CINEMA DO BRASIL DIVULGA BALANÇO GERAL DA DELEGAÇÃO BRASILEIRA NO FESTIVAL DE CANNES 2024

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delegação contou com 68 empresas e 90 profissionais, entre produtoras, distribuidoras, agentes de vendas e festivais, de 10 Estados diferentes das 5 regiões do Brasil 

Criado e gerido pelo SIAESP - Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo em 2006, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o CINEMA DO BRASIL é o Programa de Promoção e Internacionalização do Cinema Nacional que tem como objetivos incentivar a participação de produtores e distribuidores brasileiros nos mercados internacionais, estimular o networking e promover os filmes brasileiros nos festivais internacionais. O programa conta hoje com 94 empresas associadas, entre produtoras, distribuidoras e festivais 

Em maio deste ano, o Cinema do Brasil participou do Festival de Cannes com um estande físico representando a delegação brasileira e promovendo uma série de eventos, bate-papos e visitas estratégicas. Confira abaixo os resultados da participação do Cinema do Brasil e dos profissionais brasileiros associados ao programa no Marché du Film (MDF), realizado entre 14 e 22 de maio. 

A delegação brasileira contou com 68 empresas e 90 profissionais, entre produtoras, distribuidoras, agentes de vendas e festivais, de 10 Estados diferentes das 5 regiões do Brasil. Dessas, 12 empresas do Estado de São Paulo receberam apoio do Creative SP e 5 da Spcine. 

O estande do Cinema do Brasil serviu como ponto de encontro e celebração do cinema brasileiro, além de receber os profissionais brasileiros, organizar eventos diversos e divulgar filmes e projetos. O espaço foi utilizado pelos profissionais para reuniões, divulgação de seus filmes e projetos a serem comercializados no mercado, e participação na agenda de atividades programadas. 

A equipe do Cinema do Brasil fez contato com programadores de festivais, parceiros de instituições estrangeiras, agentes de vendas e distribuidores internacionais, em reuniões previamente agendadas. Foi organizada uma agenda para os profissionais brasileiros associados ao Cinema do Brasil; foram realizados  7 encontros de coprodução: Nouvelle Aquitaine (França), Catalunha, Portugal, Espanha, Uruguai, Colômbia, África do Sul; 6 encontros com festivais: Berlim, Rotterdan, Sundance, SWSW, Veneza, Ventana Sur; 3 encontros com Fundos Internacionais: Hubert Bals Fund, Aidex aux Cinema du Monde, French National Film Center. Além de 5 happy hours para networking, promovidos por Cinema do Brasil, Rio Filme, Spcine, InvestSP e Governo do Ceará. 

Foram promovidos 2 importantes bate papos no Estande do Cinema do Brasil durante o evento: Mulheres no Audiovisual, uma conversa com a participação de mulheres com ampla experiência no setor audiovisual: Ingrid Guimarães (atriz), Eva Pereira (produtora), Yael Steiner (produtora), Luiza Schelling (produtora) e Veronica Stumpfer (distribuidora), com mediação da jornalista Flavia Guerra. E o bate papo “Motel Destino: um filme, uma escola”, com Karim Ainouz, sobre a relação do filme Motel Destino, selecionado na competição oficial Cannes 2024, e políticas publicas culturais com a participação de Karim Ainouz (diretor), Bete Jaguaribe (Porto Iracema das Artes e Cena15), Tiago Santana (Secretaria da Cultura do Ceara) e Luciana Vieira (Assistente de direção). 

PRINCIPAIS RESULTADOS 

Com base em pesquisa respondida por 48 empresas participantes desta edição, foram realizadas um total de 1099 reuniões, com potenciais compradores, representantes de festivais, representantes de fundos, agentes de venda, distribuidores e exibidores. As reuniões foram realizadas com representantes de 53 países diferentes, sendo os mais frequentes: França, Alemanha, Espanha, Estados Unidos, Portugal, Argentina, Reino Unido, Itália e Canada. 

44% das empresas afirmaram que seus resultados foram totalmente atingidos, 52% que foram parcialmente atingidos e 4% que não foram atingidos. 

38% das empresas avaliaram a receptividade e o interesse dos profissionais pelos seus filmes e projetos como excelente, e 62% como boa. 

69% das empresas avaliaram os resultados obtidos nas reuniões como bons, 27% como excelentes e apenas 4% como ruins. 

O volume de negócios realizados durante o evento foi de USD 11 572 308,44, incluindo acordos de coprodução, venda e distribuição para outros países. A expectativa de geração de negócios nos próximos 12 meses, decorrentes dos contatos realizados no Marche du Film 2024, é de USD 61 946 037,67, incluindo acordos de coprodução, venda e distribuição para outros países. 

9 empresas fecharam contratos de coprodução, incluindo países como Índia, França, Irlanda, Dinamarca, Portugal, Espanha, Chile, Colômbia, Alemanha e Canadá. Outras 15 empresas afirmaram que avançaram em negociações de coproduções. 

18 países distribuirão filmes brasileiros pelo mundo, entre os quais: França, Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Grécia, Taiwan, Austrália, Nova Zelândia, Holanda, Áustria, Suíça, Bélgica, Luxemburgo, Portugal, Itália, Polônia, Romania e Bulgária. 

Por fim, 6 empresas afirmaram que seus filmes foram convidados para festivais internacionais. 

Confira alguns dos depoimentos de Produtoras participantes desta edição: 

“Foi uma boa edição do MDF 2024, a nossa base que é o Cinema do Brasil, nosso ponto de encontro dentro desse grande evento, fez um trabalho muito bom de aproximação com instituições, vendedores e produtores, atraindo para nosso estande o interesse internacional pelo nosso cinema Brasileiro. A continuidade desse trabalho nos dá uma sólida condição para que, nós produtoras, possamos adentrar ao mercado internacional, conquistando parceiros com interesse no nosso cinema Brasileiro". Sara Silveira, Dezenove Som e Imagem 

“Foi a nossa primeira vez no Marché du Film e consideramos um evento extremamente dinâmico, com inúmeras possibilidades de negócios para os produtores brasileiros”. Célia Catunda, Pinguim Content 

“O Marché du Film é o maior mercado de filmes no mundo, para a Manjericão a participação no mercado foi sempre frutífera e os acordos fechados acabaram em grandes parcerias nos projetos de filmes". Rafaella Costa, Manjericão Filmes 

A participação do Cinema do Brasil no Marché du Film do Festival de Cannes 2024 contou com a parceria da ApexBrasil, da InvestSP, através do CreativeSP - programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, da Spcine e da RioFilme. 

SOBRE A APEXBRASIL 

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. 

Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.  

A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país. 

SOBRE O SIAESP E O PROGRAMA CINEMA DO BRASIL  

O SIAESP – Sindicato da Indústria do Audiovisual do Estado de São Paulo, é filiado à FIESP e representa o segmento de produção nas áreas de publicidade, conteúdo para TV, cinema, games e infraestrutura. O Sindicato atua em defesa do setor em diferentes instâncias, mantendo a interlocução com os poderes executivo e legislativo. Ações que resultaram na aprovação da Lei 12.485 – que regulamentou a presença da produção nacional e independente na TV por assinatura, no incremento de recursos para o Fundo Setorial do Audiovisual, na garantia de editais junto à Secretaria de Estado da Cultura, na criação da SPCINE junto à Prefeitura de São Paulo, entre outras. 

Para potencializar o setor no mercado internacional, criou o programa Cinema do Brasil em parceria com a ApexBrasil, promovendo a participação de filmes brasileiros em festivais e apoiando ações comerciais em diversos países. Atualmente, o programa conta com 94 associados, entre empresas produtoras de filmes, distribuidoras, agentes de vendas e festivais de diferentes locais do Brasil. Nosso objetivo é ampliar a inserção internacional do cinema brasileiro, estimulando a coprodução e a distribuição de filmes em territórios estrangeiros, e ampliando as possibilidades de negócios para a indústria cinematográfica brasileira. Se você tem interesse em se associar, acesse https://www.cinemadobrasil.org.br/associe-se ou envie um email para info@cinemadobrasil.org.br 

 

Tema: Promoção Comercial
Mercado: América do Norte — Europa — América do Sul — África — Ásia (Exclusive Oriente Médio)
Setor de Exportação: Economia Criativa — Audiovisual — Cinema
Setor de Investimento: Não se aplica

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