O Projeto no setor de plásticos transformados é uma parceria entre a ApexBrasil e INP
Por: Instituto Nacional do Plástico (INP)
O Think Plastic Brazil, portfólio de soluções para o setor de produtos transformados em plástico no processo de internacionalização para os mercados-alvos, realizado por meio de uma parceria entre a ApexBrasil e o INP (Instituto Nacional do Plástico), esteve presente na cerimônia de assinatura de convênios ApexBrasil, que aconteceu no Palácio do Planalto, representado por Carlos Moreira, diretor-executivo do INP e de projetos do Think Plastic Brazil.
O evento teve a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; do vice-presidente, Geraldo Alckmin; do ministro da Fazenda, Fernando Haddad; do presidente da ApexBrasil, Jorge Viana; do presidente do Sebrae, Décio Lima e do Diretor Executivo do INP e de projetos do Think Plastic Brazil, Carlos Moreira. Entre os presentes, também estiveram Márcio Sanitá Azevedo (Braskem), Núbia Batista (Braskem) e Estefane Teixeira (Teixeira Têxtil).
“Encontros como este são essenciais para demonstrar como o setor de transformados plásticos está alinhado para contribuir com a competitividade global do Brasil, além de evidenciar sua força e os excelentes resultados alcançados dentro destes quase 22 anos”, afirma Carlos Moreira. Ainda de acordo com ele, encontros estratégicos aliados ao trabalho de promoção de imagem realizado pelo portfólio trarão novidades importantes para o setor de plásticos transformados no Brasil.
SOBRE OS INVESTIMENTOS
O evento marcou a assinatura de 20 convênios entre a ApexBrasil e instituições parceiras, com foco na internacionalização de setores estratégicos e na atração de investimentos estrangeiros. O Instituto Nacional do Plástico foi uma das instituições signatárias. Além disso, os convênios têm a previsão de gerar R$ 280 bilhões em exportações e negócios internacionais até 2027, com destaque para um novo programa voltado aos pequenos negócios, em parceria com o SEBRAE.
Do total a ser investido nas ações de promoção internacional de empresas brasileiras e de atração dos investimentos estrangeiros, 53,6% (R$ 287 milhões) serão aportados pelo governo federal, por meio da ApexBrasil, e 46,4% (R$ 250 milhões) pelo setor privado, por meio das próprias entidades setoriais.
Os acordos têm a expectativa de gerar mais de R$ 281 bilhões em negócios internacionais, sendo R$ 256,5 bilhões em exportações e R$ 24,5 bilhões em investimentos estrangeiros a serem aplicados em projetos estratégicos do Brasil.
O Think Plastic Brazil assinou seu convênio com a ApexBrasil em 15 de janeiro de 2024, recebendo um aporte financeiro da Agência no valor de R$ 9.170.174,52. Em contrapartida, o Instituto Nacional do Plástico investiu o mesmo valor, totalizando R$ 18.340.349,04.
Sobre o Think Plastic Brazil
O Think Plastic Brazil começou suas atividades com 38 empresas e, ao longo dos últimos 20 anos, expandiu sua participação para mais de 220 empresas. Nesse período, o Portfólio promoveu 4.773 participações de empresas do setor em 240 projetos especificamente de Promoção Comercial, resultando em 64.366 reuniões. O impacto econômico foi significativo, com mais de US$ 1,247 bilhão em negócios gerados e um investimento total de US$ 12,338 milhões, alcançando um ROI impressionante de US$ 101,04 para cada dólar investido.
Para os interessados em se juntar ao Portfólio, entre em contato com Richard Assis pelo e-mail richard.assis@thinkplasticbrazil.com ou visite o site thinkplasticbrazil.com.
Sobre o INP
Fundado em 1989, o Instituto Nacional do Plástico (INP) surge em meio ao processo de globalização e da necessidade de tornar o mercado plástico mais competitivo internacionalmente. Sua força e representatividade se dão devido à união da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST), da Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM) e do Sindicato das Indústrias de Resinas Sintéticas no Estado de São Paulo (SIRESP).
O objetivo do INP, como entidade tecnológica setorial, é ser a vertente de toda a cadeia produtiva do plástico no Brasil. Para isso, a entidade mantém um extenso programa de qualificação da mão de obra, promove o acesso às mais modernas tecnologias, em especial às pequenas e médias empresas, e desenvolve Normas Técnicas para a fabricação de produtos com melhor qualidade.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.