Agenda de novembro celebra a cultura afro-brasileira e institucionaliza grupos de afinidade na Agência
A Diretoria de Gestão Corporativa e o Grupo de Afinidade Racial da ApexBrasil, prepararam para este novembro uma agenda extensa com atividades de reflexão e valorização da cultura afro-brasileira que mobilizou os colaboradores da Agência. Uma dessas ações aconteceu na última sexta-feira (22), com a assinatura de Resolução da Diretoria Executiva (RD) institucionalizando os grupos de diversidade da Casa, além de mais uma edição do Programa Janela para o Mundo com a palestra: “Construindo Pontes: o papel da pessoa aliada no futuro da diversidade” do ativista Genesson Honorato.
Além do Presidente da ApexBrasil, Jorge Vianna, da diretora de Negócios, Ana Repezza e do diretor de Gestão Corporativa, Floriano Pesaro, a ação contou com a participação de Silvana Grangeiro, colaboradora da Agência e líder do Grupo de Afinidade Racial, da ministra de Promoção da Igualdade Racial, Anielle Franco e da secretária de Comércio Exterior do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Tatiana Prazeres.
"Ter um olhar cuidadoso para a diversidade nos torna seres humanos melhores. Quando cuidamos uns dos outros, evoluímos. É isso que estamos fazendo aqui: firmando esse compromisso, a partir de hoje", disse o presidente Jorge Viana na abertura.
Durante sua fala, Anielle Franco fez um desabafo reflexivo sobre as camadas destrutivas do racismo: "Mesmo possuindo três mestrados e falando inglês fluentemente, já tive que escutar: 'Você é jornalista formada, seu inglês é perfeito, mas não tem rosto de bancada. Por favor, retire-se.' Esse é apenas um exemplo de como o racismo é triste e cruel", declarou.
Na ocasião também foi apresentado o Prêmio de Inclusão e Diversidade Racial no Comércio Exterior, iniciativa da ApexBrasil em parceria com o MDIC, que visa valorizar empresas brasileiras lideradas por pessoas negras com potencial para serem exportadoras.
Grupos de diversidade ApexBrasil
Em abril, a ApexBrasil lançou a iniciativa “Janela para o Mundo”, idealizada pela Direção de Gestão Corporativa (DGC), por meio da Gerência de Recursos Humanos (GRH), a partir de uma provocação do presidente Jorge Viana no processo do Planejamento Estratégico 2024-27, que faz parte da nova política de ESG da Casa.
Também foram criados Grupos de Diversidade da ApexBrasil, com o objetivo de construir e manter espaços seguros de escuta, diálogo e ideias. São quatro grupos, que contam representantes:
- LGBTQUIA+
- Raça
- Neurodiversidade
- Gênero
Stefany Serra, da Coordenação de Comunicação, é membro do Grupo de Diversidade de Raça. Ela avalia a existência deste círculo como extremamente importante em uma instituição predominantemente branca. “O que começou como um espaço de acolhimento acabou se tornando algo maior. Percebemos que, ao nos unirmos, poderíamos criar um espaço de conscientização no ambiente de trabalho. Nosso objetivo é, daqui a alguns anos, encontrar uma ApexBrasil mais diversa em todos os sentidos, e não apenas no aspecto racial”, acrescenta.
Janelas para o mundo com Genesson Honorato
Um dos destaques da programação foi a palestra “Construindo Pontes: o papel da pessoa aliada no futuro da diversidade” do ativista Genesson Honorato. Além de ser um dos profissionais de Recursos Humanos mais influentes do Brasil, Genesson é palestrante TEDx, LinkedIn Top Voice e Psicólogo com MBA pela University Of Akron, nos Estados Unidos.
Na palestra, Honorato expôs sua trajetória de vida enquanto bolsista no curso de psicologia e trajetória de sucesso enquanto ativista, colunista, mentor, professor e palestrante. Ele também fez uma importante reflexão sobre a trajetória da pessoa negra no país e todos os direitos que lhes foram sistematicamente negados. Para Genesson, o Brasil, tem em seu povo sua maior riqueza, mas é necessário democratizar o acesso às oportunidades, principalmente para pessoas negras, historicamente marginalizada.