Participação do Brasil na segunda maior feira agro da Europa gerou US$ 4 milhões em negócios realizados e esperados.
Por: Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ)
A iniciativa que levou oito empresas nacionais para a EIMA 2024, realizada pelo projeto setorial de fomento à exportação Brazil Machinery Solutions (BMS), resultado de uma parceria entre a ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), gerou US$ 4 milhões de dólares em negócios realizados e esperados.
Entre os dias 6 e 10 de novembro, as empresas: Almeida Equipamentos e Cadioli (ambas representadas pela IBS Comex); Globus, Indústrias Colombo, J.Assy, Magnojet, São José Industrial e Vence Tudo apresentaram seus produtos e lançamentos para os mais de 300 mil visitantes, vindos de 80 países, que passaram pelo centro de exposições BolognaFiere.
Além do networking com técnicos e profissionais do setor agrícola, a participação brasileira também ampliou oportunidades de negócios no continente europeu. US$ 1,4 milhões em negócios foram realizados durante o evento, com a expectativa de outros US$ 2,6 milhões nos próximos 12 meses – resultados que destacam o potencial das empresas brasileiras no mercado internacional.
A EIMA é a segunda maior feira agro da Europa, e uma das maiores do mundo. Realizada bienalmente em Bolonha, importante centro do setor agrícola da Itália, o evento foi realizado em uma área total de 375 mil m² que recebeu cerca de 1700 expositores, vindos de 42 países. Mais de 60 mil modelos de equipamentos, máquinas e veículos estiveram em exposição.
Paulo Guerra, Gerente de Relações Institucionais e Promoção Comercial da ABIMAQ, analisa a relevância dos bons resultados obtidos pela participação brasileira na EIMA 2024. “Participar da EIMA, o segundo maior evento de tecnologia agrícola da Europa, é fundamental para reforçar a presença das empresas brasileiras no mercado internacional. Embora a participação de empresas italianas no Brasil seja bastante expressiva, é igualmente importante que as empresas brasileiras marquem presença aqui na Itália. Ao fortalecer essa troca, promovemos um apoio mútuo no desenvolvimento de tecnologias e consolidamos parcerias estratégicas entre os dois países, abrindo portas para novas oportunidades comerciais e avanços tecnológicos que beneficiam os dois países”.
Sobre o Brazil Machinery Solutions
Fruto da parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), o Programa Brazil Machinery Solutions visa a promoção das exportações brasileiras de máquinas e equipamentos, assim como fortalecer a imagem do Brasil como fabricante de bens de capital mecânico com tecnologia e competitiva. O Programa BMS é composto por empresas fabricantes de máquinas e equipamentos de diversos setores, como o agrícola, têxtil, de mineração, plástico, embalagens, entre outros. Mais informações: www.brazilmachinery.com
Sobre a ABIMAQ
A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) foi fundada em 1937, com o objetivo de atuar em favor do fortalecimento da indústria nacional, mobilizando o setor, realizando ações junto às instâncias políticas e econômicas, estimulando o comércio e a cooperação internacionais e contribuindo para aprimorar seu desempenho em termos de tecnologia, capacitação de recursos humanos e modernização gerencial. Mais informações: www.abimaq.org.br
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para a atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos, visando o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.