Missão Magreb: Brasil mira novas fronteiras comerciais na Argélia, confira dados sobre o país

14/04/2025
Notícias da Indústria e Serviços
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Mapa de Oportunidades revela quase 200 oportunidades de negócios e destaca ambiente favorável ao agronegócio e alimentos

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) segue comprometida com a diretriz do governo brasileiro de ampliar a cooperação com países africanos. Desta vez, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores, a Agência promove a Missão Magreb, que levará empresários brasileiros ao Marrocos, Tunísia e Argélia.

Paralelamente aos esforços de expansão e promoção comercial, o time de inteligência da ApexBrasil vem desenvolvendo estudos para aprofundar o conhecimento sobre os mercados africanos. Nos últimos meses, foram atualizados os Perfis de Comércio e Investimento da Nigéria, Gana, Costa do Marfim e Senegal. A edição mais recente aborda a Argélia — um dos destinos da missão empresarial prevista para o final do próximo mês — e traz dados sobre comércio exterior e oportunidades de negócios.

Em 2023, o Brasil foi a 5ª principal origem das importações argelinas. Já em 2024, nossas exportações chegaram a US$ 2,6 bilhões, alcançando 5,7% de participação das importações do país. Além disso, O Mapa de Oportunidades da ApexBrasil identificou quase 200 oportunidades para exportadores brasileiros. Os principais produtos exportados são açúcar, milho e soja, que juntos respondem por 70,8% da pauta brasileira. Como oportunidades, são destacados grupos de produtos como café não torrado, minério de ferro, amendoins, óleos vegetais e animais, além de peças e acessórios para máquinas de processamento de dados.

Desafios e oportunidades

A ApexBrasil mantém dois projetos setoriais com foco na Argélia, voltados aos setores de alimentos, bebidas e agronegócio, desenvolvidos em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Cana-de-Açúcar (ÚNICA) e a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

Embora o país ofereça um mercado receptivo e em expansão, o ambiente regulatório ainda apresenta desafios. A Argélia não é membro da Organização Mundial do Comércio (OMC), o que implica na ausência de notificações formais sobre barreiras técnicas (TBT), medidas sanitárias e fitossanitárias (SPS) e outras preocupações comerciais específicas. Isso pode gerar incertezas regulatórias e demandar atenção redobrada por parte das empresas exportadoras.

Investimentos

Entre 2014 e 2024, foram anunciados cinco investimentos greenfield com capital argelino no Brasil, totalizando US$ 328,4 milhões. Todos foram realizados pelo Grupo Cevital, que, entre 2015 e 2016, divulgou planos para a construção de plantas produtivas em Marabá (PA), voltadas à siderurgia, além de um centro logístico em Itaituba (PA).

Tema: Expansão Internacional
Mercado: América do Sul — África
Setor de Exportação: Não se aplica
Setor de Investimento: Venture Capital e Private Equity
Setor de serviços:
Idioma de Publicação: Português

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