Pequenos negócios de SC têm novo suporte para atuação no comércio exterior

Pequenos negócios de SC têm novo suporte para atuação no comércio exterior

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

União entre ApexBrasil e Sebrae oferece qualificação para empresários por meio do Programa de Qualificação para Exportação, o PEIEX. Assinatura da parceria ocorreu nesta segunda-feira (16), em Blumenau (SC)

As micro e pequenas empresas de Santa Catarina ganharam um incentivo a mais para aumentar a competitividade local e ampliar seus negócios para o mercado externo. Agora, os empresários vão contar com o respaldo do Sebrae Nacional e de Santa Catarina no Programa de Qualificação para Exportação, o PEIEX, uma iniciativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). A assinatura da parceria entre as instituições ocorreu nesta segunda-feira (16), em Blumenau (SC).

O objetivo da parceria é fomentar a participação das micro e pequenas empresas em transações internacionais, desmistificando a ideia de que internacionalizar uma empresa está ao alcance somente de grandes corporações. “Queremos unirmos forças para que o empresário catarinense, que já é referência em negociações e posicionamento de mercado, com um papel de destaque na economia nacional, possa dar um passo a mais na sua atuação internacional. Nosso papel é facilitar caminhos e oferecer mecanismos para que a prática exportadora seja uma realidade crescente em Santa Catarina”, comenta Jorge Viana, presidente da ApexBrasil.

“Essa pujança que Santa Catarina tem, que é o espírito do micro e do pequeno empreendedor, que é a grande maioria do processo econômico na nossa região e no nosso estado possa integrar o processo de exportação, dentro da economia globalizada. Minha cidade de Blumenau, por exemplo, é berço do empreendedorismo em Santa Catarina. Por isso, o Sebrae e a Apex estão lançando este programa, que terá investimentos das duas instituições, para que possamos levar a integração da economia internacional também para este segmento. O Sebrae tem o papel de atuar nas condições do ambiente de negócios e, também, aquilo que é imprescindível, permitindo que os pequenos possam participar das agendas internacional de interação econômica”, afirmou o presidente do Sebrae, Décio Lima.

Seminário

A assinatura da parceria entre as instituições vai proporcionar a entrada de 950 empresas no programa, nos próximos dois anos. A parceria foi oficializada durante um seminário realizado em Blumenau, com um encontro com lideranças, que abordou as oportunidades que o comércio exterior apresenta aos empreendedores catarinenses.

“Acreditamos na exportação como um vetor de desenvolvimento não só local, como estadual e nacional. Santa Catarina tem uma economia muito diversificada e com um potencial enorme para aproveitar todas as oportunidades que os mercados globais têm disponíveis. Para isso é preciso se adaptar, se qualificar conforme as demandas dos outros países”, esclarece Ana Repezza, diretora de negócios da ApexBrasil. 

O Seminário da Cultura Exportadora elucidou como será a operação do PEIEX em Santa Catarina, compartilhou as oportunidades e ferramentas que estão disponíveis para impulsionar a presença em outros países e promoveu uma mesa redonda, com cases de sucesso de micro e pequenas empresas que já trilham uma trajetória no mercado internacional. 

Segundo um levantamento do Sebrae, os pequenos negócios movimentaram cerca de R$ 3 bilhões de dólares em exportações em 2023. Hoje, quase 60% das exportações das MPEs são para as Américas - e Santa Catarina é o terceiro estado no ranking nacional de micro e pequenas empresas exportadoras de produtos e serviços. Dados da ApexBrasil indicam que ano passado 43,6% dos atendimentos foram para os empreendedores de pequenos negócios; a expectativa é que em 2024, o percentual deve ser maior do que 50%.

O Seminário da Cultura Exportadora contou com o apoio da Universidade Regional de Blumenau (Furb) e da Associação Empresarial de Blumenau (Acib).

Tema: Qualificação Empresarial
Mercado: América do Sul
Setor de Exportação: Não se aplica
Setor de Investimento: Outros
Setor de serviços:
Idioma de Publicação: Português

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: