Cafés especiais: ApexBrasil leva o melhor do café brasileiro para o mundo

Cafés especiais: ApexBrasil leva o melhor do café brasileiro para o mundo

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Neste ano, a Agência facilitou uma parceria com a China que prevê a compra de aproximadamente 120 mil toneladas de café brasileiro pela rede, no valor cerca de U$ 500 milhões

Com o meta de levar o melhor do café brasileiro para o mundo, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) promove uma série de projetos que incentivam pequenos, médios e grandes produtores de café a colocarem o produto na vitrine do mundo. A partir dos incentivos, o café tem conquistado espaço nos mercados da Polônia, Alemanha, Chile e China, trazendo um retorno de aproximadamente 500 milhões de dólares americanos nos próximos anos. 

A qualidade e aprimoramento dos grãos de café é o que abre caminhos para o mercado internacional, por isso, produtores do sul do estado de Minas Gerais tem dedicado cerca de 70% da plantação para cafés especiais, itens altamente valorizados por compradores estrangeiros. Com a alta demanda, o objetivo é de ampliar a produção para continuar competindo no exterior. É o caso deste produtor. Confira aqui.

Saiba mais sobre o café brasileiro 

A bebida é uma das mais importantes receitas da culinária brasileira. Para além do que é servido na mesa, os grãos de café do Brasil também representam, desde o século XIX, o produto mais exportado do mundo. 

Em 2022, diante da alta dos cafés especiais, foram 8,5 bilhões de dólares arrecadados pelo caminho da exportação, um resultado impulsionado pelos projetos setoriais que a Agência tem realizado em parceria com a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), o Brazil. The Coffee Nation, e com a Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (ABICS), o Brazilian Instant Coffee, como feiras que atraem visitantes, rodadas de negócio e missões comerciais fora do país,

Estes eventos têm como objetivo promover a imagem do Brasil e trabalhar a atração de investimentos, abrindo caminho para a exportação. Segundo Jorge Viana, presidente da ApexBrasil, "o objetivo é colocar os compradores frente a frente com empresas locais para que isso ajude a mudar o fluxo de comércio exterior no Brasil". 

Negócio da China

Neste ano, durante visita à China, o vice-presidente da república Geraldo Alckmin assinou acordos para promoção do café brasileiro na Luckin Coffee, a maior rede de cafeterias da China, para criação de hub de inovação em Xangai. A rede, que foi convidada pela ApexBrasil para participar do Exporta Mais Brasil em Cacoal, se comprometeu a comprar 120 mil toneladas de café brasileiro, no valor aproximado de 500 milhões de dólares americanos.

Os próximos passos incluem promover, qualificar, apoiar e potencializar as pequenas empresas produtoras de cafés especiais para conquistarem cada vez mais o paladar e o espaço no comércio internacional com um produto de excelência.

Sobre a ApexBrasil

A ApexBrasil atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos, apoiando atualmente cerca de 15 mil empresas em aproximadamente 90 setores da economia brasileira. Entre 2019 e 2022, a Agência atendeu mais de 800 investidores e mais de 120 projetos, no valor de US$ 28,4 bilhões em investimentos anunciados no Brasil. 

Tema: Atração de Investimentos Estrangeiros
Mercado: América do Sul
Setor de Exportação: Alimentos, Bebidas e Agronegócios
Setor de Investimento: Outros
Setor de serviços:
Idioma de Publicação: Português

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: