ApexBrasil e ABF renovam parceria para a internacionalização das franquias brasileiras

09/02/2024
Notícias da Indústria e Serviços
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
ApexBrasil e ABF renovam parceria para a internacionalização das franquias brasileiras

Descrição da imagem: foto. montagem com duas fotos, uma em cima da outra. Um homem de terno assina um documento em uma mesa enquanto três outros homens de terno observam. Embaixo, os quatro homens de terno posam sorrindo.

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Convênio do projeto Franchising Brasil vai aportar cerca de R$ 3,8 milhões para ações de internacionalização das redes brasileiras de franquias no biênio 2024-2026. A renovação foi assinada nesta quinta-feira (8), em São Paulo, durante evento do setor  

 

Cerca de R$ 3,8 milhões para promover o modelo de negócios das franquias brasileiras nos principais mercados internacionais. Buscando garantir esse investimento no setor, foi assinada, nesta quinta-feira (8), a renovação do projeto Franchising Brasil, uma parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Associação Brasileira de Franchising (ABF).   

A assinatura aconteceu no âmbito do evento Pós-NRF 2024, em São Paulo, organizado pela ABF. O encontro compartilhou, com o público brasileiro, tendências e insights apresentados em janeiro durante a National Retail Federation Big Show 2024, a principal feira de Varejo & Consumo do mundo, em Nova York. Além disso, franqueadas do Brasil contaram experiências bem-sucedidas de internacionalização de suas marcas.  

Entre os presentes, estavam o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, e o diretor de Gestão Corporativa da Agência, Floriano Pesaro, além do presidente da ABF, Tom Moreira Leite, e do gestor da Unidade de Competitividade do Sebrae Nacional, Ivan Hussn. Gestores das principais redes de franquias do país também compareceram à Pós-NRF 2024.  

 “O franchising alimenta a economia brasileira e gera empregos, renda e qualificação profissional no país. Não é fácil alcançar o crescimento que o setor tem apurado. Esse é o resultado de um trabalho consistente, com capilaridade. Esperamos ver em 2024 mais um crescimento do setor na casa de dois dígitos e muito estímulo para que mais franquias sejam abertas em todo o Brasil, impulsando as exportações brasileiras”, disse o presidente Jorge Viana, na ocasião.  

No próximo biênio, o aporte financeiro do projeto Franchising Brasil buscará viabilizar iniciativas estruturantes e de comunicação, promoção e feiras internacionais, alinhadas com as diretrizes estratégicas da Agência. Entre elas, agendas ESG, inclusão e diversidade no franchising, além de atenção prioritária ao desenvolvimento internacional de franquias originárias do Norte e Nordeste.    

A meta é atingir 180 empresas apoiadas e ampliar para 1.190 o número de operações internacionais de marcas brasileiras apoiadas ao final de 2025, tendo Estados Unidos, Panamá, México, Chile, Colômbia, Paraguai, China e Emirados Árabes Unidos como mercados prioritários. 

 O mercado de franquias brasileiras 

De acordo com a ABF, em 2023 o mercado de franquias brasileiro faturou mais de R$ 240 bilhões, com crescimento de 13,8% em relação a 2022, e gerou cerca de 1,7 milhão de postos de trabalho. O segmento de alimentação (food service) apresentou o melhor desempenho da lista, seguido de saúde, beleza e bem-estar e de hotelaria e turismo.   

 Chilli Beans, Grupo Boticário, Localiza e Kumon Instituto de Educação são algumas das marcas brasileiras amplamente franqueadas no país e no exterior, com o apoio do projeto Franchising Brasil. Entre os principais mercados de operação das franquias do Brasil estão EUA, Portugal, Paraguai, Bolívia e Colômbia, seguidos por Chile, Uruguai, Mexico, Argentina e Espanha. 

Sobre o Franchising Brasil 

Em vigor desde 2005, o projeto Franchising Brasil visa apoiar a estratégia de internacionalização das redes brasileiras de franquias e sua promoção comercial nos principais mercados internacionais. A iniciativa é uma parceria entre a Associação Brasileira de Franchising (ABF) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Até 2023, foram apoiadas 178 marcas de franquias brasileiras em diferentes níveis de maturidade internacional e dos mais variados segmentos, incluindo moda, beleza e saúde, alimentação e serviços.  

Durante esse período, o projeto celebrou resultados consistentes, consolidando a internacionalização de franquias brasileiras. Em 2005, o Brasil possuía apenas 50 franquias internacionalizadas, ao passo que em 2022, esse número saltou para 213, o que representa um crescimento de 326%.    

 Sobre a ApexBrasil    

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira.

Tema: Promoção Comercial — Qualificação Empresarial — Inteligência — Atração de Investimentos Estrangeiros — Expansão Internacional
Mercado: América do Sul — América do Norte — América Central e Caribe — Oriente Médio — Eurásia
Setor de Exportação: Não se aplica
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços:
Idioma de Publicação: Português
Erro: