Re+ 2023: ApexBrasil participa do maior evento de energias renováveis da América do Norte

Re+ 2023: ApexBrasil participa do maior evento de energias renováveis da América do Norte

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Entre os dias 11 e 14 de setembro, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), participou, na cidade de Las Vegas, Nevada, Estados Unidos, da RE+ 2023, com uma comitiva de empresários brasileiros ligados ao setor.

A feira e conferência é o maior e mais abrangente evento da América do Norte para a indústria de energias renováveis, reunindo cerca de 40.000 profissionais e 1.300 expositores, em seus quatro salões: Solar Power International, Energy Storage International, RE+ Power (voltado à energia eólica, hidrogênio e células de combustível) e RE+ Infrastructure (veículos elétricos e micro redes).

A ação brasileira ocorreu paralelamente à feira e contou com um seminário de sensibilização para as oportunidades do ecossistema brasileiro, que teve a participação da Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL, em painel com o tema “Brazilian Power Sector Energy Transition”. Além das apresentações de projetos de energia solar no mercado brasileiro para um grupo de investidores selecionados, a ação contou com workshop de qualificação para a internacionalização orientado aos empresários brasileiros; e visita técnica a um parque solar nas cercanias da cidade de Las Vegas.

O objetivo principal da iniciativa foi sensibilizar o público internacional para o potencial latente do mercado doméstico brasileiro e suas soluções tecnológicas voltadas para a descarbonização econômica, bem como atrair investimentos estrangeiros diretos para tais projetos no Brasil.

Na ocasião, a ABSOLAR, com apoio da Agência, assinou memorando de entendimento com sua contraparte norte-americana, a Solar Energy Industries Association - SEIA, o que permitirá que a participação brasileira nesta e em outras iniciativas no mercado dos Estados Unidos seja ainda mais significativa no futuro.

Oportunidades para o mercado brasileiro

Sabe-se que a matriz energética brasileira possui participação de 83% de fontes renováveis, com destaque para a contribuição da energia hidrelétrica (110GW), eólica (27GW), biomassa (17GW) e solar (10GW), segundo dados da ANEEL. Nos últimos cinco anos as concessões do Governo Federal foram determinantes no aumento de 3,3GW de capacidade instalada e início de operações de 125 novas plantas no Brasil das mais diversas fontes de geração de energia renovável.

Neste contexto, o Brasil tem grandes possibilidades de se tornar um líder global no movimento de transição energética, contribuindo para os objetivos do desenvolvimento sustentável assumidos anteriormente. Somente no campo da geração de energia solar, o mercado mundial deve gerar, em 2023, um adicional de 341GW, atingindo cerca de 3,5TW em 2027. A atividade foi responsável por atrair US$159,1 bilhões em investimentos para o Brasil nos últimos anos, reduzindo as emissões de CO2 na atmosfera em mais de 41 milhões de toneladas.

Atrás da China e dos Estados Unidos, o Brasil é o terceiro maior mercado global para energias renováveis. Estima-se que este mercado deve crescer nos Estados Unidos de 395GW em 2023 para 636,44GW em 2028, em um ritmo superior aos 10% ao ano. 

Tema: Promoção Comercial — Atração de Investimentos Estrangeiros — Expansão Internacional
Mercado: América do Norte
Setor de Exportação: Outros
Setor de Investimento: Energias renováveis
Setor de serviços: Não se aplica
Idioma de Publicação: Português

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: