Empreendedoras interessadas em exportar têm até o próximo dia 11 de agosto para concorrer às 70 vagas do programa de mentoria da ApexBrasil e MDIC que está mudando a vida de muitas mulheres pelo Brasil
Termina no próximo domingo, 11 de agosto, o prazo para inscrições da 3ª edição do Elas Exportam, programa de mentoria da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) que tem como objetivo capacitar e ampliar a presença feminina no mercado internacional. A iniciativa conecta empreendedoras experientes em comércio exterior - as mentoras -, a mulheres que estão iniciando sua jornada exportadora – as mentoradas -, e assim propicia a entrada de mais empresas lideradas por mulheres no comércio internacional. Após o sucesso das duas primeiras edições do programa – que trabalharam com 50 duplas de mentoras e mentoradas - desta vez, a 3ª edição vai conectar 70 duplas de empreendedoras. As inscrições podem ser feitas aqui.
“Iniciar a terceira edição é, sem dúvida, ampliar o alcance de um programa que já trouxe conquistas, aprendizados e conexões para dezenas de lideranças femininas e certamente trará ainda mais”, destaca a gerente de Competitividade da ApexBrasil, Clarissa Furtado. Ela explica que o programa promove a troca de conhecimentos e experiências práticas, além de estimular a criação de redes de apoio entre as participantes. "É uma oportunidade muito significativa para as empresas entrarem no mercado internacional de uma forma mais simples e mais direta”, reforça.
Segundo estudo da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do MDIC, apenas 14% das empresas exportadoras brasileiras têm mulheres na liderança nos quadros societários. A iniciativa busca, portanto, mudar este cenário, como destaca a secretária de Comércio Exterior do MDIC, Tatiana Prazeres. “O programa Elas Exportam contribuirá para incentivar a presença feminina no comércio exterior”.
Antes e depois do programa
Para encarar o desafio de ser empresária, mãe e atuar em todo o processo da jornada da exportação, a proprietária da startup de cosméticos Ecobotica Natural Beauty, Paula Zavareze, participou da 2ª edição do Elas Exportam e já se prepara para colher os frutos desta empreitada. "Estou hoje, com toda certeza, dez vezes mais capacitada do que eu estava antes", afirmou. Foi a primeira vez que Paula, que já passou por 12 mentorias ao longo de sua trajetória profissional, teve uma mulher como mentora. Ela foi recebeu mentoria da empresária Camila Correa, que possui mais de 20 anos de experiência em comércio exterior. Otimista com os próximos passos, Paula define o programa como uma “aceleração” capaz de potencializar o alcance do seu negócio no mercado internacional, que é tão competitivo.
“É um resultado de crescimento em conjunto”, comemora Camila Correia, mentora na segunda edição do programa. Ao se inscrever, ela não imaginava o quanto sua atuação seria importante para inspirar outras lideranças femininas. “Saí bastante realizada, principalmente por ter tido a oportunidade de inspirar outras mulheres com a minha experiência profissional e pessoal e mostrar que, mesmo com desafios, é possível alcançar seus objetivos”. Ela destaca que, além, de todo o aprendizado, as participantes têm a chance de fazer conexões com mulheres inspiradoras e poderosíssimas. Ela deixa um convite para quem ainda tem dúvida se deve participar da 3ª edição do Programa Elas Exportam. “Se você, mulher, tem interesse em exportar ou ser mentora, aproveite essa oportunidade. Vale muito a pena!”
Saiba os critérios para participar da seleção:
Quem pode se candidatar:
Para se candidatar como mentora, é necessário:
1. ser empreendedora ou líder empresarial, com capacidade de tomada de decisão;
2. atuar em empresa que exporta produtos ou serviços próprios;
3. atuar em empresa que tenha Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) ativo junto à Receita Federal do Brasil (RFB);
4. ter experiência comprovada em negócios internacionais e/ou comércio exterior e/ou gestão de empresas.
Para ser mentorada, a candidata deve:
1. ser empreendedora ou líder empresarial, com capacidade de tomada de decisão;
2. atuar em empresa que tenha produto ou serviço com potencial de exportação;
3. atuar em empresa “não exportadora” ou “exportadora iniciante”;
4. ter Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) ativo junto à Receita Federal do Brasil (RFB);
5. ter disponibilidade para participar das atividades do programa; e
6. não ter participado como mentorada em edições anteriores do Elas Exportam.
Sobre o Elas Exportam
O programa Elas Exportam, desenvolvido pela ApexBrasil e pelo MDIC, oferece mentorias individuais, oficinas e seminários, em ciclos semestrais, para auxiliar no desenvolvimento de competências e habilidades técnicas e socioemocionais necessárias à atividade exportadora. O programa está dentro das iniciativas do governo federal destinadas a promover ações voltadas à equidade de gênero, e é um dos destaques da Política Nacional da Cultura Exportadora e conta com benefícios alinhados à Estratégia Nacional de Propriedade Intelectual, como a parceria do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e da International Chamber of Commerce (ICC) Brazil para a realização de capacitação em propriedade intelectual. A iniciativa conta com o apoio do Banco do Brasil (BB), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
Serviço:
Inscrições para a 3ª edição do programa Elas Exportam
Inscrições: clique aqui
Prazo de inscrição: até 11 de agosto de 2024
Edital de convocação: clique aqui
Tema: Promoção Comercial — Qualificação Empresarial — Expansão Internacional