Couro do Brasil estará em feiras nos Estados Unidos e na Índia em breve

31/01/2025
Impulso das Exportações

Por: O Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB)

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
Couro do Brasil estará em feiras nos Estados Unidos e na Índia em breve

Descrição da imagem: A imagem mostra um estande em um evento de couro, com tecidos pendurados em tons metálicos e coloridos. Um homem de camisa azul cumprimenta uma mulher de vestido jeans. 

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Brazilian Leather leva o couro brasileiro participa de feiras internacionais em 2025

O calendário de participações do couro brasileiro em feiras no exterior em 2025 está prestes a começar. Em breve, curtumes brasileiros irão expor na Lineapelle New York (dias 29 e 30 de janeiro), em Nova york, e a India International Leather Fair (IILF, de 1 a 3 de fevereiro), em Chennai. As participações contam com o apoio do Brazilian Leather, projeto de incentivo às exportações desenvolvido pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

Fora da Ásia, a feira Lineapelle New York é a que concentra o maior número de expositores individuais de couro brasileiro, com 15 curtumes. Trata-se de um reflexo da importância dos norte-americanos para as exportações de couros do Brasil.

 

“Os Estados Unidos se mantêm como vice-líderes do nosso total de importações, atrás somente de China e Hong Kong. A Lineapelle New York é o espaço onde podemos mostrar todo o nosso potencial para as marcas globais que têm sedes ou escritórios na cidade, e onde as decisões sobre compras de materiais acontecem para suas indústrias em diversos países”

Letícia Luft, gerente do projeto Brazilian Leather

 

 Ela compartilha os números das importações de couros do Brasil pelos Estados Unidos em 2024: foram US$ 166,8 milhões, sendo mais de 98% em estágio acabado e semiacabado, com participação de 13,3% do total exportado pelo país.

Na sequência, na India International Leather Fair (IILF), as oportunidades são para couros em todos os estágios de curtimento, com o impulso de tendência de alta nas exportações do Brasil para esse país, que em 2024 cresceram 21,6%. Bianca Corrêa, da promoção comercial do Brazilian Leather, e que estará em Chennai com o grupo do país, aponta a tendência de descentralização da produção na Ásia como um ponto positivo da Índia no cenário mundial da manufatura, que tem se refletido especialmente no mercado calçadista (onde o consumo interno tem grande potencial, além das exportações). A índia é o 6º maior exportador de calçados do mundo em quantidade (257 milhões de pares em 2023) e o 12º maior em valores (US$ 2,2 bilhões anuais). Os calçados indianos em couro respondem por 45% do total de suas exportações em número de pares.

 

Sobre o Brazilian Leather

Projeto setorial de internacionalização do couro brasileiro, o Brazilian Leather é conduzido pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Várias são as estratégias de consolidação do produto nacional em mercados estrangeiros - incentivo à participação de curtumes nas principais feiras mundiais ligadas ao ramo e missões empresariais focadas ao estreitamento de relações entre fornecedores brasileiros e compradores de outros países são algumas delas. Mais informações em www.brazilianleather.com.br

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país. 

 

Sobre o CICB

O Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) é a entidade que representa as empresas que produzem couro no país. Desde 1957 – ano de sua fundação – o CICB busca o crescimento, a qualificação, o fortalecimento e a união do setor. O direcionador da organização é a sustentabilidade, por meio da qual a entidade atua em projetos de tecnologia e formação de novos profissionais, diálogo com entes governamentais, fazendo a interface das pautas da indústria com os poderes públicos, promoção comercial do couro e defesa de interesses, construção de reputação e promoção de imagem, qualificação técnica, de design e pesquisa e informação de mercado. Também atua com representação institucional, conexão e diálogo com a cadeia produtiva e realiza grupos de trabalho – Rastreabilidade e Comunicação – com associados em todo o país.

Tema: Expansão Internacional — Atração de Investimentos Estrangeiros
Mercado: Ásia (Exclusive Oriente Médio) — América do Norte
Setor de Exportação: Couros — Moda
Setor de Investimento: Não se aplica
Idioma de Publicação: Português

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: