Primeiros passos para entrar no mercado internacional é tema do podcast da ApexBrasil

Primeiros passos para entrar no mercado internacional é tema do podcast da ApexBrasil

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Edição do ApexPod fala sobre a importância da qualificação para exportação e indica o caminho mais seguro para iniciar vendas para o exterior. Após se preparar com a ApexBrasil, empresa de biocosméticos conta que passou a exportar para países como Holanda e Vietnã

Promover a internacionalização de empresas brasileiras e estimular vendas de produtos e serviços nacionais mundo afora é a especialidade da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) que dá uma importante dica para quem quer começar a exportar: a qualificação deve ser o primeiro passo para o empreendedor ou empreendedora que queira conquistar o mercado internacional. E entre os programas que a Agência oferece em apoio às empresas, o PEIEX - Programa de Qualificação para Exportação tem destaque. A capacitação para o mercado internacional é pauta do sétimo episódio do ApexPod, o podcast da ApexBrasil, que irá ao ar amanhã, sexta-feira (21), a partir das 9h, nos principais tocadores de áudio do Brasil.

Exemplos não faltam de quem saiu do zero e, com o apoio e expertise da ApexBrasil, alcançou o sonho de fazer negócios além das fronteiras nacionais. O caminho não é curto, nem rápido, mas é repleto de aprendizados e recompensas que transformam a maturidade de qualquer empreendedor ou empreendedora. É o caso da Sueli Hinze, proprietária Cheiro Brasil, empresa de biocosméticos. Entrevistada nesta edição do ApexPod, Sueli conta que há 15 anos revendia sabonetes em Joinville (SC) e que, de lá para cá, começou a produzir seus próprios cosméticos naturais e a evoluir os produtos. “Primeiro retirei os corantes e essências sintéticas, depois conheci novas matérias-primas orgânicas, criei novos cremes e comecei a aumentar as vendas”, relembra Sueli. Até que um dia, ela conheceu o PEIEX e então tudo mudou. “O PEIEX é um programa muito fofo. Foi com ele o começo de tudo”, analisa com carinho. “A gente aprendeu tudo, como negociar, os sites para consultar, embalagens, preços, e logo depois as vendas internacionais começaram”, explica.

Atualmente, ofertando mais de 60 itens para o rosto, corpo e cabelos, Sueli faz questão de lembrar que cada passo rumo ao exterior foi cuidadosamente planejado com o apoio da ApexBrasil. “Foi gradual. Passo a passo, mas de forma constante”, orienta. “A Europa compra da gente de olho fechado”, afirma, com a segurança de quem já atravessou o mundo. “Hoje, o maior contrato que a gente tem é com o Vietnã”, comemora.

O bê-á-bá da exportação

Ao longo do podcast, a gerente de Competitividade da ApexBrasil, Clarissa Furtado, é quem apresenta detalhes do PEIEX e o bê-á-bá das exportações. Antes de enumerar as etapas que auxiliam o empreendedor a dar os primeiros passos, ela enfatiza os benefícios econômico-financeiros de uma empresa que rompe as fronteiras nacionais e apresenta, ainda, outros pontos que diferenciam as empresas que só atuam no mercado interno daquelas que ganham o status “tipo exportação”.

“Ao serem expostas a uma concorrência internacional, as empresas aprimoram o produto e se tornam mais competitivas até dentro do Brasil. Ela vai ser exposta a produtos de alta qualidade, sofisticados, então terá que demonstrar ao mercado que tem qualidade. Isso muitas vezes exige melhoria do produto, dos processos, do design e até da gestão interna”, reforça Clarissa. “As empresas que exportam inovam mais, têm melhoria na marca e acabam empregando melhor, pagando melhores salários. São muitos impactos positivos”, analisa.

Para Clarissa, capacitação é a palavra-chave na hora de exportar e ela explica que o PEIEX é a porta de entrada para o mercado externo. “Por esse Programa, o empreendedor encontrará respostas às mais diversas dúvidas que surgem ao pensar em exportar”, afirma.

“Minha empresa está pronta? Para quais países eu devo iniciar a exportação? De que maneira eu vou chegar lá? Como devo negociar com empresários de outros países? Qual preço devo utilizar? Essas e outras questões são abordadas no PEIEX, que é realizado em todas as regiões do Brasil, de forma gratuita, por meio de parcerias entre a ApexBrasil e instituições de ensino. Ao longo do Programa, técnicos especializados em comércio exterior atuam de forma personalizada com cada empresa participante, auxiliando em todos os processos iniciais do preparo para atuar no comércio exterior.

Segundo Clarissa, uma das primeiras decisões que a empresa que quer exportar precisa tomar, por exemplo, é a definição do produto que será vendido para fora do país. “A empresa pode ter uma linha grande, mas deve definir em qual produto irá apostar”, explica. Em seguida, é preciso observar o registro do produto e o código dele no sistema internacional de nomenclaturas. Superada essa etapa, é hora de escolher o mercado apropriado. “Cada país tem características diferentes. É preciso conhecer as diferenças e adaptar o produto às exigências, para depois realizar o planejamento das ações, com a questão logística e o despacho de mercadorias”, frisa.

Após participar do PEIEX, as empresas continuam tendo o suporte da ApexBrasil e acesso aos diversos programas e projetos da Agência que abrem portas no exterior, como os projetos setoriais, feiras internacionais e programas como o Exporta Mais Brasil, Jornada Exportadora e muitos outros. Confira a carta de produtos da ApexBrasil.

Sobre o PEIEX

O PEIEX tem uma metodologia que pode ser aplicada a diferentes tipos de empresa, independentemente do setor ou do porte, mas há conteúdos distintos para cada segmento. O Programa é implementado em todas as regiões do país e oferecido de forma gratuita, por meio de parcerias da ApexBrasil com instituições de ensino (Universidades, Parques Tecnológicos ou Fundações de Amparo à Pesquisa) ou Federações de Indústria. Chamadas de entidades executoras do programa, elas são responsáveis pela aplicação da metodologia do PEIEX na qualificação de empresas.

Atualmente, o PEIEX tem mais de 4 mil empresas em processo de qualificação, em todo o Brasil, por meio de 30 convênios vigentes com entidades parceiras executoras do Programa.

Para ingressar no PEIEX, o empresário deve solicitar a visita de uma equipe técnica mais próxima enviando um e-mail para apexbrasil@apexbrasil.com.br. A empresa assinará um termo de adesão, por meio de assinatura eletrônica, e depois se dará início o atendimento dos especialistas. Ao final do atendimento, que dura aproximadamente 38 horas, a empresa recebe um plano de exportação para orientar a sua inserção internacional.

Sobre o Apexpod

Com o slogan “Na Apex você pode”, o Apexpod apresenta semanalmente novos episódios com histórias inspiradoras de empresárias e empresários brasileiros que, mesmo achando que era impossível, conquistaram o comércio exterior com o apoio da ApexBrasil. Cada episódio traz ainda informações relevantes sobre o universo da exportação com a participação de especialistas da ApexBrasil.

Acompanhe estes e os novos episódios a cada semana nas seguintes plataformas de áudio:

Spotify

YouTube

YouTube Music

Apple

Deezer

Amazon

Tema: Promoção Comercial — Qualificação Empresarial
Mercado: América do Sul — Ásia (Exclusive Oriente Médio) — Europa
Setor de Exportação: Não se aplica
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços:
Idioma de Publicação: Português

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: