De 10 a 14 de novembro: Brazil Sugarcane leva 26 empresas brasileiras para a Argentina

06/11/2025
Notícias do Agro

Por: Arranjo Produtivo Local do Álcool (Apla)

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De 10 a 14 de novembro: Brazil Sugarcane leva 26 empresas brasileiras para a Argentina

Descrição da imagem: Grupo com sete homens faz visita em usina, todos com capacete de segurança. Em primeiro plano, um homem de camisa azul escuro aponta mostrando algo aos demais do grupo.

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Missão técnica e comercial terá visitas em usinas nas regiões de Tucumán e Jujuy

O Projeto Brazil Sugarcane, uma parceria entre o Arranjo Produtivo Local do Álcool (Apla) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), participa de 10 a 14 de novembro da missão técnica comercial na Argentina.

Participam desta jornada 26 empresas brasileiras do setor sucroenergético que fazem parte do Projeto Brazil Sugarcane Bioenergy Solution.

A programação intensa terá visitas técnicas e comerciais em usinas e grupos açucareiros localizados nas regiões de Tucumán e Jujuy. “A Argentina é um parceiro comercial muito importante para o setor sucroenergético brasileiro. Nossa tecnologia contribui para a produção de açúcar, etanol, bioenergia e temos a oferecer ainda mais soluções inovadoras para as usinas fortalecendo a cooperação entre os dois países e ampliando as oportunidades de negócios e desenvolvimento sustentável na cadeia produtiva”, declarou a gerente do Projeto Brazil Sugarcane, Suy Machado.

A região de Tucumán onde serão visitadas seis usinas, destaca-se como uma das mais importantes regiões açucareiras do país. Em 2024, moeram mais de 17 milhões de toneladas de cana crua, um aumento de 11% em relação a 2023.O setor na região é considerado um dos pilares da economia da Argentina e gera cerca de 50 mil empregos diretos.

Um dos destaques para a região de Jujuy é o Grupo Ledesma que será visitado pelos fornecedores brasileiros. No Ledesma a diversificação de produtos é uma de suas características principais, além da produção de açúcar, álcool, o grupo inova com a fabricação de papel a partir do bagaço da cana.

Sobre o Projeto Brazil Sugarcane Bioenergy Solution

Desde 2007, o Projeto Brazil Sugarcane Bioenergy Solution – uma parceria entre o Apla e a ApexBrasil – agrega empresas e instituições públicas e privadas ligadas ao setor sucroenergético, cobrindo a cadeia agroindustrial da cana-de-açúcar desde o desenvolvimento de tecnologias industriais e agrícolas, fabricação de máquinas e equipamentos, ampliação de variedades de cana e prestação de serviços diversos, até a participação efetiva no desenvolvimento e estruturação de mercados.

Diversas ações são realizadas pelo Brazil Sugarcane, com destaque para o Projeto de Promoção Comercial de Exportações dos Equipamentos, Produtos e Serviços das Empresas do Setor Sucroenergético que, em parceria com a ApexBrasil, realiza rodadas de negócios em diversos países e participações em feiras, conferências e encontros com especialistas do setor. No âmbito do Projeto Comprador e Imagem, o Apla e a ApexBrasil promovem a recepção de potenciais compradores interessados no mercado sucroenergético brasileiro, com o objetivo de fomentar e expandir as oportunidades de comércio exterior.

As empresas brasileiras interessadas em integrar-se ao projeto setorial devem ser vinculadas ao setor sucroenergético e apresentar um portfólio de produtos, serviços ou soluções com potencial exportador. Entre em contato pelo www.portalapla.org.br.

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

Tema: Promoção Comercial
Mercado: América do Sul — Argentina
Setor de Exportação: Alimentos, Bebidas e Agronegócios
Setor de Investimento: Energias renováveis
Setor de serviços: Não se aplica
Idioma de Publicação: Português
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