Jornada Exportadora: com foco em e-commerce, próxima edição do programa da ApexBrasil levará 19 empresas do setor de moda para Miami

26/05/2025
Institucional
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Jornada Exportadora: com foco em e-commerce, próxima edição do programa da ApexBrasil levará 19 empresas do setor de moda para Miami

Descrição da imagem: Playful shopping cart with cardboard boxes on a notebook. Consumer society trend.

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Mercado norte-americano será foco da jornada que começa dia 2 de junho. Todas as empresas participantes são lideradas por mulheres e atuam no comércio eletrônico 

Na próxima semana, de 2 a 4 de junho, Miami será palco de mais uma edição do programa Jornada Exportadora da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Voltado para pequenas e médias empresas, o programa é dedicado a marcas que ainda não exportam, mas estão prontas para começar, ou àquelas que estão no início da sua jornada no mercado internacional. Desta vez, o foco será em empresas do setor de moda interessadas em expandir seus negócios via comércio eletrônico para o mercado norte-americano. Serão, ao todo, 19 empresas brasileiras interessadas em vender produtos como bolsas, roupas, biquinis, acessórios e calçados via e-commerce para os Estados Unidos. 

A experiência do Programa Jornada Exportadora é, para muitas dessas empresas, o primeiro passo delas no mercado internacional. É uma oportunidade muito única de aprender na prática como funciona o comércio exterior, conhecer o mercado-alvo de perto e fazer reuniões frente a frente com compradores. Esse contato direto gera confiança, abre portas e acelera o processo de internacionalização, especialmente para quem está começando”, explica a gerente de Competitividade da ApexBrasil, Clarissa Furtado. 

Todas as empresas participantes já foram capacitadas pelo Programas de Qualificação para Exportação (PEIEX) da ApexBrasil e são iniciantes no processo de exportação. Do total, oito são da região Nordeste, uma do Norte, três do Distrito Federal, quatro do Sudeste e quatro da região Sul. As 19 empresas que compõem a delegação têm liderança feminina, como resultado de ação inclusiva para apoiar as mulheres nos negócios internacionais 

O programa conta com o apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Nacional), que está fornecendo passagens aéreas e hospedagens para 15 das empresárias participantes. 

Para Raíssa Barbosa, sócia-diretora da Fils to, empresa de sportwear de Natal (RN), a expectativa de começar a vender para fora do país via e-commerce com o apoio da ApexBrasil está nas alturas. Toda nossa operação é focada nas vendas online. Vendemos super bem aqui no Nordeste e levar a empresa para outros canais digitais exportando vai ser muito bom, destaca. Fiz todo o treinamento do PEIEX para ser capacitada sobre todos os mecanismos e ferramentas para exportação e me sinto pronta para começar essa jornada, afirma. A Fils to é uma marca autoral de fitwear feminina que nasceu no Rio Grande do Norte em 2022. Temos o propósito muito claro de criar produtos que expressam a autenticidade de cada mulher, estimulando um estilo de vida ativo, explica a sócia-diretora. “É uma expectativa muito alta imaginar nossas peças em outro cenário, em novos mercados”, conclui Raíssa.     

O potencial do e-commerce 

O comércio eletrônico tem se consolidado como uma porta de entrada acessível e estratégica para que pequenas e médias empresas brasileiras alcancem o mercado internacional. Segundo dados da Euromonitor, em 2024, o e-commerce de bens no Brasil movimentou US$ 56,3 bilhões. Em transações internacionais, o país alcançou US$ 12,6 bilhões. Nos últimos cinco anos, o crescimento médio anual foi de 26,3% e a expectativa é que esse movimento siga em ascensão. De 2024 a 2029, a projeção é que o crescimento médio anual do e-commerce transfronteiriço do Brasil seja de 8,5%.   

O e-commerce deixou de ser apenas uma tendência para se consolidar como um vetor estratégico da economia digital e da competitividade internacional. O Brasil, com sua robusta base de consumidores e infraestrutura digital em expansão, tem potencial para protagonizar esse movimento global”, afirma a diretora de Negócios da ApexBrasil, Ana Paula Repezza  

China e Estados Unidos seguem na liderança global de e-commerce. Em 2024, os dois países responderam juntos por US$ 2,6 trilhões em transações online — o equivalente a 61,2% de todo o e-commerce mundial. Individualmente, a China foi responsável por 30,7% desse volume (US$ 145 bilhões), enquanto os Estados Unidos contribuíram com 30,5% (US$ 113,1 bilhões). 

SERVIÇO 

O que: Jornada Exportadora – E-commerce de moda para os Estados Unidos 

Onde: Miami – USA 

Quando: 2 a 4 de junho de 2025 

Tema: Expansão Internacional
Mercado: América do Sul — América do Norte — Estados Unidos — Brasil
Setor de Exportação: Outros
Setor de Investimento: Outros
Idioma de Publicação: Português

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