Reciclagem animal do Brasil avança para expandir sua presença no mercado
De olho na expansão internacional do setor de reciclagem animal, o Brazilian Renderers desembarcou na Costa Rica com uma missão clara: abrir caminhos, gerar conexões e apresentar ao mercado local a força da indústria brasileira. Realizado na última semana (04), o Business Connection Costa Rica reuniu empresas brasileiras e representantes da indústria costarriquenha em uma agenda estratégica de promoção comercial. A iniciativa é fruto da parceria entre a Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), com apoio da Embaixada do Brasil e do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).
O encontro reuniu empresas brasileiras interessadas em exportar ao país e importantes representantes da indústria local. A programação teve início com um café da manhã especial oferecido pela organização da REAM 2025, seguido de discursos institucionais do embaixador do Brasil na Costa Rica, Antonio Alves Junior, e da adida agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Priscila Moser, que compartilhou informações sobre a situação sanitária e o processo de habilitação para exportações ao país.
O evento incluiu ainda a exibição de um vídeo institucional sobre o projeto Brazilian Renderers e a apresentação formal das empresas brasileiras participantes: A&R Nutrição Animal, BRF Ingredientes, FASA by Darling, Friboi, Levo - Plusval, Minerva, Patense e K-Pro. Do lado costarriquenho, estiveram presentes representantes da Cargill, Cooperativa de Produtores de Leche Dos Pinos, Rackam SA, CMI Alimentos e Latin America Representative F-TKO.
O evento terminou com espaço aberto para perguntas e conversas diretas entre os participantes — uma oportunidade valiosa para trocar experiências, esclarecer dúvidas e fortalecer vínculos comerciais. Mais do que apresentar o potencial da indústria brasileira, o Business Connection Costa Rica mostrou que a reciclagem animal do Brasil tem voz, qualidade e ambição para ocupar novos espaços no mercado global.
Brazilian Renderers
Desde 2012, a ABRA e a ApexBrasil promovem em parceria o projeto Brazilian Renderers, com o objetivo de fomentar as exportações do setor de Reciclagem Animal — farinhas, gorduras, hemoderivados, palatabilizantes e proteínas hidrolisadas de origem animal. Por meio da participação em feiras, realização de workshops e outras ações especiais de promoção comercial, os projetos valorizam atributos da indústria da reciclagem animal e seus produtos — como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção — e valorizam as marcas internacionais dos produtos, fomentando novos negócios para os exportadores brasileiros. Informações sobre como fazer parte dos projetos setoriais podem ser obtidas pelo site brazilianrenderers.com.
Sobre a ABRA
A Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) é uma entidade que representa as indústrias do setor de reciclagem animal produtoras de farinhas, gorduras, hemoderivados, palatabilizantes e proteínas hidrolisadas de origem animal. É uma entidade sem fins lucrativos. Foi fundada em 2006 e trabalha para promover os seus associados, divulgar ações voltadas para o segmento, intermediar a relação com outras entidades e órgãos governamentais, além de fomentar a geração de negócios no mercado nacional e internacional. Para saber mais, acesse: abra.ind.br.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações direcionadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país. Para saber mais, acesse: apexbrasil.com.br.