Belmont foi destaque em reportagem na publicação especializada da JNA Publications
A Belmont, uma das empresas participantes do projeto Precious Brazil, uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM) em parceria com a ApexBrasil, que visa promover empresas brasileiras no exterior, foi tema de uma matéria na edição de 2025 da revista Gems World, uma publicação da renomada JNA Publications.
Reconhecida como uma das principais referências do setor, a JNA é uma revista bilíngue (inglês e chinês) voltada para o mercado B2B, oferecendo informações relevantes e aprofundadas sobre a indústria global de gemas e joias.
A reportagem, intitulada "Belmont carving a brilliant future for Brazilian emeralds" (Belmont esculpindo um futuro brilhante para as esmeraldas brasileiras), destaca o papel da Belmont como líder na produção de esmeraldas e sua visão estratégica para fortalecer o posicionamento das gemas brasileiras no mercado de luxo internacional.
Qualidade, sustentabilidade e inovação como pilares
A melhoria na qualidade das esmeraldas brasileiras está transformando sua percepção global, aumentando sua atratividade e seus preços"
Marcelo Ribeiro, presidente da Belmont Group
O presidente da Belmont Group, Marcelo Ribeiro, ressaltou que 2024 foi um ano promissor para as esmeraldas, com a demanda global crescendo devido à valorização de materiais raros e de alta qualidade. Ribeiro enfatizou que a aposta em qualidade ao invés de volume tem sido um diferencial essencial para a empresa.
Outro ponto de destaque na matéria é o foco da Belmont em práticas sustentáveis e mineração responsável, alinhadas à crescente preferência dos consumidores por gemas éticas e rastreáveis. Estados Unidos, Europa e Índia despontam como os principais mercados para as esmeraldas brasileiras, com a Índia se destacando pelo aumento na demanda por itens de luxo exclusivos.
Inovação e novos horizontes em 2025
Segundo a publicação, a Belmont continuará investindo em tecnologias avançadas de mineração para garantir a eficiência, estabilidade na produção e a máxima qualidade de suas esmeraldas. A reportagem também menciona a crescente busca por pedras de cor como alternativa aos diamantes, evidenciando o papel das esmeraldas na criação de joias únicas e sofisticadas.
Ribeiro destacou ainda que, apesar dos desafios econômicos globais, há otimismo quanto ao futuro. Com possíveis reduções nas taxas de juros nos EUA e a
recuperação econômica global, a expectativa é de um aumento no interesse por commodities de alta qualidade, como as esmeraldas brasileiras.
A participação da Belmont no projeto Precious Brazil reforça a posição do Brasil como um player estratégico na indústria de gemas e joias. A matéria da Gems World não apenas enaltece a excelência da Belmont, mas também coloca as esmeraldas brasileiras em evidência no cenário global.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
Sobre o IBGM
O Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos é uma entidade nacional, de direito privado, sem fins lucrativos, fundada em 1977, com a missão de representar, mobilizar, integrar, desenvolver e promover todos os segmentos da Cadeia Produtiva de Gemas, Joias, Bijuterias e Relógios, harmonizando seus interesses e promovendo a transferência de conhecimento, a confiança e a apreciação de seus produtos pelos consumidores.
Sobre o Precious Brazil
O Projeto Setorial visa apoiar e promover as empresas brasileiras dos segmentos de pedras, bijuterias e joias brasileiras que queiram exportar seus produtos, sejam elas iniciantes, exportadoras e internacionalizadas. Conduzido pelo IBGM – Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos em parceria com a ApexBrasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – o projeto atende atualmente cerca de 160 empresas do setor.