ApexBrasil e BID lançam programa para destacar o Brasil como destino de investimentos estrangeiros

04/04/2025
Investimentos

Por: Comunicação ApexBrasil

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
ApexBrasil e BID lançam programa para destacar o Brasil como destino de investimentos estrangeiros
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Programa Investe Mais Estados tem a meta de democratizar investimentos internacionais e atrair recursos para promover soluções sustentáveis

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) lançaram, nesta sexta-feira (4), em Brasília-DF, um novo programa voltado para diversificar o destino de investimentos estrangeiros no Brasil. Chamado Investe Mais Estados, o programa tem como objetivo preparar os estados brasileiros para atrair recursos para projetos com foco em soluções sustentáveis. A ideia é aproveitar o momento geopolítico atual para tornar o país ainda mais atrativo para investidores internacionais.

O evento de lançamento teve a participação do presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, do ministro da Integração Nacional e Desenvolvimento Regional (MDR), Waldez Góes, e do especialista líder em Comércio e Investimento do BID, Leonardo Lahud. Participaram também a secretária-executiva da Câmara de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (COMEX/MDIC), Marcela Carvalho, e o secretário-executivo do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste), Carlos Eduardo Gabas. O evento contou ainda com a presença de dezenas de representantes de governos estaduais e de agências locais de atração de investimentos.

Segundo o Banco Central, o Brasil foi, no ano passado, o segundo maior destino de Investimento Estrangeiro Direto (IED), com saldo de US$ 71,1 bilhões - um crescimento de 13,8% em relação a 2023. Entretanto, do total de receitas brutas geradas por empresas estrangeiras instaladas no país, cerca de 80% se concentraram nas regiões Sul e Sudeste. Apesar de terem um grande potencial de geração de energias renováveis e bioeconomia, as regiões Norte e Nordeste corresponderam a apenas 10% desse total - o que motivou a ApexBrasil e o BID a promoverem um programa com olhar direcionado à democratização desses investimentos.

Para alavancar, portanto, a participação de todas as regiões do Brasil na atração de investimentos estrangeiros, o programa vai promover uma série de ações como: visitas de potenciais investidores a regiões diversas do país; análise da atração regional de investimentos externos; mapeamento de oportunidades; orientação sobre estruturação de projetos; busca de financiadores; entre outras.

Abertura do lançamento do programa Investe Mais Estados

Segundo o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, o atual momento geopolítico abre uma oportunidade para atrair ainda mais investimentos para o país. “Temos que aproveitar esse momento que o Brasil vive para receber mais investimentos, gerar mais emprego e promover desenvolvimento”, disse Viana. “Os investimentos estrangeiros precisam ter um endereço, um estado ou um munícipio. O que estamos fazendo é nos somando aos estados porque é lá que vai acontecer os eventos. Com essa agenda nova que o mundo vive, que o Brasil vive, Norte, Nordeste e Centro-Oeste passam a ser endereços importantes. São oportunidades que estamos enxergando para o Brasil ficar mais igual, mais justo”, afirmou o presidente da ApexBrasil.

O ministro do MDR, Waldez Góes, considera que o Brasil está com uma agenda de investimentos cada vez mais robusta, onde a participação ativa de todos os estados é estratégica: “Os investimentos no Brasil, no setor público, estão cada vez mais crescentes. Preparar a comunidade local, que logicamente passa pelos municípios, estados e empreendedores deste novo ambiente que o Brasil construiu, é fundamental”, disse Waldez Góes, elogiando a proposta do programa. "E essa preparação vai despertar muitas oportunidades. Se você tem um ambiente seguro juridicamente e politicamente, nas relações construídas de planejamento, obviamente que vem o capital externo e investe.”, concluiu o ministro.

Para Leonardo Lahud, o foco da parceria com a ApexBrasil é mostrar aos investidores as oportunidades em cada estado e envolver a iniciativa privada nesse processo. “Essa agenda é a de democratização da atração de investimentos, é isso que estamos buscando. O programa Investe Mais Estados potencializa isso.  Apresentamos ao investidor o que temos de melhor e as oportunidades que estarão nesse portfólio de projetos dos estados”, disse o representante do BID.

Por sua vez, a gerente de Investimentos da ApexBrasil, Helena Brandão, destacou o ganho de importância que o Brasil experimenta em mercados estratégicos com o atual momento global. “Estamos em um momento geopolítico interessante, temos energia limpa, temos os principais minerais estratégicos, temos o nosso agro. Estamos em uma grande oportunidade para a atração de investimentos. Europa e Ásia estão olhando muito para o Brasil. A Ideia desse programa é transformar nossos projetos em realidade e anunciar investimentos”, afirmou Helena.  Ela explica que o programa tem um pilar de capacitação, de melhorar a capacidade dos estados em atrair investimentos, e um pilar de promoção desses projetos. “Queremos transformar os projetos em anúncios de investimentos. É um programa que leva os projetos para investidores estrangeiros e busca interessados nas oportunidades do Brasil”, concluiu.

Em seu discurso, a secretária-executiva da CAMEX/MDIC, Marcela Carvalho, pontuou que o Investe Mais Estados é parte da estratégia do Governo Federal para atração de investimentos com a parceria dos estados. Ela também frisou que o governo, em colaboração com o BID, lançou recentemente uma linha de investimento para os estados com foco em produtividade, inovação e desenvolvimento regional.

Em nome do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas ponderou que o programa será um instrumento para combater as desigualdades regionais históricas, que afetam principalmente o Norte e o Nordeste do país. Para ele, a ApexBrasil tem participação decisiva para reduzir as diferenças entre as regiões ao fazer a conexão com investidores estrangeiros visando trazer mais recursos para variados setores.

 

Guia de Atração de Investimentos Estrangeiros

Além do lançamento oficial do programa com a presença das autoridades, o evento contou com uma agenda voltada para a capacitação dos representantes estaduais e das agências de atração de investimentos dos estados sobre os benefícios de participar do programa e como fazê-lo.

Um dos destaques foi o lançamento do "Guia de Atração de Investimentos Estrangeiros: Estruturando Agências de Promoção de Investimentos em Estados e Municípios". A publicação visa contribuir com conceitos que ajudarão os estados e municípios na estruturação de equipes e órgãos com a competência de atrair investimentos estrangeiros. 

Além disso, os presentes tiveram ainda oportunidade de participar de uma masterclass exclusiva sobre o tema de Atração de Investimentos Subnacionais. Entre os facilitadores deste momento estavam Lívia Carbonell, coordenadora de Investimentos da ApexBrasil; Igor Celeste, gerente Regional da Agência; Gustavo Ribeiro, gerente de Inteligência de Mercado da Agência; além de Javier Casademunt, consultor do BID.

 

 

  

 

Tema: Atração de Investimentos Estrangeiros
Mercado: Não se aplica
Setor de Exportação: Não se aplica
Setor de Investimento: Energias renováveis — Infraestrutura
Setor de serviços:

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: