Cinco empresas apoiadas pelo programa setorial participaram de uma das mais importantes feiras do setor têxtil na América Latina, entre os dias 21 e 23 de maio, em Buenos Aires, na Argentina.
A participação brasileira na Simatex 2024, uma das principais feiras do setor têxtil na América Latina gerou US$ 1,4 milhão em negócios realizados e previstos. A ação envolveu cinco empresas do projeto setorial de fomento à exportação Brazil Machinery Solutions (BMS), resultado de uma parceria entre a ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
Entre os dias 21 e 23 de maio, as empresas: Audaces; Castilho Máquinas Têxteis; Comelato Roncato; Inarmeg; e Socio Tec puderam apresentar seus lançamentos e produtos para visitantes de todo o continente. Ao todo, foram feitos 543 contatos durante os três dias de evento.
A iniciativa é parte do esforço do projeto BMS que visa fortalecer a imagem e a expertise das empresas brasileiras de máquinas e equipamentos agrícolas e ampliar oportunidades de negócios na Argentina, segundo maior importador de máquinas e equipamentos têxteis brasileiros, atrás da Alemanha. Em 2023, as exportações brasileiras de máquinas e equipamentos têxteis somaram US$ 62 milhões. No período, frente a 77 mercados, figurando como terceiro destino das exportações do segmento, a Argentina foi responsável por 10% desse montante, um fluxo de USD 6,3 milhões.
Patrícia Gomes, Diretora Executiva de Mercado Externo da ABIMAQ, analisa os resultados da participação brasileira na Simatex 2024. “O Projeto setorial Brasil Machinery Solutions (BMS) apoiou a presença de cinco empresas brasileiras em uma das principais feiras do setor têxtil na América Latina. Esta ação visa fortalecer a reputação e a tecnologia das empresas brasileiras de máquinas e equipamentos para o setor têxtil, além de expandir as oportunidades de negócios na Argentina e em toda a América Latina. As empresas participantes reconhecem a importância do mercado argentino, o segundo maior importador de máquinas e equipamentos do Brasil e o segundo maior importador de máquinas e equipamentos têxteis.”.
Conheça algumas das empresas e destaques em exposição:
Audaces: A Audaces é uma multinacional ítalo-brasileira reconhecida por suas inovações tecnológicas de ponta em diversas áreas do setor têxtil. Na Simatex, a companhia fez demonstrações de seu maquinário e soluções inovadoras, como o software para produção de moda Audaces 360, além dos óculos de inteligência artificial.
Castilho Máquinas Têxteis: A marca de Sorocaba (SP), fez divulgação de seu carro-chefe: a atadora de urdume Áquila. A máquina, de fabricação própria, está equipada com componentes de alta tecnologia, garantem rapidez e perfeição na emenda de fios.
Comelato Roncato: Desde 1958, a companhia desenvolve e produz maquinas de alta performance, da preparação à tecelagem de fios sintéticos, fibras naturais e tecidos técnicos. O estande da empresa contou com uma maquete de urdideira têxtil, além de amostras do sistema de controle de tensão.
Inarmeg: A Inarmeg marcou presença na Simatex apresentando vídeos de sua linha de máquinas para formação e costura automática de bainhas e etiquetas para diferentes produtos têxteis, desde toalhas até curativos cirúrgicos, entre outros, todas elas produzidas em seu parque fabril de 19 mil m², situado em Timbó (SC).
Socio Tec: Especializada em máquinas industriais de costura de bolsos, a Socio Tec fez demonstrações de sua unidade automática para dobrar bolsos e lapelas STBL, dotada de sistema pneumático que permite a dobradura em todos os lados com vapor próprio, proporcionando agilidade na produção e perfeição em todas as peças.
Maior feira têxtil da Argentina
Realizada anualmente em Buenos Aires, a Simatex (Feira Internacional de Máquinas Têxteis), é um dos principais eventos do setor têxtil na América Latina. O evento é uma demonstração da robustez do setor têxtil e de confecções no continente e é o ponto de encontro de fornecedores e profissionais da indústria têxtil e de vestuário da região. Conjuntamente à Simatex, acontecem outras duas feiras em simultâneo: a Emitex (Feira Internacional de Fornecedores para a Indústria de Confecções) e a Confemaq (Feira Internacional de Máquinas para Vestuário).
Sobre o Brazil Machinery Solutions
Fruto da parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), o Programa Brazil Machinery Solutions visa a promoção das exportações brasileiras de máquinas e equipamentos, assim como fortalecer a imagem do Brasil como fabricante de bens de capital mecânico com tecnologia e competitiva. O Programa BMS é composto por empresas fabricantes de máquinas e equipamentos de diversos setores, como o agrícola, têxtil, de mineração, plástico, embalagens, entre outros. Mais informações: www.brazilmachinery.com
Sobre a ABIMAQ
A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) foi fundada em 1937, com o objetivo de atuar em favor do fortalecimento da indústria nacional, mobilizando o setor, realizando ações junto às instâncias políticas e econômicas, estimulando o comércio e a cooperação internacionais e contribuindo para aprimorar seu desempenho em termos de tecnologia, capacitação de recursos humanos e modernização gerencial. Mais informações: www.abimaq.org.br
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.
Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para a atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos, visando o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país. Mais informações: www.apexbrasil.com.br
Informações para a Imprensa
Gabriel Rajão
gabriel@maestrices.com.br
+55 11 970 240 325
Vitor Lillo
vitor@maestrices.com.br
+55 11 998 270 808