força e uma motivação para crescerem e se expandirem ainda mais. Temos aqui o grande berço da moda. Para estas marcas, com uma linguagem e origem brasileiras, além de discursos e mateirais, estar se apresentando nesse palco é um privilégio enorme.
Bruno Simões, curador