O Brasil teve uma marcante participação como país convidado de honra na Expoartesanías 2024, em Bogotá (Colômbia), alçando o artesanato brasileiro a novos patamares. A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos foi responsável pelo Pavilhão Brasil, um estande de 285 m², que apresentou ao público internacional uma curadoria de 291 peças artesanais produzidas por 77 iniciativas femininas, incluindo cooperativas, associações, empresas e organizações indígenas e quilombolas, sendo mais de 100 artesãs de 23 estados brasileiros.
A ação, organizada pela ApexBrasil, contou com a curadoria da arquiteta Roberta Borsoi e destacou a diversidade do artesanato brasileiro em categorias como moda, cestaria, cerâmica, decoração, instrumentos musicais, entre outras. O diferencial da participação brasileira foi o atendimento direto ao público consumidor final, além da estrutura de suporte à exportação, que proporcionou a muitas artesãs a primeira experiência de venda internacional.
Com o apoio do Sebrae Nacional e da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (ADEPE), cerca de 20 artesãs estiveram presentes na Colômbia para conhecer a Expoartesanías 2024 e prestigiar a exposição de suas obras no Pavilhão Brasil.
A presença brasileira na Expoartesanías 2024 rendeu resultados expressivos tanto em visibilidade quanto em negócios. O evento possibilitou não apenas vendas diretas, mas também projeções promissoras para o futuro do artesanato nacional no mercado internacional. Confira destaques:

A ação envolveu uma ampla articulação institucional com órgãos estratégicos para o fortalecimento do setor, como o Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), Ministério das Mulheres, Sebrae Nacional, entre outros 12 parceiros públicos e privados.
O Pavilhão Brasil na Expoartesanías 2024 foi palco também do lançamento do Programa Brasil Feito à Mão, que tem como objetivo criar e consolidar projetos que garantam a jornada completa de artesãs e artesãos brasileiros para o exterior, com foco na competitividade exportadora e geração de emprego e renda. A partir dessa iniciativa, a ApexBrasil vem estruturando ações no âmbito do Programa e se prepara para as próximas etapas do Brasil Feito à Mão em 2025. Confira as ações previstas:
Jornada Exportadora Lisboa – 30/06 a 04/07, durante a Feira Internacional de Artesanato, de Lisboa.
Missão internacional com visitas técnicas, seminários e rodada de negócios com compradores europeus. Participação voltada a artesãos e lojistas, com passagens custeadas pelo Sebrae. Para se inscrever, basta clicar aqui.
FENEARTE – 9 a 20 de julho
Encontro com artesãs participantes da Expoartesanías 2024 no Espaço Janete Costa. Demais informações serão divulgadas em breve
New York Now – 3 a 5 de agosto de 2025, no âmbito do Programa Mais Feiras.
A feira NY NOW é o evento de atacado B2B onde marcas se conectam de forma estratégica para impulsionar seus negócios e transformar suas trajetórias. Presentes & Estilo de Vida, Joias, Acessórios e Homeware. Empresas de artesanato brasileiro terão isenção na taxa de participação para expor na feira. Para se inscrever, basta clicar aqui.
Exporta+ Brasil – Rio Branco (AC) – (previsão outubro)
Evento com data a confirmar e demais informações em breve.
Expoartesanías 2025 – 5 a 18 de dezembro
Continuidade da participação brasileira na feira internacional. Demais informações serão divulgadas em breve.
Para aqueles que desejam saber mais sobre como exportar artesanatos, a ApexBrasil oferece também o curso EAD "Aprendendo a Exportar Artesanato", que segue com inscrições abertas. Gratuito e online, o curso oferece orientações iniciais para quem deseja levar o artesanato brasileiro ao mercado internacional. Acesse aqui.
Além da Expoartesanias, em 2024, o artesanato também foi destaque em uma das rodadas do Programa Exporta Mais Brasil. A edição, realizada entre os dias 30 e 31 de outubro, em Campo Grande (MS), promoveu rodadas de negócios entre 26 artesãos de 10 estados brasileiros e compradores de seis países: Itália, França, Peru, Emirados Árabes, Irlanda e Estados Unidos e movimentou cerca de R$ 11,3 milhões em negócios imediatos e para os próximos 12 meses de acordo com estimativa dos participantes.
O Brasil segue valorizando o trabalho de milhares de mulheres artesãs, promovendo a diversidade cultural e ampliando oportunidades no comércio exterior. O sucesso da Expoartesanías 2024 é reflexo da força criativa e empreendedora do nosso artesanato — e 2025 promete ainda mais.